1 / 53

Bernardett B. T :.

O PORQUE DE MEDITAR OS BENEFÍCIOS QUE A MEDITAÇÃO TRÁS A VOCÊ. Bernardett B. T :. O que é meditação ?. A meditação é uma forma de harmonização principalmente psicobioenergética a ajudar o indivíduo assim como o seu meio ambiente.

Télécharger la présentation

Bernardett B. T :.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O PORQUE DE MEDITAR OS BENEFÍCIOS QUE A MEDITAÇÃO TRÁS A VOCÊ Bernardett B. T :.

  2. O que é meditação ? A meditação é uma forma de harmonização principalmente psicobioenergética a ajudar o indivíduo assim como o seu meio ambiente. Mais do que harmonizar o corpo, a mente e o sistema emocional, ela auxilia na própria auto-descoberta do Eu interior e consequentemente, seu estar. Vale dizer que, de acordo com os neurocientistas, nossa vida é controlada 5% pela mente consciente e 95% pela insconsciente

  3. A meditação ajuda: • No combate a: • • hipertensão • • doenças ligadas ao estresse; • depressão, • • ansiedade e raiva excessiva; • insônia;• infertilidade; • artrite; • • desequilíbrio emocional • No tratamento da dor em doenças crônicas, • Na melhora do sistema imunológico • irregularidades nos batimentos cardíacos

  4. Outros benefícios Em um estudo publicado em 2009, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com 105 praticantes de meditação, foram observadas as seguintes melhoras:

  5. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S141373722009000300018&script=sci_arttext

  6. A diferença entre projeção astral e meditação Podemos classificar nossos veículos de manifestação da consciência em três para entendermos melhor: corpo físico, corpo astral (psicossoma) e corpo mental. Quando acordados os três corpos estão unidos. Na Projeção Astral (assim como no repouso), o corpo astral e o corpo mental desprendem-se do corpo físico. Na Meditação pode ocorre o desprendimento parcial dos corpos astral e mental do corpo físico. É um estado alterado de consciência.

  7. Classificação da meditação quanto á forma

  8. Classificação da meditação quanto ao foco • Ativas • Passivas • Técnicas Mistas

  9. Chakras CHAKRA CORONÁRIO - SAHASRARA > Cor: Lilás e dourado • > Função principal: Aprimoramento e ascenção do ser, nossa ligação com o Alto, a Energia Superior, o Universo. > Desequilíbrio: Gera falta de inspiração, confusão, tristeza relacionada à falta de esperança, alienação ou hesitação em servir ao bem comum. CHAKRA FRONTAL - AJNA > Cor: Azul índigo • > Função dupla: Ligação com o corpo mental e aos atributos psíquicos, como a intuição e a clarividência, e por isso é um dos mais difíceis de harmonizar • > Desequilíbrio:Pode desencadear falta de concentração, medo, cinismo, tensão, pesadelos, e excesso ou falta de sono. CHAKRA LARÍNGEO – VISHUDDHA > Cor: Azul claro. • > Função principal: A comunicação e a auto expressão. • > Desequilíbrio: Problemas na comunicação (geralmente a falta dela), o uso insensato do conhecimento ou a falta de discernimento.

  10. Chakras CHAKRA CARDÍACO - ANAHATA • > Cor:  Verde e rosa • > Função principal: Centro das emoções, é o centro do amor e sabedoria nas relações emocionais. Gera estabilidade e confiança, chakcra trabalhado nas manifestações reprimidas e as feridas emocionais. • Desequilíbrio: Pode gerar repressão do amor, instabilidade emocional, sensação de opressão e/ou peso no peito. CHAKRA PLEXO SOLAR - MANIPURA • > Cor:  Amarelo • > Função principal: Poder e a vontade. É onde jazo ego de cada um, a força do indivíduo. • > Desequilíbrio: No excesso energético, pode gerar egoísmo, egocentrismo, fúria, medo, ódio e dificuldade em assimilar/digerir. Quando está com baixa energia, a pessoa fica apática, sem força de vontade e insatisfeita.

  11. Chakras CHAKRA SACRO - SWADHISTHANA • > Cor:  Laranja • > Função principal: As funções principais do Chakra Sacro são sexualidade (mais diretamente a energia em si), vitalidade e criatividade. • Desequilíbrio: Pode gerar dificuldades sexuais, ausência de objetivos, sentimento de impotência, confusão, ciúme, inveja ou desejo de possuir. Impacta diretamente no desejo e na vontade de viver, alcançar outros patamares, enfrentar desafios e viver o presente. CHAKRA BÁSICO – MULADHARA • > Cor: Vermelho • > Função principal: A sua função é a sobrevivência, que inclui a própria segurança e as necessidades físicas básicas, tais como comer, beber e dormir, além das necessidades sexuais e do abrigo. • > Desequilíbrio: Pode gerar insegurança, falta de vontade para vencer, atitudes mais violentas, ganância ou fúria.

