1 / 17

ESPAÇO SUSTENTÁVEL

ESPAÇO SUSTENTÁVEL. MARCOS DE OLIVEIRA COSTA. O QUE É SUSTENTABILIDADE?. SUSTENTABILIDADE: .CONSERVAÇÃO DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS SUSTENTADORES DA VIDA E DA BIODIVERSIDADE .GARANTIA DA SUSTENTABILIDADE DOS USOS QUE UTILIZAM RECURSOS RENOVÁVEIS

emile
Télécharger la présentation

ESPAÇO SUSTENTÁVEL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESPAÇO SUSTENTÁVEL MARCOS DE OLIVEIRA COSTA

  2. O QUE É SUSTENTABILIDADE?

  3. SUSTENTABILIDADE: .CONSERVAÇÃO DOS SISTEMAS ECOLÓGICOS SUSTENTADORES DA VIDA E DA BIODIVERSIDADE .GARANTIA DA SUSTENTABILIDADE DOS USOS QUE UTILIZAM RECURSOS RENOVÁVEIS .MANTER AS AÇÕES HUMANAS DENTRO DA CAPACIDADE DE CARGA DOS ECOSSISTEMAS SUSTENTADORES FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.

  4. FATORES INFLUENTES NA SUSTENTABILIDADE: .POLUIÇÃO .POBREZA .TECNOLOGIA .ESTILOS DE VIDA FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.

  5. É NO SÉCULO XIX QUE ENCONTRAMOS OS PRIMÓRDIOS DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE. JOHN RUSKIN E WILLIAM MORRIS FORAM OS PRIMEIROS CRÍTICOS DA INDUSTRIALIZAÇÃO. PRECONIZAVAM UM RETORNO AO SISTEMA MEDIEVAL DE PRODUÇÃO, BUSCANDO RECUPERAR A CAPACIDADE CRIADORA DO TRABALHO. O MOVIMENTO ART-NOVEAU RETOMA A NATUREZA COMO REFERÊNCIA.

  6. NOS ESTADOS UNIDOS HENRY THOREAU DESENVOLOVE O CONCEITO “TRANCENDENTALISTA” DE CUNHO ROMÂNTICO, VALORIZA O CONTATO DO HOMEM COM A NATUREZA. EM 1862 É PUBLICADO “MAN AND NATURE” DE GEORGE PERKINS MARSH. PELA PRIMEIRA VEZ É QUESTIONADA A SUPERABUNDÂNCIA DOS RECURSOS NATURAIS, ALÉM DE EXPOR AS RELAÇÕES ENTRE A VIDA ANIMAL E VEGETAL.

  7. OUTRA OBRA FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE FOI “ON THE ORIGIN OF SPECIES” DE CHARLES DARWIN PUBLICADA EM 1859. EM 1872 É CRIADO O PRIMEIRO PARQUE NACIONAL NORTE-AMERICANO, O YELLOWSTONE. OBRA POSSÍVEL GRAÇAS AS IDÉIAS DE JOHN MUIR QUE ESTABELECIAM RELAÇÃO ENTRE OS SERES VIVOS E O MUNDO MINERAL. É CONSIDERADO UM DOS PAIS DA ECOLOGIA.

  8. A ECONOMIA CLÁSSICA SE BASEIA NO CONCEITO DE CRESCIMENTO INFINITO. ESTE ESTÁ INTIMAMENTE LIGADO AO CONSUMO DE BENS FABRICADOS COM BASE EM MATÉRIAS PRIMAS NATURAIS FINITAS. DIANTE DESTA CONSTATAÇÃO A HUMANIDADE DEVERÁ MUDAR SEUS PADRÕES DE CONSUMO, O QUE TRARÁ CONSEQUÊNCIAS ECONÔMICAS IMPORTANTES.

  9. A PARTIR DO FINAL DOS ANOS 60 A CRISE AMBIENAL É RECONHECIDA OFICIALMENTE PELOS GOVERNOS. NESTE PERÍODO OCORREM EVENTOS PROVOCADOS PELO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE INDUSTRIAL: VAZAMENTOS DE PETRÓLEO NA COSTA DA CALIFÓRNIA, POLUIÇÃO DE MERCÚRIO NA COSTA DO JAPÃO E A PRECIPITAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA NO LESTE EUROPEU. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.

  10. UMA DAS CAUSAS DA CRISE FOI O FATO DA CIVILIZAÇÃO INDUSTRIAL TER RELEGADO TODOS OS LIMITES DE INTERFERÊNCIA SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DA FASE ANTERIOR, ATRELADA AO POSITIVISMO E À IDÉIA DE PROGRESSO, SEM TER TIDO A PREOCUPAÇÃO DE CRIAR PAR6AMETROS ÉTICOS SUBSTITUTIVOS. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.

