1 / 19

NME – Varejo – Casas Bahia

NME – Varejo – Casas Bahia. Leandro Giglio Márcia H Borré Rafael C Santos. Índice. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Análise SWOT Matriz de Importância vs Desempenho Estratégias e Ações Gestão Tecnologia Pessoas Resultados Esperados. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza.

gaetan
Télécharger la présentation

NME – Varejo – Casas Bahia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NME – Varejo – Casas Bahia Leandro Giglio Márcia H Borré Rafael C Santos

  2. Índice • Matriz Impacto vs Grau de Incerteza • Análise SWOT • Matriz de Importância vs Desempenho • Estratégias e Ações • Gestão • Tecnologia • Pessoas • Resultados Esperados

  3. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza

  4. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Clientes: Atual: A Casas Bahia possui uma cliente fidelizada no que diz respeito ao consumo através de carnês e condições facilitadas de pagamento. Além disso a empresa consegue focar diversos segmentos sociais com sua gama diversificada de produtos, despertando o desejo e necessidade de compra de seus produtos através de propagandas e promoções. Futuro: A tendência aponta para a continuidade de crescimento das empresas varejistas brasileiras devido ao bom momento econômico que o país desfruta. Com isso a continuidade dos negócios atuais da Casas Bahia possui um ótimo horizonte. Contexto: Quando se trata de possibilidade de aquisição de artigos e equipamentos por parte das classes C, D e E, que há uma década atrás era exclusividade das classes A e B, fala-se de um mercado promissor. A isso se soma o excelente momento econômico brasileiro.

  5. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Ambiente Tecnológico: Atual: No âmbito tecnológico, a empresa foi uma das últimas empresas de seu setor a aceitarem o cartão de crédito como forma de pagamento e disponibilizar seus produtos para venda virtual através de um site 24h. Futuro: A tendência aponta para a utilização cada vez mais intensa de recursos tecnológicos que aprimorem a capacidade da empresa de gerar valor, como, por exemplo, softwares de gestão de pessoas, recursos eletrônicos de análise de seus clientes e monitoramento de seus estoques e entregas. Contexto: Em um mundo globalizado onde a concorrência cresce a cada dia e a necessidade por geração de valor e redução de custos assume caráter de sobrevivência, as ferramentas tecnológicas passam a ser de extrema e fundamental importância para as empresas.

  6. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Ambiente Econômico: Atual: O cenário econômico atual é de crescimento e bastante favorável para o setor varejista. As previsões do Banco Central do Brasil apontam para um crescimento de 7,5% do PIB em 2010. Futuro: As perspectivas para o ambiente econômico brasileiro são positivas. Destacado por muitos especialistas, o Brasil é apontado como uma das economias emergentes que mais crescerão nos próximos anos. Contexto: Dentro desse contexto de crescimento e prosperidade, cabe a Casas Bahia aproveitar a oportunidade para crescer e se expandir sua atuação para outras regiões onde ela não possui muita expressividade, como é o caso do Norte e Nordeste.

  7. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Poder de Barganha: Atual: Por ser uma das maiores rede varejista do Brasil, a Casas Bahia possui grande poder de barganha perante seus fornecedores. Futuro: Através da fusão com o Pão-de-Açucar o poder de barganha da nova empresa tende a aumentar, de modo que a companhia poderá aumentar sua margem operacional e gerar mais lucro. Contexto: A Nova Casas Bahia, empresa resultante da recente fusão está muito bem posicionada no que diz respeito ao poder de barganha por ser o resultado de duas gigantes do setor varejista.

  8. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Inovação: Atual: A Casas Bahia não possui um comportamento de reagir de forma rápida às necessidades do mercado, de forma que é uma das últimas empresas a inovar. Um grande exemplo é a adoção de cartões de crédito como forma de pagamento somente em 2002 Futuro: A inovação assume grande importância no que diz respeito a adaptação de seus produtos e serviços à necessidade do mercado, de preferência antes de seus concorrentes a fim de se obter vantagem competitiva. Contexto: A Casas Bahia é considerada uma empresa “lenta” no que diz respeito a mudanças e inovações, fato que passa a representar um grande risco para a empresa quando se trata de um ambiente varejista extremamente competitivo e em constantes mudanças.

  9. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Qualidade dos Serviços: Atual: Através de fórum de discussões e baseado em opiniões de clientes, a Casas Bahia não possui uma boa avaliação de seus serviços no que diz respeito ao atendimento de seus funcionários e suporte pós-venda. Futuro: A tendência para esse fator aponta para a imprescindível necessidade das empresas possuírem uma boa qualidade em seus serviços, sejam eles de atendimento, suporte pós-venda, entrega, etc. Existem pesquisas que mostras que clientes estão dispostos a comprar em outra empresa, mesmo que essa possua um preço maior, caso for mal atendido. Contexto: Como a Casas Bahia adota o sistema de comissão, é comum que os vendedores fiquem com receio ou até mesmo decidam não atender determinado cliente com o pensamento de que o indivíduo não irá efetivar a compra. Além disso, é de conhecimento que os gerentes não recebem baseado em comissões, fato que leva o descontentamento de alguns desses funcionários por ganharem menos que alguns de seus subordinados. Desse modo, esse fator passa a representar um risco para a empresa que deveria propor uma outra forma de remuneração para os gerentes e funcionários de modo que a qualidade do atendimento melhore.

