1 / 15

CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO

CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO. Órbita electrónica. Electrão livre. Estrutura atómica da matéria. A matéria quer se encontre no estado sólido, liquido ou gasoso é constituída por moléculas , as moléculas por átomos e os átomos por electrões , protões e neutrões.

Télécharger la présentation

CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO

  2. Órbita electrónica Electrão livre Estrutura atómica da matéria A matéria quer se encontre no estado sólido, liquido ou gasoso é constituída por moléculas, as moléculas por átomos e os átomos por electrões, protões e neutrões. Os protões e os neutrões encontram-se no núcleo dos átomos. Os electrões têm carga eléctrica negativa e giram em órbitas electrónicas à volta do núcleo dos átomos. Os electrões das últimas órbitas electrónicas que conseguem sair ficam livres e designam-se por electrões livres.

  3. Intensidade da corrente eléctrica A intensidade dacorrente eléctrica (I) é o movimento orientado desses electrões livres ao longo dos condutores eléctricos. Electrões livres Condutor eléctrico Os condutores eléctricos (cobre, prata, alumínio) têm muitos electrões livres por isso são usados para conduzir a corrente eléctrica. Os isoladores eléctricos (plástico, borracha, baquelite) não têm electrões livres por isso não conduzem a corrente eléctrica.

  4. Tensão ou diferença de potencial Para que haja um movimento orientado dos electrões livres é necessário aplicar ao condutor eléctrico uma tensão (U) através da utilização de um gerador eléctrico (pilha, bateria, dínamo ou alternador). Na figura vemos o gerador (bateria) que é responsável por criar uma tensão (U) ou diferença de potencial que vai ser responsável pelo movimento orientado dos electrões livres que se encontram nos condutores eléctricos e que ao passarem no filamento da lâmpada (receptor) vão provocar a emissão de luz.

  5. Receptor Aparelho de comando Condutores Gerador Circuito eléctrico Qualquer circuito eléctrico é constituído por gerador, receptor, condutores eléctricos e geralmente por um aparelho de comando. Geradores de corrente contínua: Pilha, bateria de acumuladores ou dínamo. Gerador de corrente alternada: Alternador. Receptores: Lâmpada, campainha, motor, electrodomésticos. Aparelhos de comando: Interruptor, botão de pressão. Condutores eléctricos: Condutor de cobre com um isolamento exterior de plástico.

  6. _ + _ + M G _ G ~ Simbologia Um circuito eléctrico é representado por um esquema eléctrico através de símbolos.

  7. _ _ + + Esquemas eléctricos Um interruptor a comandar uma lâmpada. O circuito eléctrico está aberto porque o interruptor não permite a passagem da corrente eléctrica logo a lâmpada estará apagada. O circuito eléctrico está fechado porque o interruptor permite a passagem da corrente eléctrica logo a lâmpada estará acesa.

  8. 3 Volt 3 Volt 3 Volt _ + 9 Volt Receptores ligados em série Os receptores são ligados uns a seguir aos outros. • Inconvenientes da ligação em série de receptores: • Se um dos receptores avariar (por exemplo uma lâmpada fundir) a corrente eléctrica já não passa para os outros receptores ou seja, o circuito fica interrompido para os restantes receptores. • A tensão aplicada pelo gerador ao circuito divide-se pelo número de receptores.

  9. 9 Volt Nó ou derivação 9 Volt _ + 9 Volt 9 Volt Receptores ligados em paralelo Os receptores são ligados uns aos terminais dos outros. • Vantagens da ligação em paralelo dos receptores: • Se um dos receptores avariar (por exemplo uma das lâmpadas fundir) os outros continuam a funcionar porque a corrente continua a poder passar por eles. • A tensão aplicada pelo gerador ao circuito é a tensão que fica aplicada em cada receptor independentemente do seu número. • Por estes motivos é que todos os receptores das nossas casas estão ligados em paralelo.

  10. Caixa de derivação Terminal ou borne N 230 V ~ F Esquema multifilar Um interruptor a comandar uma lâmpada de incandescência, Tensão aplicada ao circuito: 230 Volt Tipo de corrente eléctrica: Corrente alternada O Neutro (N) vai ligar directamente ao receptor ou receptores. A Fase (F) vai ligar ao aparelho de comando, sai do aparelho de comando e vai ligar ao receptor ou receptores. O receptor só funciona quando lhe chega o Neutro (N) e a Fase (F).

  11. N 230 V ~ F Esquema multifilar Um interruptor a comandar duas lâmpadas de incandescência. Observar que os receptores estão ligados em paralelo.

  12. Esquema multifilar O interruptor 1 comanda a lâmpada 1 e o interruptor 2 comanda a lâmpada 2. 1 2 N 230 V ~ F 2 1

  13. 8 V ~ Transformador N 8 V ~ 230 V ~ F Esquema multifilar Botão de pressão a comandar uma campainha. A função do transformador é baixar a tensão de 230 Volt para 8 Volt, já que nos circuitos de sinalização os receptores funcionam com uma tensão reduzida.

  14. N 230 V ~ Terra F Esquema multifilar Ligação de tomadas monofásicas com terra. A cor azul do isolamento do condutor identifica o Neutro (N). A cor preta ou castanha do isolamento do condutor identifica a Fase (F). A cor verde/amarela do isolamento do condutor identifica o condutor de terra.

  15. Multímetro O multímetro é um aparelho de medida que permite medir a Intensidade da corrente eléctrica, a Tensão ou diferença de potencial, a Resistência eléctrica, verificar a continuidade eléctrica, etc. Lucínio Preza de Araújo

More Related