1 / 17

Transição Feudalismo Capitalismo

Transição Feudalismo Capitalismo. Feudalismo.

esma
Télécharger la présentation

Transição Feudalismo Capitalismo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Transição Feudalismo Capitalismo

  2. Feudalismo O feudalismo  é um sistema econômico, político e social fundamentado na propriedade sobre a terra. Esta pertence ao senhor feudal que cede uma porção dessa terra ao vassalo em troca de serviços ocasionando uma relação de dependência. O feudalismo se inicia com o período das invasões bárbaras  e a posterior queda do Império Romano do Ocidente (Século V) que transformam toda a estrutura política e econômica da Europa Ocidental descentralizando-a. Os povos “bárbaros” ao ocuparem parte das terras da Europa Ocidental contribuem com o processo de ruralização e o surgimento de diversos reinos.

  3. Características do Feudalismo  • Poder descentralizado (nas mãos dos senhores feudais); • Economia baseada na agricultura; • Utilização do trabalho dos servos; • As vilas e o colonato tornam-se o centro da nova estrutura sócio-econômica que tem um sistema produtivo basicamente voltado para o suprimento das necessidades individuais dos feudos; • Os feudos, por sua vez, constituíam a unidade territorial da economia feudal, caracterizando-se pela sua auto-suficiência econômica, produção predominantemente agropastoril e ausência quase total de comércio;

  4. Estrutura Política do Feudalismo  Prevaleceram na Idade Média as relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferece ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todos os poderes, jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras (feudos).

  5. Sociedade feudal  A sociedade feudal era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corvéia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidade (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal).

  6. Economia feudal A economia feudal baseava-se principalmente na agricultura. Existiam moedas na Idade Média, porém eram pouco utilizadas. As trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal. O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha a terra possuía mais poder. O artesanato também era praticado na Idade Média. A produção era baixa, pois as técnicas de trabalho agrícola eram extremamente rudimentares. O arado puxado por bois era muito utilizado na agricultura.

  7. Fim do Feudalismo e Transição para o Capitalismo O feudalismo não terminou de uma hora para outra, ou seja, de forma repentina. Ele foi aos poucos se enfraquecendo e sendo substituído pelo sistema capitalista. Podemos dizer o feudalismo começou a entrar em crise, em algumas regiões da Europa, já no século XII, com várias mudanças sociais, políticas e econômicas. O renascimento comercial, por exemplo, teve um grande papel na transição do feudalismo para o capitalismo.

  8. Causas da crise do feudalismo  A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal: • O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas, expansão marítmo-comercial; • O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades. Este fator desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, característica principal do feudalismo; • Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades). Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidades de trabalho nos centros urbanos; • As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal; • O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuia alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais; • Com o aumento dos impostos, proporcionados pelo desenvolvimento comercial, os reis passaram a contratar exércitos profissionais. Este fato desarticulou o sistema de vassalagem, típico do feudalismo; • No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Começava a surgir as bases de um novo sistema, o capitalismo.

  9. HISTÓRICO DO CAPITALISMO

  10. CAPITALISMO COMERCIAL • Primeira fase do Capitalismo (também é chamado de “pré-capitalismo”) • Iniciou-se no Renascimento Comercial dos séculos XIII e XIV e se estendeu até o séc. XVIII; • Ganhou força no início no século XV e XVI com o surgimento da burguesia comercial europeia e as Grandes Navegações, que foram expedições em busca da exploração de novos produtos para comercialização, como as especiarias, os metais e outras matérias-primas na América, África e Ásia

  11. CAPITALISMO INDUSTRIAL • Sucedeu o capitalismo comercial; • Inicia-se por volta do séc. XVIII e se estende até o séc. XIX; • É impulsionado pela Revolução Industrial iniciada na Inglaterra; • Maximização, mecanização e aumento na velocidade da produção visando o lucro; • Desenvolvimento das indústrias têxtil, naval e siderúrgica; • Classes sociais: trabalhadores (vendem sua força de trabalho = salário), proprietários de terra arrendada e burguesia industrial (proprietária dos meios de produção) • Níveis elevadíssimos de exploração do trabalhador e de pobreza, trabalho infantil, péssimas condições de trabalho e moradia;

  12. CAPITALISMO FINANCEIRO • Inicia-se no final do séc. XIX e está em vigor atualmente; • Subordinação dos meios de produção para a acumulação de dinheiro e obtenção de lucros através do mercado financeiro (ações, produtos financeiros, títulos, derivativos e mercado de câmbio); • Integração do capital industrial com o capital bancário = mercado global; • Surgimento de empresas multinacionais por volta de 1945 e expansão global = produção barata e globalizada; • Aceleração do desenvolvimento de tecnologias mecânica e informacionais (Internet) • Expansão do setor terciário da economia;

  13. Exercícios Vestibular (UFRN) Os acontecimentos abaixo constituem as características principais do feudalismo, exceto: a) Ausência de poder centralizado.b) As cidades perdem sua função econômica.c) Instauração da relação vassalagem / suserania.d) Comércio internacional intenso.e) Organização do trabalho com base na servidão. (PUC – RS – 1998) Dentre as causas da crise do sistema feudal, podem-se apontar as seguintes: a) a reabertura do mar Mediterrâneo, o desenvolvimento de uma economia comercial e o fortalecimento do poder real. b) o desenvolvimento de uma economia comercial, o enfraquecimento do poder da Igreja e o fortalecimento do regime servil de trabalho. c) a aliança da burguesia com os senhores feudais, o combate aos privilégios da nobreza e a cisão entre a Igreja e o Estado. d) o fortalecimento do poder real, o combate aos privilégios da nobreza e o fim da sociedade estamental. e) a reabertura do mar Mediterrâneo, a retração do comércio e as lutas entre católicos e evangélicos

  14. (UFES) Sobre o sistema capitalista, analise as alternativas abaixo, destacando a alternativa correta: a) A propriedade pertence ao Estado. b) Só existe um partido - monopartidarismo. c) Só existe uma classe social, onde todos ganham em média os mesmos salários. d) Fechado para a participação política, ou seja, ninguém possui o direito a votar. e) Visa ao lucro e a propriedade é privada, pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas.

More Related