1 / 26

Débora Nonaka Igor Cerqueira de Aguiar Larissa Nonato D’Carlos

Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares. Débora Nonaka Igor Cerqueira de Aguiar Larissa Nonato D’Carlos Disciplina: Usuários da Informação. Objetivo do estudo.

edison
Télécharger la présentation

Débora Nonaka Igor Cerqueira de Aguiar Larissa Nonato D’Carlos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E. Álvaro L. Pimentel no modo de busca das informações para o uso em atividades escolares Débora Nonaka Igor Cerqueira de Aguiar Larissa Nonato D’Carlos Disciplina: Usuários da Informação

  2. Objetivo do estudo • O objetivo é criar um parâmetro de comportamento dos alunos do 8° ano na busca de informações para atividades escolares, construindo a imagem deste usuário com seus métodos, comportamentos e deficiências de pesquisa na busca da informação necessitada do meio referente; • Traçando em um objetivo específico, a relação com as fontes de informação da Biblioteca Escolar e a Internet;

  3. Universo e Amostra • Foram entrevistados 12 alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola E. Álvaro Laureano Pimentel.

  4. Instrumento de coleta de dados • O instrumento utilizado foi o método de grupo focal, formado por 2 grupos de 6 alunos.

  5. Principais resultados da fase quantitativa • No estudo quantitativo, chegamos a conclusão de que 50% dos alunos que participaram da pesquisa avaliaram a biblioteca de sua escola como razoável. A principal dificuldade na busca da informação para as pesquisas escolares é a falta de informação necessária; e na forma como lidam com as informações encontradas numa pesquisa escolar, 32% pesquisa somente o que se pede. A visão formada da representatividade da biblioteca para os alunos, se divide em 'um local que disponibiliza livros' e em 'um centro de informação'.

  6. Análise qualitativa dos dados

  7. Como você caracteriza o processo de busca nas suas pesquisas escolares? Começaremos do ponto em que é pedido a você para que faça uma atividade de determinada matéria.

  8. Em todos os grupos, o primeiro passo a ser descrito, foi a utilização do Google, ou algum mecanismo de busca on-line. Em nenhum caso, houve pesquisa direta ou em segundo plano na biblioteca. Aluno 3: “ Eu gosto do wikipédia. Pego os assuntos mais importantes e coloco no word, se a professora não pedir pra escrever.”

  9. Você freqüenta a biblioteca da sua escola? Você indicaria uma razão para os seus colegas não freqüentarem?

  10. A maioria não freqüenta a biblioteca. Percebe-se que as reclamações e justificativas para não freqüentarem, é o atendimento falho, a falta de um horário para visitas e a má organização. No primeiro grupo, somente 2 alunos freqüentavam a biblioteca, e no segundo 3 alunos. Aluno 8: “Aqui quando você vai na biblioteca você é mal atendido e parece que não te querem lá. Nem vou.”

  11. Entre biblioteca e internet, qual dos dois suportes você acha que não corresponde a suas necessidades em pesquisas? Em que ponto exatamente você acha que este suporte deixa a desejar?

  12. A menção da biblioteca, como o suporte que mais deixa a desejar foi unânime. A maioria dos alunos ressaltam que o que deixa a desejar seria o atendimento. Embora afirmem que confiam mais em uma informação impressa, do que on-line.Aluno 1: “Eu confio mais nos livros, porque na internet, alguém pode escrever lá e mudar. Mas a biblioteca é mais demorada pra achar uma coisa. ”

  13. Na sua opinião, o que a biblioteca representa para você e para a sua escola?

  14. Em ambos os grupos a palavra ‘excluído’ e ‘isolada’, surgiram para definir o que a biblioteca representava. Aluno 6: “Eu acho maior (sic) legal a biblioteca, porém nem sempre nos podemos ir. Ela é um lugar excluído.”

  15. Aluno 7: '' Um ambiente de lazer, um local educacional. '' • Aluno 5: ''Um lugar de aprender mais (sic) educacional.'' • Aluno 2: ''Pra escola ela é um lugar de melhoria de educação. ''

  16. Ao fazer a pesquisa na Internet, você se preocupa em como colocar esse conteúdo no seu trabalho escolar? Preocupações como: não fazer uma cópia, ler e compreender o conteúdo, reformular o que foi encontrado. etc.

  17. Pode-se inferir que o empenho em um trabalho, depende do assunto que se trata, levando maior empenho a assuntos que os interessem particularmente. Quando não há um tema de interesse, a pesquisa é desenvolvida por meios ‘mecânicos’. Aluno 5: “Vou falar a verdade, eu só copio e esqueço tudo depois.” Aluno 9: “Eu estudei muito com o trabalho da professora sobre sistema digestivo. Eu gosto muito, porque eu quero ser médica.”

  18. Aluno 3: '' Eu copio e dou uma mudada no que está escrito. '' • Aluno 4: '' Eu leio pra ver se está certo e depois copio. ''

  19. Quais são as dificuldades que você encontra quando faz uma pesquisa?

  20. Nos dois grupos, ninguém apresentou barreiras encontradas no processo de pesquisa. Alegando facilidade e acessibilidade no uso da internet (meio totalmente usado em ambos os grupos).Aluno 11: “Eu tenho computador, e quando faço minhas pesquisas encontro as coisas. As vezes alguma coisa é mais difícil de achar, mas eu sempre acho. ”

  21. Aluno 12: '' A vezes demora pra achar, mas é só procurar mais que você acha. '' • Aluno 2: '' Tem dia que é mais difícil de achar as coisas (sic) quando o assunto é complicado.No trabalho sobre gases alguns eram mais fáceis e de achar e outros não, mas eu acabei achando tudo. ''

  22. Considerações finais • Os alunos vêem a biblioteca como um lugar importante, porém, excluído da realidade escolar. • As reclamações referentes a biblioteca são majoritariamente, sobre a gestão; sendo pouco criticados o espaço e acervo. • Afirmam confiar mais em livros e outros meios impressos, mas usam mais a internet por sua acessibilidade. • Sentem a biblioteca como um espaço excluso, ao qual não faz parte do cotidiano escolar na hora de realizar as atividades escolares, por falta de incentivo dos professores e bibliotecários.

  23. Na realização de pesquisas, o primeiro passo sempre é a internet, ferramenta que utilizam com agilidade. • Só há uma dedicação maior em pesquisas que tenham como tema algo que desperte um interesse pessoal. • Existe mais proximidade de termos e mecanismos relacionados a internet, do que a utilização de uma biblioteca. • Internet x biblioteca escolar.

  24. A biblioteca

More Related