  12. Budismo Kadampa É uma escola budista mahayana, fundada pelo grande mestre budista indiano Atisha (982-1054). “Ka” refere-se aos ensinamentos de Buda e “dam” às instruções especiais de Lamrim (conhecidas como as Etapas do Caminho à Iluminação) ensinadas pelo mestre indiano Atisha. Muitos mestres kadampa acreditam que é mais importante vivenciar o Lamrim do que a clarividência, dons miraculosos e status social.

  13. Meditação Transcendental • Adaptação de práticas da yoga ao estilo de vida ocidental contemporâneo. Foi desenvolvida e introduzida no Ocidente pelo Yogue MaharishiMahesh, que a considerava como uma técnica natural que permite a busca pela fonte ou origem dos pensamentos, ou seja a Essência

  14. Raja yoga A Raja Yoga ("ioga real" ou "união real") é uma classe da modalidade de ioga que se utiliza do domínio das atividades mentais. • Composta de oito etapas, o Raja Yoga vem pela meditação priorizar o que acreditam ser importante para a evolução, como o auto controle, o poder da concentração e a pacificação da mente.Para o grande mestre Vivekananda, a ciência do Raja Yoga se propõe o prestar atenção para a observação dos estados internos para a conseqüente iluminação dos fatos. Os poderes da mente são semelhantes a raios de luz dissipados: quando concentrados, eles iluminam. 

  15. Kundalini yoga Kundalini Yoga ou yoga da consciência, foi trazida pelo yogue Bhajan e consiste na concentração na expansão da consciência sensorial. Faz-se a união do PRANA (energia cósmica) com a APANA (energia de eliminação dos chacras inferiores) gerando uma pressão afim de fazer subir a energia kundalini pelo canal da espinha dorsal por todos os chakcras até a realização do Samádhi. Para isso, utilizam-se dos PRANAYAMAS (exercícios respiratórios), BHANDAS (contrações corporais), KRYIAS (jogos completos de exercícios), ASANAS (posturas), MUDRAS (gesticulação com mãos, dedos ou braços) e MANTRAS (palavras cantadas).

  16. Vale saber que... PRANA é a força básica da vida, a energia sutil que está no ar que respiramos, no alimento que comemos e que assimilamos sem qualquer esforço. A prática da KundaliniYoga enfatiza a absorção da energia cósmica. A KUNDALINI é um incrível e poderoso reservatório de energia que significa, literalmente, "enrolada como uma cobra" ou "aquela que tem a forma de uma serpente“ e é representada pelo caduceu. Essa força tem a energia do átomo, veicula-se pela respiração e todo ser humano a tem disponível para dar vida à seu corpo-matéria. Quando trabalhada, ela tonifica, limpa e revigora o metabolismo, fortalecendo a saúde psico-física do ser humano. O símbolo do caduceu é considerado como uma antiga representação simbólica da fisiologia da Kundalini. Segundo a crença, enquanto está adormecida, assemelha-se a uma chama congelada. O "despertar" da energia divina ShaktiKundalini requer a orientação de um mestre, e é necessário um processo de purificação, que inclui mudança nos hábitos alimentares e atitudes para que possa ocorrer o nirvana ou samádhi (final da meditação, a harmonização que leva ao êxtase da existência).

  17. SwamiVivekananda em uma palestra explicou: De acordo com o Yogis , há duas correntes nervosas na coluna vertebral, chamado de ida e pingala, e um canal oco chamado sushumna correndo através da medula espinhal. Na extremidade inferior do canal oco é o que os iogues chamam de “Lótus da Kundalini”, de forma triangular, onde está a kundalini. Ao despertá-la, força-se uma passagem por este canal oco, e à medida que sobe degrau por degrau, como se fosse camada, após camada da mente torna-se aberto e todas as visões diferentes e poderes maravilhosos vêm à Yogi. Quando ela atinge o cérebro, o Yogi é perfeitamente separado do corpo e da mente, a alma encontra-se livre.  O canal da “Lótus Kundalini” é fechado na extremidade inferior da medula espinhal, e está situado perto do que é chamado o plexo sacral, que, segundo a fisiologia moderna, está mesmo em forma triangular. Plexos diferentes que têm seus centros no canal espinhal pode muito bem estar para os diferentes “lótus” da Yogi.

