1 / 24

QUEM É O “ OUTRO ” EM JOÃO 14?

QUEM É O “ OUTRO ” EM JOÃO 14?. Um dos textos mais usado para defender a teoria do Espírito Santo como a terceira pessoa da Trindade é João 14:16, geralmente a explicação gira em torno da palavra Consolador (parákletos) isolando-a do seu contexto.

Télécharger la présentation

QUEM É O “ OUTRO ” EM JOÃO 14?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Um dos textos mais usado para defender a teoria do Espírito Santo como a terceira pessoa da Trindade é João 14:16, geralmente a explicação gira em torno da palavra Consolador (parákletos) isolando-a do seu contexto. Neste estudo iremos a princípio, analisa João 14:16 dentro do seu contexto imediato.

  2. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? • “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”, A palavra que foi traduzida do original Grego para Outro é (állos). Um outro literalmente, ou um outro no sentido figurado? Os trinitarianos a consideram como literal na tentativa de provar que o Consolador é o terceiro Ser da Divindade. Analisemos com atenção outros textos de João 14.

  3. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? • “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco,17 o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”.

  4. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? O verso 17 afirma que o Outro Consolador é o Espírito da verdade. Sabemos que literalmente a verdade não possui espírito, mas no sentido espiritual sim. Vejamos o conceito de verdade no verso 6. “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

  5. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? A palavra de Deus nos diz que Cristo é a verdade, sendo assim fica claro que o Consolador é o Espírito de Cristo, ou seja, o próprio Jesus atuando em Espírito e não um terceiro ser. Analisemos o restante do verso 17. 17 “o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”.

  6. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? No verso 17, temos os verbos conheceis, habita, estará, os dois primeiros: conheceis, habita, estão no tempo presente da época em que foi feita a promessa. E o terceiro: estará, se encontra no tempo futuro. Quando Jesus disse que o Consolador ou o Espírito da verdade que eles (discípulos) O conheciam e já estava habitando com eles, surge a seguinte pergunta: Como o Consolador habitava e era conhecido se estava sendo prometido para futuro? A resposta é simples, “Jesus” era quem habitava com eles, Ele estava falando de si mesmo e não de um outro ser literalmente, mas que Ele mesmo passaria não mais habitar com os discípulos em carne, mas quando Ele fosse para o Pai, seria glorificado e passaria habitar em vós, espiritualmente, de forma invisível, em espírito.

  7. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Leia as afirmações de Jesus abaixo: “não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.” Essa volta de Jesus não se refere a Sua segunda vinda nas nuvens e sim para habitar em nós. Veja esta afirmação no verso 23. 23 “Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nelemorada”.

  8. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Veja que Jesus não faz menção de nenhum outro ser habitando em nós depois de Sua partida ao céu, e sim, Ele e o Pai é que viria. O próprio contexto de João 14 Deixa claro que não existe um terceiro Ser compondo a Divindade e sim apenas dois. Veja as declarações de Jesus nos textos abaixo: Mat.28:20 “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

  9. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Mat.18:20 “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. O amigo perceberá que Jesus faz questão de declarar: Eu, estou, estarei,virei, etc. Ele próprio é o outroConsolador não em carne mas em Espírito, igual, da mesma forma e natureza do Pai que é o Deus de toda consolação. 2 Cor. 1:3,5 3 “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!”

  10. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? • “Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.” Passemos a analisar outros textos da bíblia sagrada para que Deus nos mostre Suas verdades. LUC. 2:11 “é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. Compare o texto acima com 2Cor. 3:17e 18 e responda: Quem é o Espírito Santo?

  11. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? O Senhor Jesus é o Espírito Santo. Observe que no final deste texto na bíblia de Jerusalém, Deus deixa claro que o Espírito Santo é a açãodo Senhor ,Ou seja, o próprio Jesus agindo em nós, e não uma terceira Pessoa. O que precisamos entender é que os termos: Espírito, espírito Santo, Espírito de Deus e Espírito de Cristo é uma referência a forma como Eles [Pai e Filho] atuam nos seres humanos. Pai e Filho compartilham do mesmo Espírito, Eles têm o mesmo poder de atuação. Em momento algum, a palavra de Deus menciona uma terceira pessoa pertencente à Divindade.

  12. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Quando lemos na bíblia o termo: Espírito Santo, a quem o autor está se referindo? Veja os textos a seguir. João 16:8 “Quando ele(Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:” Geralmente afirmamos que é a terceira pessoa da trindade que convence as pessoas do pecado, da justiça e do juízo. Leia a conversão de Saulo em Atos e responda as seguintes perguntas. • Quem foi que convenceu a Saulo do pecado que estava cometendo contra os discípulos? • Quem foi que convenceu a Saulo da injustiça que estava cometendo? • Quem convenceu a Saulo do juízo que viria sobre ele caso não se arrependesse?

