1 / 78

Victory Fernandes

Victory Fernandes. Engenheiro Eletricista - UNIFACS Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior - UNIFACS Mestrando em Medicina - Neurociências – UFBa www.tkssoftware.com/victory victoryfernandes@yahoo.com.br @victoryjorge. www.tkssoftware.com/victory. Victory Fernandes.

feleti
Télécharger la présentation

Victory Fernandes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Victory Fernandes Engenheiro Eletricista - UNIFACS Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior - UNIFACS Mestrando em Medicina - Neurociências – UFBa www.tkssoftware.com/victory victoryfernandes@yahoo.com.br @victoryjorge

  2. www.tkssoftware.com/victory

  3. Victory Fernandes Experiência Docente com Microcontroladores • Professor da UNIFACS – 2006 a 2010 • Disciplina ministrada com 8051 • Disciplina ministrada com PIC • Professor da AREA1 – 2012 - Atual • Disciplina ministrada com ARDUINO

  4. Victory Fernandes Experiência de Projetos com Microcontroladores • Envolvido no projeto e competição de robôs Autônomos desde 2006 • Sumô de Robôs – 3Kgx20x20cm e 500gx10x10cm • Futebol de Robôs – SmallSizedLeague • www.roboticaaplicada.com.br

  5. www.tkssoftware.com/victory

  6. Victory Fernandes Experiência de Projetos com Microcontroladores Projeto MDG - Multideglutógrafo Triagem de pacientes com Doença de Parkinson para detecção de indicadores de aspiração silenciosa

  7. Victory Fernandes Experiência de Projetos com Microcontroladores Projeto ParkiGlove Armazenamento e análise do padrão dos tremores da Doença de Parkinson

  8. Victory Fernandes Experiência de Projetos com Microcontroladores Projeto PATC Análise em tempo real do padrão dos tremores da Doença de Parkinson e atuação via eletroestimulação para supressão ativa do tremor.

  9. Apresentação da Disciplina Sistemas Embarcados

  10. Ementa O aluno identificará os conceitos básicos de um sistema embarcado onde a análise e estudo requerem do projetista um conhecimento não apenas de programação clássica, mas também noções de controle de processos, sistemas de tempo real, tecnologias de aquisição de dados (conversores analógico-digitais e sensores de um modo geral) e de atuadores (conversores digital-analógicos, PWM, etc.), além de um cuidado especial no que se refere à eficiência (estruturação, tamanho e velocidade) do código produzido!

  11. Objetivos Específicos Ao final da disciplina, o aluno deve ser capaz de: Identificar as diferenças e aplicabilidades de sistemas embarcados Analisar projetos de sistemas embarcados sugerindo melhorias utilizando os conceitos aprendidos. Realizar simulações e testes em sistemas embarcados dentro das especificações requiridas e focando em objetivos pré-determinados.

  12. Apresentação da Disciplina Micro Controladores

  13. Ementa Identificar as principais características e funcionalidades das arquiteturas de um microcontrolador típico avaliando suas limitações e aplicabilidade em projetos. O aluno desenvolverá a habilidade de criar e simular os códigos. O aluno terá a oportunidade de utilizar kit de microcontrolador. Todo esse processo será baseado em aulas expositivas, aulas práticas em laboratório, simulações e projetos de circuitos.

  14. Objetivos Específicos Ao final da disciplina, o aluno deve ser capaz de: Interpretar o funcionamento de um microprocessador baseado nos fundamentos aprendidos com a finalidade de indicar aplicações de microcontrolador. Analisar projetos de microcontrolados sugerindo melhorias utilizando os conceitos aprendidos. Projetar e realizar simulações e testes de projetos microcontroladosos conceitos/comandos/instruções aprendidos.

  15. AVALIAÇÃO • P1 – Prova Escrita individual • Projeto proposto no enunciado da avaliação • Algoritmo (Fluxograma) + Programa em C + Eletrônica • P2 – Trabalho em equipe • Projetos propostos no enunciado da avaliação • Possível substituir por projetos de interesse do aluno

  16. Conceitos Básicos de ARDUINO Professor Victory Fernandes

  17. www.arduino.cc ARDUINO é uma plataforma open-source de software e hardware para prototipagem flexível, fácil de usar e multiplataforma!

  18. Software • O microcontrolador pode ser programado utilizando a linguagem de programação C para Arduino • Linguagem baseada em Wiring (www.wiring.org.co) • O desenvolvimento dos aplicativos é feito no ambiente de programação próprio do arduino • Desenvolvido em Processing (www.processing.org)

  19. Programação em C é requisito básico desta disciplina!1. Reservem livros2. Revisem C3. Tirem dúvidas

  20. Arduino UNO

  21. Arduino UNO

  22. Frequência Unidade no SI: Hertz[Hz] = 1ciclo/seg

  23. Clock de 16MHz Em eletrônica e especialmente em circuitos digitais síncronos, o clock é um sinal usado para coordenar as ações de dois ou mais circuitos eletrônicos. Um sinal de clock oscila entre os estados alto e baixo, normalmente usando um duty cycle de 50%, e gerando uma onda quadrada. Unidade de frequência no SI: Hertz[Hz] = 1ciclo/seg

  24. www.atmel.com

  25. datasheet

  26. Significa dizer que podemos executar até 16x106 instruções por segundo! Não existe divisão interna de clock, arquitetura Harvard conceito de “fast-access Register File” permiteexecutar 1 instruçãoporciclo de clock

  27. 131 instruções Assembler... a maioria de um único ciclo!

  28. Arduino MEGA

  29. Arduino UNO

  30. Memória Flash Memória do tipo EEPROM, re-gravável que, ao contrário de uma memória RAM convencional, preserva o seu conteúdo sem a necessidade de fonte de alimentação. Armazena o código do programa que gravamos no Arduino, assim ao retirar a alimentação da placa o código continua gravado e não é perdido!

  31. Memória SRAM Static Random Access Memory, memória estática de acesso aleatório, mantém dados armazenados enquanto alimentação é mantida mas ao contrário da DRAM, não requer refresh. Utilizada para executar o programa que gravamos no Arduino, assim ao retirar a alimentação da placa qualquer status de variáveis de execução do código é perdido!

  32. Memória EEPROM Electrically-Erasable Programmable Read-Only Memory, memória não volátil, que ao contrário de uma EPROM, uma EEPROM pode ser programada e apagada eletricamente várias vezes. Utilizada para que seu programa grave dados que deseje recuperar posteriormente caso a alimentção seja perdida a exemplo de status de variáveis de execução do código!

  33. Onde comprar?

  34. No Brasil...

  35. No Brasil...

  36. No Exterior...

  37. No Exterior...

  38. Arduino Shields

  39. Arduino Shields O conceito de shields permite empilhar placas com diferentes funcionalidades. Dá flexibilidade ao Arduino para se adequar a diferentes projetos de forma rápida, basta comprar o shield desejado e empilhar. Não encontrou um shield?! Você pode construir o seu e pessoas do mundo todo poderão comprar e será sempre compatível!

  40. shieldlist.org

  41. GSM-GPRS GPS

  42. Display de 7 segmentos Display colorido Display 16x2

  43. Controle de Motor Ponte H – 1A Controle de Motor Ponte H – 2A

More Related