  18. Zazen Zazen literalmente significa “Sentar Zen”. Zen é uma palavra que vem do Sânscrito Dhyana ou Jhana e significa um estado meditativo profundo.  Pode-se fazer o uso de koans (afirmações semelhante a charadas, onde o mestre coloca ao aluno para comprovar seu progresso). O princípio do zazen é o de livrar a mente de suas camadas para encontrar a natureza búdica, a iluminação (satori).

  19. Dança Circular Sagrada A Dança Circular Sagrada ou Dança dos Povos nasceu com o coreógrafo alemão/polonês Bernhard Wosien que pesquisou as danças folclóricas de diversos povos pelo mundo. O objetivo principal na dança não é a técnica, mas o sentimento de união de grupo. Era adotada antigamente para representar os ciclos da natureza (o rítmo das estações, o tempo dos cultivos, etc) e rituais de passagem (nascimento, iniciação à maioridade, união matrimonial, morte), em celebrações, ocasiões de reverência, temor, louvor, gratidão e oração à terra e às divindades. Roda de Addaura – 8000 a C

  20. Vaishnava Vaishnava, mais conhecida como “HareKrisnha”, é uma religião monoteísta (que cultiva a devoção a Vishnu ou krishna), tronco principal do complexo filosófico hinduísta. Hare Krishna é uma abreviação do famoso maha-mantra: “Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare- Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare” Possuem segregação entre os sexos, são vegetarianos, e os casais só fazem sexo para procriar, uma vez ao mês, quando a mulher está fértil SrilaPrabhupada preceptor espiritual fundador da Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna em 1966

  21. Kriya yoga O Kriya Yoga ensina que toda ação - Kri - é feita pela alma que reside em seu interior - ya. É um processo natural que conduz a resultados positivos sem a utilização de visualizações. Acredita-se que com certas condições estabelecidas - o silêncio mental, o relaxamento e um intenso desejo da alma - a Realidade Espiritual manifesta-se. Paramahansa Yogananda difundiu o Kriya em seu livro Autobiografia de um Iogue.

  22. Meditação Tântrica Tantra é um termo amplo, que significa expansão (tan) e libertação (tra). Foi reprimido durante a época medieval, de modo que seus praticantes a realizavam em segredo. O tantra visualiza o Brahman (princípio divino neutro) manifesto através da união de Shiva (a força ativa, masculina) e Shakti (a força passiva, feminina, sua esposa, conhecida também por suas outras formas Kali, Durga, Parvati e outras). Assim como na kundaliniYoga, o tanstrismo está centrado no desenvolvimento e despertar da kundalini. No Tantra o corpo um meio para o conhecimento vivo e possui consciência independente da consciência central e por isso mesmo é merecedor de atenção, respeito e reconhecimento.

  23. Neotantra A partir daí no Ocidente, por volta dos anos 60, surgiu um movimento chamado, Neotantra, ligado à Nova Era e tido como uma popularização dos ensinamentos tântricos, adaptados a novos movimentos terapêuticos de vanguarda como a Bioenergética, a Pulsation (terapia que regula a energia pela pulsação corporal), o Rebirthing, e as meditações do mestre indiano Osho, especialmente elaboradas para o modo de vida ocidental.

  24. Para praticar o Tantra não precisa haver o ato sexual, pois acima de tudo ele não foca o clímax físico, mas a liberação e direcionamento da energia kundalini da forma mais sagrada, buscando o equilíbrio do masculino e do feminino dentro de cada um. Durante o tantra, todos os chackras são ativados e uma profusão de cores e luzes se acendem. Pode ser feito individualmente, utilizando-se o mesmo princípio de ampliação da energia e sua posterior elevação aos chackras superiores na hora do climax.

  25. A cultura nórdica representa a origem da criação , na formação da árvore da vida, (Ygdrasil), com a essência masculina se unindo a feminina.

