1 / 14

Parágrafo Argumentativo

Parágrafo Argumentativo. Texto argumentativo. O texto argumentativo é aquele em que se defende um ponto de vista, uma tese . Leia estes textos:. Escritora muda obra de Machado de Assis para facilitar a leitura

Télécharger la présentation

Parágrafo Argumentativo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Parágrafo Argumentativo

  2. Texto argumentativo • O texto argumentativo é aquele em que se defende um ponto de vista, umatese. • Leia estes textos:

  3. Escritora muda obra de Machado de Assis para facilitar a leitura • "Entendo por que os jovens não gostam de Machado de Assis", diz a escritora Patrícia Secco. "Os livros dele têm cinco ou seis palavras que não entendem por frase. As construções são muito longas. Eu simplifico isso." Ela simplifica mesmo: Patrícia lançará em junho uma versão de "O Alienista", obra de Machado lançada em 1882, em que as frases estão mais diretas e palavras são trocadas por sinônimos mais comuns (um "sagacidade" virou "esperteza", por exemplo". • A mudança não fere o estilo do escritor mais celebrado do Brasil, diz Patrícia. "A ideia não é mudar o que ele disse, só tornar mais fácil." • E o plano inicial dela era descomplicar outros clássicos. A ideia nasceu em 2008, com aspirações maiores: "Montei um plano com um título de cada autor clássico para a gente tentar fazer uma versão."

  4. Seu projeto, que também previa versões de "O Cortiço" e de "Memórias de Um Sargento de Milícias", foi liberado pelo Ministério da Cultura para captar dinheiro com lei de incentivo, mas Secco só conseguiu patrocínio para dois títulos: "O Alienista" e "A Pata da Gazela", de José de Alencar, que sai junto. • A equipe que "descomplica" o texto é formada "por um monte de gente", diz a autora, entre eles a própria e dois jornalistas amigos. • A tiragem, de 600 mil exemplares, será distribuídas de graça pelo Instituto Brasil Leitor. O lançamento será em junho, e terá direito a um túnel construído com 60 mil livros no vale do Anhangabaú, centro da cidade.

  5. Dentro da linha de raciocínio da escritora Patrícia Secco, que propõe alterar a forma do texto de Machado de Assis a fim de garantir maior acesso ao conteúdo, que tal desgeometrizarmos "Guernica", de Pablo Picasso? Se a forma é sério entrave, passemos como rolo compressor por cima dela e a arte será apenas conteúdo. Machado e Picasso são artistas de primeira grandeza porque traduziram ideias e sensações em elaboradas formas. Cabe ao espectador compreendê-las para que a equação da arte se consolide.

  6. "Eu sou contrária", diz Noemi Jaffe, escritora e doutora em literatura brasileira. "Quando você adapta uma obra para adequá-la a um novo gênero, como uma HQ, tudo bem. Mas, no caso de O Alienista', o formato é o mesmo, mas a linguagem foi sequestrada. A literatura não é só conteúdo, é principalmente linguagem."

  7. A escritora Ruth Rocha, embora já tenha adaptado para o público infantil obras do porte de "Odisseia" e "Ilíada", considera Machado intocável. • "Em Odisseia' há muita aventura, as crianças gostam. Machado é muito profundo, não vejo como simplificar."

  8. Professor de literatura da UFRGS, Luís Augusto Fischer é "cem por cento" a favor das adaptações. Ele mesmo já adaptou "O Alienista" para uma série da editora L&PM voltada a jovem leitores. • "Essa grita me parece hipócrita, embora haja gente bem-intencionada. O lado hipócrita é de gente que talvez nem tenha lido muita coisa, mas que faz a pose de guardiã de uma suposta excelência."

  9. Esquema argumentativo • Assunto: Evolução do homem • Tema: O homem conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cerca? • Tese: Pode ser a resposta: • Não, o homem não conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cerca. • Sim, o homem conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cerca.

  10. Defesa da tese Suponhamos que a tese escolhida seja: O homem não conseguiu, à medida que tem evoluído, resolver os problemas que o cercam. Indague: Por quê? • Porque • Existem populações imersas em completa miséria. • A paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais. • O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

  11. Opção de estrutura

  12. Exemplo • Guerras, terrorismo, fome, violência, preconceito: no terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que o cercam.Isso acontece porque existem populações imersas em completa miséria ,a paz é interrompida frequentemente por conflitos internacionais  e, além do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico. Para mudar essa situação, é preciso levar a sério o combate à miséria e aos conflitos internacionais e respeitar o meio ambiente.

More Related