slide1 n.
Download
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
ÁREA/DEPTO MÊS/ANO da atualização Nome do responsável pela área/Depto ou apresentação Cargo/Função PowerPoint Presentation
Download Presentation
ÁREA/DEPTO MÊS/ANO da atualização Nome do responsável pela área/Depto ou apresentação Cargo/Função

play fullscreen
1 / 17

ÁREA/DEPTO MÊS/ANO da atualização Nome do responsável pela área/Depto ou apresentação Cargo/Função

115 Views Download Presentation
Download Presentation

ÁREA/DEPTO MÊS/ANO da atualização Nome do responsável pela área/Depto ou apresentação Cargo/Função

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. TITULO DA APRESENTAÇÃO Tamanho: 28 à 30 Tamanho: 22 à 26 Negrito Padrão de fontes: Times New Roman, Arial, Verdana, Tahoma e Calibri. Tamanho: 14 à 18 Maiúsculo • ÁREA/DEPTO • MÊS/ANO da atualização • Nome do responsável pela área/Depto ou apresentação • Cargo/Função Tamanho: 12 à 14Primeira letra Maiúsculo Após definir fonte e tamanho que serão utilizados procure manter o padrão.

  2. MODELO PADRÃO DE APRESENTAÇÃO • GARANTIA DA QUALIDADE • SETEMBRO / 2011 • Aline Pivoto • Gerente da Qualidade EXEMPLO

  3. ORIENTAÇÕES SLIDES Título principal do Slide Tamanho: 18 à 22 Negrito e maiúsculo Texto do slide Fonte: 16 à 18 As margens devem ser respeitadas. Tome cuidado para não colocar nada muito próximo as margens, para não ter surpresa na hora da apresentação, pois o texto pode ser cortado. Utilize textos alinhados ou centralizados. Para alterar este campo: Vá no menu exibição Slide Mestre Clique duas vezes sob o texto Fechar modo de exibição Mestre O objetivo desta nota é manter visível o departamento responsável pela apresentação e o assunto da apresentação, não do slide. No rodapé deverá constar o núm. do slide

  4. ORIENTAÇÕES SLIDES Certamente você já se deparou com uma apresentação difícil de ler, ou que comunicava pouco, não é? Que tal observarmos alguns modelos e tentarmos fazermos apresentações melhores? UTILIZAR NÃO UTILIZAR Modelo recomendado Modelo recomendado Modelo não recomendado Modelorecomendado Modelo não recomendado Modelorecomendado Modelo não recomendado Modelorecomendado Modelo não recomendado Lembre-se: Textos utilizados em apresentações com intuito de chamar a atenção do público acabam por muitas vezes dificultando a leitura, cansando a visão e dispersando a atenção .

  5. GRÁFICOS Os gráficos sinalizadores devem ser apresentados nas seguintes cores: Verde, amarelo e vermelho, ONDE: Utilizar para sinalizar um BOM resultado, ou seja, um resultado dentro da meta proposta. Dentro da meta proposta Amarelo significa uma variação ACEITÁVEL do indicador de até 3%* para mais ou para menos. No limite da meta proposta Utilizar para sinalizar um resultado RUIM, ou seja, um resultado abaixo da meta proposta, onde deverá ser realizada analise e ação para melhorar a performance. Fora da meta proposta * O valor da variação de 3% foi definida em reunião gerencial de 19/10/11 por sugestão do Assessor de planejamento e controle de Gestão, foi validada pelo grupo de gestores presentes no momento.

  6. GRÁFICOS Para os demais gráficos é recomendável utilizar o melhor modelo de gráfico para situação apresentada.

  7. GRÁFICOS - EXEMPLOS Gráficos de Colunas Gráfico de Barras Exibe as alterações dos dados em um período de tempo ou ilustra comparações entre itens. Quando há mais de uma sequencia é interessante inserir a legenda do gráfico. São semelhantes aos de coluna. Representa apenas uma variável e a cada barra esta associado um valor.

  8. GRÁFICOS - EXEMPLOS Gráficos de colunas agrupadas Utilizado para representar a evolução dos valores de séries diferentes de diversas categorias. Mostra a contribuição de cada valor para um total por categoria. O subtipo: 100% empilhadas mostra a porcentagem de contribuição de cada valor em relação a um total por categoria.

  9. GRÁFICOS - EXEMPLOS Gráfico de Barras agrupadas É utilizado para representar os valores de diferentes variáveis na mesma categoria/período.

  10. GRÁFICOS - EXEMPLOS Gráfico de Setores ou “Pizza” Esse gráfico é construído com base em um círculo, é empregado sempre que desejamos ressaltar a participação do dado no total. O total é representado pelo círculo, que fica dividido em tantos setores quantas são as partes.

  11. GRÁFICOS - EXEMPLOS Gráfico de Pareto É um gráfico de barras que dispõe a informação de forma a tornar evidente e visual a priorização de temas. O objetivo é quantificar as contribuições prováveis para cada causa raiz. Com o gráfico de pareto foi possível identificar que uma única causa raiz, a “Desorganização” produziu 50 % da lentidão no atendimento aos chamados. Representa o resultado da apropriação de mão-de-obra classificada em quatro grupos, onde o homem-hora efetivamente utilizado para a realização do serviço representa apenas 60% do total de homem-hora disponibilizado.

  12. GRÁFICOS - EXEMPLOS Gráfico de dispersão Adequado para descrever o comportamento conjunto de duas variáveis quantitativa, ou seja, possui valores numéricos nos dois eixos. Gráficos de linha Adequados para apresentar observações medidas ao longo do tempo, enfatizando sua tendência ou periodicidade.

  13. GRÁFICOS - EXEMPLOS Em todos os gráficos deve ter: Título, indicadores de leitura e legenda. Ex: Os mesmos auxiliam na interpretação dos dados informados nos gráficos

  14. ORIENTAÇÕES MODELO Este modelo de apresentação está disponível na Intranet. >Clique em Modelos e Padrões >Na janela seguinte procure por: Layout Apresentação Padrão (Power Point) Este modelo também está disponível através do link: http://www.gnu.com.br/intranet/modelos.php

  15. ENCERRAMENTO Obrigada à todos pela atenção. Lembre-se: É importante padronizar para otimizar os processos.

  16. MATERIAL DE APOIO Gráficos http://tecmundo.com.br/m/1745.htm http://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/graficos-setores.htm http://pt.scribd.com/doc/5688144/Graficos-Estatisticos http://www.tecmundo.com.br/1745-saiba-qual-tipo-de-grafico-representa-melhor-os-seus-dados-no-excel-2007.htm http://www.brasilescola.com/matematica/graficos.htm http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx http://www.pmisp.org.br/enews/edicao1106/artigo_02.asp