  26. Bioenergética e Rebirthing (Renascimento) A meditação pode ser aplicada nos mais diversos fins, como na bioenergética, que trabalha as expressões corporais por meio da prática de exercicios onde, o sujeito aprende a expressar e modificar o que sente através da respiração. Pela respiração, os músculos se contraem, condicionadamente na tentativa de conter uma emoção, que as vezes vem à tona na forma de uma percepção, tristeza, risos ou medo oculto, o que liberta, por vez, a pessoa através desse auto conhecimento. A seguir, a musculatura relaxa, a pessoa respira com calma e ela é inundada por um sentimento de paz. Outra forma da meditação posta em prática é a terapia do Renascimento - Rebirthing, onde através de uma técnica especial de respiração junto a uma utilização de uma piscina com água aquecida, busca-se reviver a experiência do nascimento e ampliar a consciência do que está acontecendo em nossa vida, a capacidade do sentir, assim como o pensamento criativo

  27. Atitudes que drenam energias Pensamentos obsessivos Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas. Sentimentos tóxicos Choques emocionais,raiva intensa , ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Maus hábitos – Falta de cuidado com o corpo Falta de exercícios físicos, vícios e ma alimentação, por exemplo. Fugir do presente Pessoas que vivem no passado ou esperando pelo futuro.E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas. Falta de perdão O perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem com seus caminhos livres. Quem não sabe perdoar os outros e si mesmo, fica ”energeticamente obeso”, carregando fardos passados. Mentira pessoal Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço. Viver a vida do outro Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração. Bagunça e projetos inacabados O desenvolvimento do autoconhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia. Afastamento da natureza A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

  28. Dificuldades encontradas para meditar O MEDO Qualquer medo que se manifeste, ainda que do desconhecido, é nocivo. Ele enfraquece o nosso corpo e mente e por conta dele, muitas doenças são geradas. Podemos observar, por exemplo, que muitos sentem-se cansados, sem forças ou perturbados após uma noite de pesadelo(s). Solução: Prática de auto-confiança DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO Ansiedade, irritação, não conseguir ter “ausência de pensamento” ou pensar em algo desagradável Solução: Comece com boas práticas de respiração sintonizadas com a visualização de uma imagem estática.Busque uma que proporcione paz e harmonia, evitando aquelas que despertam emoções, mesmo de felicidade afim de não perder o foco. DESÂNIMO Dificulta a mobilização para meditar, e estabelecer regras para o bem-estar. Solução: Prática do otimismo com freqüência, focando o lado belo da vida.

  29. Círculo virtuoso Dificuldades encontradas para meditar DORES NO CORPO Muitas pessoas com dores no corpo não conseguem achar as posições básicas de meditação confortáveis Solução: Tente achar qualquer outra, sentada ou deitada, desde que a coluna fique ereta. O objetivo é estar centrado em si mesmo para ter auto-domínio. Ainda que tenha dificuldades para meditar, a dica é manter a constância nas tentativas. Se todo o dia para trabalhar você colocar o relógio no pulso, nas férias você fará por instinto. Da mesma maneira, a pratica continua do otimismo vai gerar mais centralização melhorando a meditação, que vai reforçar o próprio otimismo, criando o que eu chamo de “círculo virtuoso”

  30. Preparando o ambiente Se não for optar por fazer ao ar livre, pode enriquecer o seu ambiente com atributos que representem os quatro elementos da natureza. Você pode colocar no local: > Um incenso ou difusor aromático, representando o elemento ar; > Uma ou mais velas representando o elemento fogo. > Um copo ou jarra com água representando o elemento água. Após ter partilhado da vibração meditativa, essa água poderá ser tomada para um maior benefício. > Cristais, pedras naturais ou sal grosso, podem vem representar o elemento terra; > No caso de optar por músicas, que sejam agradáveis, com uma cadência vibratória harmônica. Precisam refletir uma sensação de “fluir” em suas notas > Iluminação suave, podendo fazer-se uso de uma ou mais lâmpadas coloridas. Costuma-se usar cores passivas, como o azul, mas é recomendável considere o efeito cromoterápico no ambiente.

  31. Limpeza Energética do Ambiente Use uma técnica de acordo com seu gosto e constatação de eficiência. Se você gostar do Reiki, pode usar uma técnica de Reiki puramente mental por ex. -Visualiza-se com confiançauma luz violeta impregnando todo o ambiente com suas vibrações de limpeza. -Visualiza-se, após, uma luz branca energizando o ambiente. E, finalmente, visualiza-se uma luz dourada, selando o cômodo das vibrações exteriores. Outro exemplo é uma técnica usada por radiestesistas, os ingredientes são encontrados em qualquer farmácia de manipulação: - Adquira uma garrafa de um litro, de álcool de cereais; - Coloque dentro da mesma, 2 colheres de sopa de amoníaco e 4 tabletes de cânfora - Tampe e sacuda suavemente, até que os tabletes se dissolvam completamente; - Adicione sete galhos de arruda e deixe a mistura descansar por 24 horas; • - Coloque um pouco da mistura em um pulverizador manual de plantas; -Pulverize as paredes, o assoalho, o teto. Dê atenção especial aos locais det pouco ou difícil acesso, pois a energia negativa costuma se acumular neles. Minha recomendação pessoal é limpar a casa com cândida, e incensar todos os cantos dos cômodos depois. Coloque copos com água e sal marinho atrás das portas da casa para equilibrar a energia.Quem quiser, pode fazer uso de um braseiro para queimar sal grosso, ervas e outros artefatos com álcool.

