1 / 31

Sugestões para os professores

CRIANÇAS DESCOBRINDO A FÉ. Como fortalecer a fé e a confiança. Sugestões para os professores. A CONEXÃO COM A IGREJA. Ó DEUS Temos cerrado nossas mãos com ira, para ameaçar e ferir: Temos cerrado as mãos, para conservar e reter egoisticamente:

davina
Télécharger la présentation

Sugestões para os professores

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CRIANÇAS DESCOBRINDO A FÉ Como fortalecer a fé e a confiança Sugestões para os professores A CONEXÃO COM A IGREJA

  2. Ó DEUS Temos cerrado nossas mãos com ira, para ameaçar e ferir: Temos cerrado as mãos, para conservar e reter egoisticamente: Temos apontado o dedo para acusar e depreciar: Temos mantido nossas mãos ociosas quando há trabalho a ser feito; Temos tapado os olhos com nossas mãos para banir nossas tristezas, sofrimentos e necessidades. Com nossas mãos, tapamos os ouvidos para não ouvir o grito de socorro. Temos escondido as mãos quando deveríamos tê-las estendido a nossos irmãos e irmãs em amor.

  3. Diz o salmista: Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve(Salmo 51:7). O apóstolo Paulo faz-nos lembrar: Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo(II Coríntios 5:17). Creia nas boas novas do evangelho. Estamos limpos. Estamos em paz. Agora, estendamos nossas mãos limpas, em amor, a nossos vizinhos enquanto dizemos uns aos outros: “Em Cristo os seus pecados estão perdoados."

  4. ESTENDA A MÃO Eu sou o Senhor da criação, o Senhor do céu e do mar e chamo a mim essa nação. Chamo-os a minha presença, Conclamo-os a crer, a virem a mim em confiança! Estenda a mão, ao unirmo-nos ao redor da terra; juntos somos fortes. Estenda a mão ao seguirmos os mandamentos do Senhor. Em Jesus, venha com mãos estendidas.

  5. As crianças são importantes para JESUS As crianças são importantes Para a COMUNIDADE As crianças são importantes para a IGREJA As crianças são I M P O R T A N T E S

  6. As crianças necessitam ser I N C L U Í D A S

  7. RECEBAM-NAS como indivíduos CONSIDEREM suas necessidades físicas e intelectuais ao traçarem planos RECONHEÇAM-lhes o dom especial da espontaneidade e da confiança CONVIDE-as a usarem seus dons e talentos.

  8. As crianças necessitam de ENVOLVIMENTO

  9. ENVOLVAM-NAS NO CULTO As crianças e os adultos têm certas capacidades e atitudes que se encontram no coração do culto. Necessitamos unir esses dons em nossa liturgia congregacional. As CRIANÇAS dão direção e simplicidade à fé. As CRIANÇAS são espontâneas. As CRIANÇAS são receptivas e têm esperança. As CRIANÇAS sabem como ser gratas e felizes.

  10. O CULTO Envolve a FAMÍLIA TODA. Planejar o culto é reconhecer a presença, necessidades e capacidades da comunidade como um todo. Não é divertimento, tampouco uma reunião austera.

  11. Meus Cinco Sentidos VISÃO TATO AUDIÇÃO PALADAR OLFATO O CULTO Envolve o CORPO TODO Nossa mente, corpo e emoções devem estar plenamente engajados.

  12. ESTENDA A MÃO Ouçam a minha voz no necessitado. Ouçam o meu grito de desespero. Ouçam o meu clamor quando a ganância não se importa Concito-os à compaixão. Concito-os à oração, Para influenciar pela ação e pelo interesse Estenda a mão, ao unirmo-nos ao redor da terra; juntos somos fortes. Estenda a mão, ao seguirmos os mandamentos do Senhor. Em Jesus, venha com mãos estendidas.

  13. ESTENDA A MÃO Venham para juntos adorarmos, Para estudarmos, trabalharmos e brincarmos, esse é o chamado para servir a cada dia. Concito-os à amizade, a levarem os fardos uns dos outros, Para influenciar pela amizade e pelo amor. Estenda a mão, ao unirmo-nos ao redor da terra; juntos somos fortes. Estenda a mão, ao seguirmos os mandamentos do Senhor. Em Jesus, venha com mãos estendidas.

  14. EDIFICANDO A COMUNIDADE ?

  15. “O PAPEL E RESPONSABILIDADE FUNDAMENTAIS DA IGREJA NÃO É O DE PRIMEIRAMENTE ENSINAR AS CRIANÇAS, ANTES EQUIPAR OS PAIS PARA ENSINAREM A SEUS FILHOS” COMO? Em grupos pequenos, com 2 ou 3 pessoas, falem a respeito de sugestões sobre como ajudar os pais a se envolverem mais e serem eficientes no ensinar e treinar seus filhos.