  13. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Neste episódio, a luz não era um outro (a terceira pessoa da trindade) e sim o próprio Jesus, O qual é chama de Espírito como o Pai também é chamado. Vejamos Rom. 8:26. “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espíritointercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis”. Quando a Paulo diz que o Espírito Santo intercede, ele está se referindo a terceira pessoa da trindade? Ele mesmo responde: Rom. 8:34 “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.”

  14. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? 1 Tim. 2:5 “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,” A palavra de Deus não pode se contradizer, nestes versos está bem claro que não existe dois intercessores, mediadores e sim um apenas que é JESUS CRISTO. Para não ficar duvida, leiamos a confirmação de Paulo em Atos 16:6,7. “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.”

  15. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Deus no pentecostes enviou o Espírito Santo em comprimento de Sua promessa. Quem ou o que seria Esse espírito? Leia gálatas 4:6. “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” Paulo deixa claro que Deus enviou o Espírito de Seu Filho e não uma outra pessoa. O termo Espírito Santo na palavra de Deus são referências à atuação de Cristo Jesus nosso Senhor em continuação de Seu ministério de salvação. O termo Espírito Santo também é usado para descrever à atuação de Deus Pai em prol da raça humana.

  16. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Os que crêem na Trindade afirmam que o Espírito Santo é um Deus assim como o Pai e o Filho, e para isso usam o texto de Atos 5: 3, 4, que diz: “Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo... No texto acima, Pedro relata que Ananias havia mentido ao Espírito Santo. Observe que o texto não afirma em momento algum que Ele seja um terceiro Ser ou um Deus além do Pai e do Filho, no verso 4 Pedro esclarece a Ananias a quem ele estava se referindo como Espírito Santo, ao dizer: Não mentiste aos homens, mas a Deus”. O texto deixa claro que Pedro havia chamado Deus de Espírito Santo e não o terceiro Deus da trindade.

  17. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Uma outra ocasião em que vemos a atuação de Deus Pai como Espírito Santo encontra-se no fenômeno relatado em Mat. 1:20 onde diz: “porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo”. Se o Espírito Santo fosse realmente um terceiro ser e não Deus Pai atuando em Espírito no ventre de Maria, Jesus já não poderia ser chamado de “ Filho de Deus” e sim de um outro, todos nós sabemos que a bíblia diz claramente que Jesus é Filho do Deus Pai e não de outra pessoa. Veja mais um outro relato da atuação de Deus em Espírito. “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deusdescendo como pomba, vindo sobre ele.” O que temos aqui é uma dupla manifestação do próprio Deus Pai, visivelmente em Espírito na forma de pomba e através da voz e não de um outro ser. A serva do Senhor esclarece.

  18. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14?

  19. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? O Desejado de Todas as Nações. Pg.98 [111, 112] O Desejado de Todas as Nações. pg.101

  20. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? - Temperança pg.284, 285

  21. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Milhares de igrejas estão pregando a doutrina da trindade, uma unidade de três pessoas Divinas. Será que encontramos na bíblia algum texto que confirme tal doutrina? Leia 1João 5:7,8. Se este texto não fosse apócrifo seria perfeito para a comprovação da trindade, observe que a parte sublinhada está entre colchetes, leia a declaração feita pelo tradutor João Ferreira de Almeida.

  22. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Veja o mesmo texto em outras versões mais fidedignas aos originais, aonde não contem a parte adulterada. Bíblia de Jerusalém Nova Versão Internacional

  23. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? Qual a verdade revelada por Deus em Sua palavra para os fieis dos últimos dias para não serem enganados? João 10:30 “Eu e o Pai somos um”. Mat. 11:27 “Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim".

  24. QUEM É O “OUTRO” EM JOÃO 14? 1 João 1:3 “o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossacomunhão é com o Paie com seu Filho, Jesus Cristo”. João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”. Os textos acima nos mostram que: • A unidade existente é entre o Pai e o Filho somente. • Ninguém além do Pai conhece o filho. • Ninguém além do filho conhece o Pai. • Nós só poderemos ir ao Pai através unicamente do Filho. • A nossa comunhão não é com a trindade, e sim com o Pai e o Filho somente. • A nossa salvação não depende de conhecer três e sim dois, pai e Filho. Que a graça de Deus nos alcance e nos faça compreender Suas verdades reveladas na Bíblia.

More Related