  11. A PARTIR DO FINAL DOS ANOS 60 A CRISE AMBIENAL É RECONHECIDA OFICIALMENTE PELOS GOVERNOS. NESTE PERÍODO OCORREM EVENTOS PROVOCADOS PELO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE INDUSTRIAL: VAZAMENTOS DE PETRÓLEO NA COSTA DA CALIFÓRNIA, POLUIÇÃO DE MERCÚRIO NA COSTA DO JAPÃO E A PRECIPITAÇÃO DE CHUVA ÁCIDA NO LESTE EUROPEU. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.

  12. EM 1968 FOI CRIADO O CLUBE DE ROMA QUE REUNIA CIENTISTAS DE TODO MUNDO. O CLUBE ELABORA UM DOCUMENTO CHAMDO “LIMITES DO CRESCIMENTO”, ONDE SE DEMONSTRA QUE O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO E ECONÔMICO CONTINUASSE O PLANETA NÃO CONSEGUIRIA SUSTENTAR-SE. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.

  13. EM JUNHO DE 1972 A ONU REALIZA SUA CONFERÊNCIA PARA O MEIO AMBIENTE HUMANO, A CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO. NESTE ENCONTRO FOI CRIADO O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.

  14. EM 1987 A COMISSÃO MUNDIAL SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO – CMMAD – ELABORA UM RELATÓRIO INTITULADO “OUR COMMOM FUTURE”. NELE HAVIA O RECONHECIMENTO OFICIAL DE QUE O MEIO AMBIENTE ERA UM LIMITE AO CRESCIMENTO ECONÔMICO INFINITO. AO MESMO TEMPO DEVERIA SE BUSCAR UM MODELO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL QUE PERMITISSE A ERRADICAÇÃO DA POBREZA E A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA. FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.

  15. EM 1992 É REALIZADA A “CÚPULA DA TERRA”. A DOCUMENTO FINAL DESTE ENCONTRO FOI FIRMADO POR MAIS DE 170 PAÍSES E FICOU CONHECIDO COMO AGENDA 21(DECLARAÇÃO DO RIO). FONTE: FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento ambiental para a cidade sustentável. São Paulo: Annablume: FAPESP, 2001. 2ª ed.

  16. AGENDA 21: LA HUMANIDAD SE ENCUENTRA EN UN MOMENTO DECISIVO DE LA HISTORIA. NOS ENFRENTAMOS CON LA PERPETUACIÓN DE LAS DISPARIDADES ENTRE LAS NACIONES Y DENTRO DE LAS NACIONES, CON EL AGRAVAMIENTO DE LA POBREZA, EL HAMBRE, LAS ENFERMEDADES Y EL ANALFABETISMO Y CON EL CONTINUO EMPEORAMIENTO DE LOS ECOSISTEMAS DE LOS QUE DEPENDE NUESTRO BIENESTAR. NO OBSTANTE, SI SE INTEGRAN LAS PREOCUPACIONES RELATIVAS AL MEDIO AMBIENTE Y AL DESARROLLO Y SI SE LES PRESTA M S ATENCIÓN, SE PODR N SATISFACER LAS NECESIDADES B SICAS, ELEVAR EL NIVEL DE VIDA DE TODOS, CONSEGUIR UNA MEJOR PROTECCIÓN Y GESTIÓN DE LOS ECOSISTEMAS Y LOGRAR UN FUTURO M S SEGURO Y M S PRÓSPERO. NINGUNA NACIÓN PUEDE ALCANZAR ESTOS OBJETIVOS POR SÍ SOLA, PERO TODOS JUNTOS PODEMOS HACERLO EN UNA ASOCIACIÓN MUNDIAL PARA UN DESARROLLO SOSTENIBLE. FONTE: http://www.un.org/esa/sustdev/documents/agenda21

  17. PROTOCOLO DE KYOTO: OUTRO DOCUMENTO QUE TEVE ORIGEM NA “ECO 92”. O PROTOCOLO DEFINIA QUE OS PAÍSE INDUSTRIALIZADOS DEVRIAM PROMOVER UMA REDUÇÃO DA EMISSÃO DE GASES CAUSADORES DO EFEITO ESTUFA. EM 11 DE DEZEMBRO DE 1997 O PROTOCOLO FOI RATIFICADO PELA PRIMEIRA VEZ EM KYOTO NO JAPÃO. O PROTOCOLO PREVE TAMBÉM A CRIAÇÃO DE UM MERCADO DE CRÉDITOS DE EMISSÃO. OS EUA, MAIORES EMISSORES DO PLANETA, AINDA NÃO RATIFICARAM SUA ACEITAÇÃO AO PROTOCOLO.

More Related