  10. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Ambiente Político: Atual: O cenário político atual é estável e favorável ao crescimento econômico nacional, com a intervenção do Estado quando se faz necessário (compra de dólares, programas de estímulos, etc.). Futuro: Não existem fatores de preocupação no que diz respeito ao ambiente político para o futuro. Independentemente da sucessão presidencial que ocorrerá no ano que vem não se acredita em uma grande mudança na forma política adotada pelo governo Contexto: Através da estabilidade política o país pode se desenvolver de forma consistente e sustentável, atraindo a atenção e capital de países e investidores estrangeiros, estimulando assim a economia nacional e favorecendo conseqüentemente o setor varejista

  11. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Concorrência: Atual: Com o bom momento da economia nacional surgem outras empresas varejistas que cresceram devido à disponibilidade de crédito, aumento do poder de compra e vendas às classes C, D e E. Futuro: A tendência aponta para o crescimento da concorrência entre as empresas e aumento da disputa por clientes. Nessa briga comercial, levará vantagem a empresa que atender melhor as necessidades do cliente, como preço baixo, maior qualidade, rapidez de entrega, produtos inovadores e melhor atendimento. O resultado dessa disputa será a criação de alianças estratégicas entre concorrentes visando a formação de conglomerados que terão vantagens no que diz respeito ao poder de barganha, carteira de clientes e área de atuação (ex: Casas Bahia / Pão-de-Açucar e Ricardo Eletro / Insinuante). Contexto: Esse cenário de aumento da competitividade e disputa por consumidores é justificado pelo contexto atual de crescimento do consumo doméstico nacional e pelas boas perspectivas econômico-sociais para o futuro.

  12. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Disponibilidade de Crédito: Atual: A disponibilidade de crédito é hoje um dos principais propulsores das vendas domésticas. As vendas dessa modalidade foram responsáveis por cerca de 60% das vendas domésticas no ano passado. A disponibilidade de crédito no Brasil atingiu em 2010 o nível de 47% do Produto Interno Bruto. Futuro: A tendência para o crédito se baseia no contínuo crescimento de sua disponibilidade aproximando-se de níveis de países considerados desenvolvidos, onde o total de crédito liberado chega a 100% do PIB. Contexto: Quando se trata de crédito, fala-se indiretamente da confiança de bancos e investidores no país, isso porque acredita-se que as pessoas honrarão seus compromissos financeiros. Sendo assim, a disponibilidade de crédito surge como um excelente indicador de confiança dos investidores estrangeiros e instituições financeiras no país e passa a ter grande importância no crescimento econômico e social do Brasil.

  13. Matriz Impacto vs Grau de Incerteza Logística: Atual: A Casas Bahia possui uma frota própria de veículos e diversos centros de distribuição a fim de reduzir o tempo dos produtos entre os fornecedores e os clientes, além de permitir uma melhor análise e controle dos estoques. Futuro: Sem dúvidas, o futuro das empresas de sucesso será baseado em organizações que conseguirem aperfeiçoar e evoluir seu sistema logístico, resultando em um melhor controle de estoque e aproximando seus fornecedores, lojas e clientes. Contexto: Uma grande ameaça para a Casas Bahia é o custo de seu sistema logístico. Isso porque sendo a proprietária da frota de veículos que utiliza para distribuição das mercadorias, a empresa pode gerar gastos desnecessários, ao passo que outras empresas estão terceirizando esse serviço em busca de redução de custos operacionais.

  14. Análise SWOT Interno Externo

  15. Matriz Importância x Desempenho

  16. Estratégias e Ações 2012 • Expansão Geográfica: Nordeste 2011 • Novas Práticas de Gestão • Treinamento/ Alinhamento estratégico • Nova política de remuneração • Parcerias e novos produtos 2010 • Estruturação e Divulgação do Website

  17. Estruturação e divulgação do website. Estratégias e Ações A. Tecnologia. B. Gestão. • Práticas Corporativas melhores e eficientes. • Foco no desempenho coletivo: política de bonificação variável • Gama de produtos voltados às classes C, D e E. • Expansão Geográfica: novos mercados no NE ( 13% PIB) C. Pessoas. • Treinamento para alinhamento estratégico. • Formação de equipes integradas na busca de metas e nivelamento de padrão de atendimento adequado ao público alvo.

  18. Aproveitar o aumento do nível de crédito e o incremento do poder de consumo das classes mais baixas para expandir seu negócios e afirmar sua presença no território nacional Resultados Esperados Ser líder no segmento de varejo no Brasil Rede de atendimento varejista por todo o país Explorar novas áreas de consumo, aumentando a penetração no varejo do Brasil e aumentando participação nas regiões em desenvolvimento e com relevância na participação das riquezas do país. Transformação das práticas de gestão Fazer uso do know-how do grupo Pão de Açucar para aprimorar a estrutura logística e programas de eficiência, redução de custos e velocidade de resposta às variações de mercado. Estabelecimento de novas parcerias Antecipar-se às novas demandas geradas pelo desenvolvimento econômico e social através de parcerias e ofertas de novos produtos e serviços voltados às classes C e D. Adaptar-se às novas tecnologias Adequar-se com velocidade às demandas de tecnologia dos mercados alvo.

  19. Obrigado!

More Related