1 / 14

Filosofia

Filosofia. Prof. Everton da Silva Correa. O nascimento da lógica. Heráclito e Parmênides. Como uma onda no mar. Lulu Santos http://www.cifraclub.com.br/lulu-santos/como-uma-onda/. Heráclito de Éfeso (540 a.C. – 470 a.C.). Parmênides de Eleia (c. 530 a.C. – c. 460 a. C.).

evonne
Télécharger la présentation

Filosofia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Filosofia Prof. Everton da Silva Correa

  2. O nascimento da lógica Heráclito e Parmênides

  3. Como uma onda no mar Lulu Santos http://www.cifraclub.com.br/lulu-santos/como-uma-onda/

  4. Heráclito de Éfeso (540 a.C. – 470 a.C.) Parmênides de Eleia (c. 530 a.C. – c. 460 a. C.)

  5. Heráclito versus Parmênides Afirmava que somente a mudança é real e a permanência é ilusória. Afirmava que somente a identidade e a permanência são reais e a mudança, ilusória.

  6. Heráclito de Éfeso O mundo, dizia Heráclito, é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário. A luta é a harmonia dos contrários, responsável pela ordem racional do universo.

  7. Parmênides de Eleia O Ser, dizia Parmênides, é o lógos, porque sempre idêntico a si mesmo, sem contradições, imutável e imperecível. O devir, o fluxo dos contrários, é a aparência sensível, mera opinião que formamos porque confundimos a realidade com as nossas percepções.

  8. Assim, Heráclito Parmênides Afirmava que a verdade e o lógos são a mudança das coisas nos seus contrários. Afirmava que a verdade e o lógos são a identidade do Ser imutável.

  9. E agora? Parmênides introduz a ideia de que o que é contrário a si mesmo não pode ser (existir), uma vez que uma coisa que se torna o oposto de si mesma destrói-se a si mesma, torna-se nada. Para Parmênides, a identidade é essa lei racional.

  10. A história da filosofia grega é a história de um gigantesco esforço para encontrar uma solução para o problema posto por: Heráclito Parmênides O pensamento deve ser um fluxo perpétuo e a verdade é a perpétua contradição dos seres em mudança contínua. O mundo em que vivemos não tem sentido, não pode ser conhecido, é uma aparência impensável e nos faz viver na ilusão.

  11. Seria preciso, portanto, uma solução que provasse que: • A mudança e os contrários existem e podem ser pensados; • Mas, ao mesmo tempo, que provasse que a identidade ou permanência dos seres também existe. Como encontrar essa solução?

  12. Dessa forma, A busca dessa solução teria como consequência o surgimento de duas disciplinas filosóficas: • A lógica: que estudaremos agora; • E a metafísica ou ontologia, que estudaremos mais tarde.

  13. Questões • Explique qual foi o conflito entre a filosofia de Heráclito e a de Parmênides. • Por que os conflitos entre as filosofias de Heráclito e de Parmênides suscitaram o aparecimento da lógica? Gravura de M. C. Escher em que é possível observar o fluxo dos contrários de Heráclito.

  14. FIM Referência: CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 14. ed. São Paulo: Ática, 2010. p. 135-136.

More Related