Download
exerc cio de associa o s rie n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Exercício de associação série PowerPoint Presentation
Download Presentation
Exercício de associação série

Exercício de associação série

139 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

Exercício de associação série

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Exercício de associação série 11/11/2008

  2. Considere a associação abaixo

  3. Onde:

  4. Ao realizar a experiência obteve-se a tabela a seguir:

  5. Informações adicionais das bancadas

  6. O dados, tanto para a bomba RUDC RF-6 (bancada 7) e INAPI (bancada 8) fornecidos pelos fabricantes são dados pelas tabelas a seguir:

  7. Considere que os ensaios foram realizados com uma leitura barométrica igual a 700 mm Hg, a água a 30ºC e que a aceleração da gravidade é 9,8 m/s².

  8. A seguir é fornecida a isométrica da associação em série das bombas das bancadas 7 e 8 do laboratório de mecânica dos fluidos do Centro Universitário da FEI, onde adotando-se o plano horizontal de referência no nível de captação se tem Ze = 105 cm e Zsf = 126 cm, onde Ze = cota da seção de entrada das bombas e Zsf = cota da seção final da instalação, a qual encontra-se dentro do reservatório de distribuição da bancada 7 e onde se tem a carga cinética.

  9. A instalação representada pela isométrica apresenta os seguintes comprimentos equivalentes:

  10. Pede-se:1. a perda de carga entre o trecho formado pelas seções (2) e (3) para o ensaio 9 da experiência de associação em série (dados obtidos em 04 de abril de 2007) (valor – 1,5);2. obter a equação, através da curva de tendência, do NPSHreq em função da vazão para a bancada 7 (B7) (valor – 1,5);3. o ponto de trabalho considerando a CCB da associação obtida através das curvas fornecidas pelos fabricantes das bombas (valor – 1,5);4. verificar o fenômeno de cavitação para o ponto de trabalho obtido no item anterior (valor – 1,5).