  32. Yantra Instrumento,talismã ou diagramas místicos. Utilizados sob certas instruções para obtenção da realização de desejos. Cada um esta conectado com um diferente tipo de divindade (geralmente a Deusa Mãe) e mantra. É utilizado como um ponto de foco para aumentar os poderes de concentração.

  33. Alguns exemplos de ervas usadas para chás, incensos, essências e outros fins Fitoterápicos Ervas e Chás anestésica, aromática O fruto possui função calmante, reduzindo o nervosismo e a insônia Mirra Commiphora myrrha Zimbro Juniperus communis Ansiedade,, calmante, Antidepressivo, junto ao Jagube compõe a Ayuaska, bebida psicoativa de efeitos diretos Verbena Verbena officinalis Chacrona Psychotria viridis o chá do Jagube pode induzir efeitos psicoativos indiretos Jagube Banisteriopsis caapi

  34. Mantra • Conjunto de palavras a serem repetidas, semelhantes a uma reza, dedicados para as divindades ou Devas, trazidos pelos Maharishis, santos, Sadhus e yogis. Deve ser entoado nas vibrações corretas para estimular as glândulas do corpo. Os mantras Tibetanos e indianossão entoados como orações repetidas de palavras em sânscrito Mantras Cabalísticos utilizam-se de letras ou palavras em hebraíco

  35. Alguns exemplos de ervas usadas para chás, incensos, essências e outros fins Relaxante Estimulante Ênula Inula helenium Alecrim Rosmarinus officinalis Relaxante e calmante Relaxante Muscular, planta de usos místicos, deve se consultar profissional para sua administração Camomila Matricaria Recutita Beladona Atropabelladona

  36. O uso música A técnica binaural é muito utilizada em músicas para meditação, acreditando – se sincronizar as frequências de ondas cerebrais (hemis. dir e esq). Existem vários outros estilos , o uso da música é opcional mas deve ser observado, o tipo e a sua cadência assim, como a finalidade do seu uso.

  37. Experimentos feitos provaram que certas linguas antigas, como o Sânscrito, Hebreu, Aramaico e o Árabico quando faladas, produzem um campo vibratório que movem a matéria em símbolos da geometria sagrada Mantra • Swuami Murugesu afirma com a ciência do mantra que “certos sons afetam a nossa circulação e o sistema nervoso. Qualquer mudança de vibração se extende para o nosso sistema nervoso e para o ambiente ao redor, causando calor ou frio. Isso tudo pode ser visto por experimentos práticos

  38. O que a Ciência diz Como existimos num oceano de ondas eletromagnéticas, as glândulas suprarrenais tem muito a ver com a qualidade de nossa sintonização psíquica em relação ao nosso meio ambiente. O medo e a raiva comprometem a capacidade das glândulas suprarrenais de produzirem os hormônios necessários , originando muitas doenças. Um exemplo esta nas reações do corpo ao stress, que afetam a camada central do córtex suprarrenal e a produção de agentes anti-inflamatórios e antialérgicos, os quais mobilizam certos tipos de células produzidas pela glândula Timo. Nessa camada são produzidos hormônios sexuais, e o hormônio chamado “DEIHIDRO-EPIANDROSTERONA” , capaz de exercer profundos efeitos contra a obesidade, inibindo alguns aspectos do metabolismo da glicose e o crescimento de tumores.

  39. As alterações que a meditação engendra

  40. As alterações que a meditação engendra Além disso, os hormônios do hipotálamo (região do cérebro) são de dois tipos liberadores e inibitórios, que controlam as funções da pituitária (glândula endócrina). O fator inibidor do hormônio somatostatina controla a digestão dos alimentos e a fome.

