1 / 18

I Congresso de Presbíteros - PGNB

I Congresso de Presbíteros - PGNB. Oficina: Ordem Parlamentar. CIPB. REGIMENTO INTERNO DOS PRESBITÉRIOS Do funcionamento a) Propostas: Art. 19 _ As propostas devem ser apresentadas por escrito, em papel uniforme, fornecido pela Secretaria Executiva.

duc
Télécharger la présentation

I Congresso de Presbíteros - PGNB

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. I Congresso de Presbíteros - PGNB Oficina: Ordem Parlamentar

  2. CIPB REGIMENTO INTERNO DOS PRESBITÉRIOS Do funcionamento a) Propostas: Art. 19 _ As propostas devem ser apresentadas por escrito, em papel uniforme, fornecido pela Secretaria Executiva. § 1.° _ Toda proposta, original ou em parecer de Comissão, deve ser redigida em forma de resolução.

  3. §2.° _ Uma vez lida e apoiada, terá o proponente a palavra para fundamentá-la. Art. 20 _ O autor da proposta terá a liberdade de retirá-la com o consentimento de quem a apoiou; se, porém, tiver entrado em discussão, só poderá retirá-la com o consentimento do plenário.

  4. b) Discussão Art. 21 _ As propostas para ficar sobre a mesa, incluir na ordem do dia, levantar a sessão e votar, não sofrem discussão. § 1.° _ Ninguém poderá falar mais de uma vez sobre uma questão de ordem, de adiamento e de entrega de qualquer matéria a uma comissão. § 2.° _ Sobre todas as mais questões cada membro pode falar duas vezes e, mais de duas com consentimento expresso do plenário;

  5. Art. 22 _ Quando qualquer matéria estiver em discussão, não se poderá receber nenhuma outra proposta, salvo para “levantar-se a sessão", "adiar-se para a ordem do dia da sessão seguinte", "ficar sobre a mesa", “emendar“, “substituir por outra proposta sobre o mesmo assunto", “adiar" para data determinada ou “remeter a uma comissão".

  6. Art. 23 _ Pedida a votação da matéria em debate, o Presidente consultará o Concílio se esta pronto para votar. Se dois terços do plenário responderem afirmativamente, proceder-se-á à votação, sem mais demora. Art. 24 _ Qualquer matéria poderá ser discutida por partes.

  7. Art. 25 _ As emendas, as subemendas e os substitutivos devem ser votados antes da proposta original na ordem inversa daquela em que forem apresentados. Art. 26 _ Nenhuma questão será reconsiderada, na mesma reunião do Concílio, salvo com o consentimento da maioria dos membros que,tenham estado presentes a sua decisão, sob proposta de um que tenha votado com a maioria.

  8. Art. 27 _ Um assunto que tenha sido adiado indefinidamente não será apresentado de novo na mesma reunião do Concílio, salvo com o consentimento de três quartas partes dos membros que tenham estado presentes a sua decisão.

  9. c) Votação Art. 28 _ A votação será: a) Ordinàriamente simbólica; b) Nominal, quando o Concílio assim o deliberar; c) Por voto secreto, nas eleições, na admissão, licenciatura e ordenação de candidatos ao ministério, na recepção de ministros e em casos de grave importância, a juízo do Concílio.

  10. Art. 30 _ Quando o Presidente tiver começado a apuração dos votos ninguém mais poderá usar:da palavra, salvo se tiver havido engano. Parágrafo único _ A mesma regra será observada na execução dos Arts. 23 e 25.

  11. c) Ordem parlamentar Art. 33 _ Nenhum membro se ocupará em conversa particular, enquanto o Concílio estiver discutindo ou deliberando. Art. 34 _ Se mais de um membro pedir a palavra ao mesmo tempo, obtê-la-á primeiro o que estiver mais distante da cadeira do Presidente. Art. 35 _ Os membros do Concílio deverão dirigir-se ao Presidente e referir-se ao seus colegas com a. máxima cortesia e respeito.

  12. Art. 36 _ Nenhum orador poderá ser interrompido, salvo se estiver fora de ordem, ou com o fim e corrigir-se qualquer engano. Parágrafo único _ Os apartes, entretanto, serão permitidos com o consentimento da Mesa e do orador. Art._37 _ Nenhum membro poderá retirar-se das sessões, sem licença da Mesa. Parágrafo único _ Caso tenha de retirar-se definitivamente, pedirá o consentimento do Concilio.

  13. Art. 8.° _ Compete ao Presidente: a)Manter a ordem e encaminhar todas as deliberações do Concilio a um resultado rápido e conveniente; b) Sugerir as medidas que lhe parecerem mais regulares e diretas para levar qualquer matéria 3 solução final; c) Anunciar os nomes dos membros a quem for concedida a palavra, exigindo que se dirijam à Mesa; d) Chamar à ordem o orador que se afastar do assunto; e) Advertir os que perturbarem a ordem dos trabalhos;

  14. f) Impedir que os membros se retirem da Sessão sem licença da Mesa; g) Abreviar quanto possível os debates encaminhando-os a votação; h) Organizar a ordem do dia para cada sessão; i) Falar com preferência sobre questões de ordem, decidindo-as ou submetendo-as, quando julgar conveniente, à decisão do Concílio; j) Nomear as comissões, salvo no caso do Concílio preferir indicá-las; I) Dar o seu voto nos casos de empate.

  15. “Postura Conciliar Ideal”Votos pessoais • Só discutirei assuntos que me pareçam relevantes. • Respeitarei qualquer opinião contrária à minha, ainda que me pareça irrelevante. • Discutirei, apenas, ideias e argumentos. Não levarei minha discussão para o terreno pessoal.

  16. Não repetirei argumentos já apresentados, em respeito ao tempo e à inteligência dos colegas. Concordando com esses argumentos, votarei favoravelmente à proposta. • Nunca votarei para agradar a uma pessoa, ou a um grupo, a menos que concorde, sincera e honestamente, com seus argumentos.

  17. Procurarei atentar bem para os fatos e argumentos apresentados, para votar conscientemente. • Defenderei, com ardor e respeito, minha opinião, e votarei conscientemente com ela. • Mas, se for convencido, por argumentos que me pareçam relevantes, estarei disposto a mudar a minha posição e o meu ponto de vista.

  18. Aceitarei a decisão da maioria, e a defenderei, sem revolta, como o melhor para 0 povo de Deus, ainda que não tenha votado a seu favor. • Procurarei manter-me, durante a reunião, em espírito e atitude de submissão ao Espírito Santo, o verdadeiro dirigente da reunião. Thiago R. Rocha

More Related