  16. AJUDANDO OS PAIS A AJUDAREM OS FILHOS • promover e desenvolver a fé dos pais. • prover seminários e oficinas relevantes. • expor os pais a outros pais experientes. • prover acesso às informações. • prover ampla gama de modelos de papéis. • preencher as lacunas na família. Avós adotivos. • Facilitar a troca de experiências na família. • prover grupos de qualidade entre iguais • e experiências intergeracionais de aprendizado.

  17. SE SE SE SE SE SE você pensa que o corredor entre os bancos da igreja é para correr, SE ri do pregador mas não de suas piadas, SE você diz que Deus castiga, mas que está certo, SE você não liga a mínima para se molhar, SE você gosta de escrever nas paredes, SE simplesmente por sua presença trás alegria aos outros, SE você está preparado para correr riscos e fazer perguntas, SE você é o padrão para o reino, ENTÃO VOCÊ É UMA CRIANÇA

  18. SE você fala e ninguém escuta, mas chora e todos se impacientam, SE você está triste e ninguém lhe pergunta o motivo, SE você não tem voz nem voto porque suas opiniões não são valorizadas, SE você não consegue ler o que esperavam que você lesse, ou se você pode ler e não lhe dão um livro, SE você tem fé e ninguém acredita em você, SE você vem trazendo presentes e ninguém os aceita, SE você tenta dar a melhor resposta, e apenas riem do que você disse, SE você faz o culto e todos pensam que é divertimento, ENTÃO VOCÊ É UMA CRIANÇA.

  19. TORNE O CULTO VIVO PARA TODAS AS IDADES • Converse com Deus - ORAÇÃO • Ouça a Deus - BÍBLIA • Louve a Deus • Aprenda Sobre Deus Ingredientes-chave VARIEDADE RELEVÂNCIA MOVIMENTOVISUALLINGUAGEM ENVOLVIMENTO ATIVO INTEGRAÇÃO

  20. ENVOLVA-AS NO MINISTÉRIO Envolver as crianças na oração por outras crianças e levarem-nas a fazer contato com crianças que não freqüentam a igreja. Quais seriam algumas formas pelas quais você poderia ENVOLVER as crianças no MINISTÉRIO?

  21. Nosso TEMPO, ESFORÇO e DINHEIRO deveriam ser investidos no crescimento espiritual de nossos filhos. As crianças são “a igreja de HOJE e do AMANHÃ.” As crianças necessitam de INVESTIMENTO

  22. As crianças necessitam conhecer as HISTÓRIAS, os VALORES e os CONTOS dessa comunidade especial. As crianças necessitam de INFORMAÇÃO e de INSTRUÇÃO

  23. PROVEJA EDUCAÇÃO CRISTÃ DE ELEVADA QUALIDADE com LÍDERES TODADOS que sejam ... CHAMADOS por DEUS e separados TREINADOS e EQUIPADOS FONTE DE CONHECIMENTO RESPEITADOS POR TODA A COMUNIDADE INCENTIVADOS e ENCORAJADOS

  24. As crianças necessitam conhecer e compreender os aspectos-chave do CULTO, da COMUNHÃO e do BATISMO na vida da comunidade. As crianças necessitam serem INICIADAS.

  25. Necessitamos orar INDIVIDUAL e CORPORATIVAMENTE por nossas crianças. As crianças necessitam de INTERCESSÃO

  26. UM POVO FELIZ

  27. Bem-aventurados os que se preocupam com a individualidade de cada criança. Quem quer que receba uma dessas crianças em meu nome, tornar-se-á verdade viva para elas. Bem-aventurados os que ajudam a criar um ambiente estimulante, desafiador e amoroso para as crianças na comunidade cristã. Pois também serão estimulados, desafiados e amados. Bem-aventurados os que são pacientes e tolerantes quando as crianças não compreendem, não são sofisticadas ou são travessas. Algum dia serão tratados com respeito e afeição.

  28. Bem-aventurados aqueles que amam as crianças como Deus ama a Seus filhos. pois descobrirão com alegria como o reino pertence a todos. Bem-aventurados aqueles que formam amizades especiais com as crianças. pois os dons do Espírito serão acrescentados à sua vida. Bem-aventurados aqueles que estimulam as crianças a prestar culto. pois a rica atmosfera do culto será sua recompensa.

  29. Bem-aventurados aqueles que ouvem a seus filhos e incentivam o valor de suas contribuições, pois verão o reino crescer em seu meio. Bem-aventurados aqueles que vêem as crianças como ‘chaves que podem abrir riquezas inimagináveis’, pois terão parte nesse tesouro. Bem-aventurados aqueles que não impedem as crianças de virem, pois o Reino lhes pertence.

More Related