  41. As alterações que a meditação engendra

  42. COMO OCORRE A ATIVAÇÃO CEREBRAL NA MEDITAÇÃO A ativação começa no córtex pré frontal e cingulado, vai para o tálamo, que inibe o córtex parietal superior posterior. Segue-se ativação do hipocampo, amígdalas, hipotálamo, pineal e parassimpático.

  43. Os hormônios liberados pelo hipotálamo atuam diretamente sobre o sistema nervoso parassimpático que regula atividades do nosso organismo que não necessitam do nosso controle como os batimentos cardíacos, a contração das pupilas e do estomago, por exemplo.

  44. EFEITOS DA MEDITAÇÃO NA NEUROQUÍMICA E NOS NEUROTRANSMISSORES CEREBRAIS • + Dopamina • + Serotonina • + Beta • endorfina + Arginina vasopressina + Ácido gama amino butírico + Glutamato e + Melatonina • + Neropinefrina Os efeitos da meditação são aumento da dopamina, serotonina, beta-endorfina, norepinefrina, arginino vasopressina, ácido gama butríco, glutamato e melatonina e redução do cortisol. • – Cortisol

  45. SISTEMA IMUNOLÓGICO EFEITOS DA MEDITAÇÃO NAS GLÂNDULAS ENDÓCRINAS E SISTEMA IMUNOLÓGICO Aumenta Beta-endorfina e Anticorpos Pineal: Aumenta melatonina e serotomia Supra-renais: Aumenta DHEA e Diminui Cortisol Aumenta Arginina vasopressina e hormônio do crescimento A meditação produz aumento da DHEA (dehidroepiandrosterona) e diminui o cortisol. Aumentam a serotomia, melatonina, arginino vasopressiona e o hormônio do crescimento, além de estimular a produção de anticorpos.

  46. Os resultados e os benefícios que ela gera para as mais diversas moléstias EFEITOS DA MEDITAÇÃO NAS DOENÇAS MENTAIS • Na depressão Na enxaqueca e na dor crônica • No estresse Na Ansiedade e Síndrome de Pânico Reduz o lactato do sangue (que é um marcador químico do estresse) e também o cortisol, um dos hormônios do estresse • Através do relaxamento físico e mental, a • prática da respiração controlada e a prática da do outro. A meditação tem efeito benéfico na terapêutica da ansiedade, síndrome de pânico, depressão, estresse, enxaqueca, dor crônica e outras doenças.

  47. EFEITOS DA MEDITAÇÃO NA NEUROQUÍMICA E NOS NEUROTRANSMISSORES CEREBRAIS Os efeitos da meditação são aumento da dopamina, serotonina, beta-endorfina, norepinefrina, arginino vasopressina, ácido gama butríco, glutamato e melatonina e redução do cortisol.

  48. EFEITOS DA MEDITAÇÃO NO ENVELHECIMENTO Meditadores têm vida mais longa do que não meditadores Meditadores têm internamento hospitalar menor do que não meditadores, de 87% a 55%, a depender da doença. Meditadores podem ser de 5 a 12 anos mais jovens, biologicamente, do que não meditadores. X

  49. Quando for meditar... • - Preferencialmente escolha um horário, assim quando chegar a hora a mente ficará predisposta. • - É bom estar descansado par não dormir. • - Não faça de estômago cheio e nem com muita fome. • - Exercícios revitalizantes como caminhada, yoga, tai chi, podem proporcionar o relaxamento físico que você precisa • - Se estiver irrequieto ou cansado, tome um banho. Isso relaxa e desperta. • - Vista uma roupa limpa e confortável, adequada à estação; • - Escolha uma posição ereta, mas confortável • - Antes de começar, faça um bom exercício de respiração. • - Se tiver alguma crença ou fé, ore para que seja auxiliado na prática. Isso te trará mais confiança. • - Reflita sobre os objetivos de realizar essa prática. Ter uma ideia clara sobre sua motivação fortalecerá a intenção, a vontade e a determinação; • - Ao final das práticas, não se levante bruscamente.

  50. Para refletir: O porquê do Otimismo Muitas pessoas vivem em processo de defesa, como prevenção à inveja, à maldade ou para não serem "passadas para trás". Isso acontece porque geralmente se desconhece o que significa viver em otimismo. Quando se vive na defensiva, manifesta-se comportamentos de receio, desconfiança, etc em relação aos que te rodeiam. Isso acaba por personificar, sem querer, o que o outro quer banir na vida dele. Em sentido oposto caminha quem medita e mantém o otimismo, pois personifica o que o outro mais deseja obter, ambientando assim, ao seu redor, a harmonia. Depois Durante Antes

More Related