1 / 13

As 7 maravilhas da gastronomia portuguesa

As 7 maravilhas da gastronomia portuguesa. Trabalho feito por: Ana Sofia nº2, Inês nº19 e Mariana nº23 Curso profissional de Turismo. Introdução:. Neste trabalho pretendemos falar das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, assim como, um pouco sobre cada ela. Esperemos que gostem .

gaston
Télécharger la présentation

As 7 maravilhas da gastronomia portuguesa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As 7 maravilhas da gastronomia portuguesa Trabalho feito por: Ana Sofia nº2, Inês nº19 e Mariana nº23 Curso profissional de Turismo

  2. Introdução: • Neste trabalho pretendemos falar das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa, assim como, um pouco sobre cada ela. • Esperemos que gostem .

  3. Alheira • A alheira é um enchido típico da culinária portuguesa cujos principais ingredientes podem ser carne de aves, pão, azeite, banha, alho e colorau. • Segundo a tradição, este enchido terá sido criado por cristãos novos que, em segredo, continuavam a guardar costumes da sua renegada religião judaica, a fim de dar a entender a toda a sociedade que eram cristãos assumidos e bem integrados. Como o judaísmo proíbe o consumo da carne de porco, alguns dos supostamente recém convertidos teriam inventado um chouriço onde discretamente a carne de ave substituía a carne de porco, tradicional entre os cristãos. Desta forma, nas primeiras alheiras foram usadas várias carnes alternativas ao porco, tais como peru, galinha e outras aves.

  4. Alheira • Na região de origem a norte de Portugal (Trás-os-Montes) a alheira é consumida grelhada, ou assada em lume brando, acompanhada por batata cozida com um fio de azeite, e legumes da época variados. Mais a sul o mais natural é encontrar os menus com a alheira frita, batatas fritas, ovo estrelado e saladas de alface e tomate. Por vezes, é também acompanhada por grelos de couve. É uma presença habitual nas ementas dos restaurantes de todo o país. • A mais famosa das alheiras é a oriunda de Mirandela, na região de Trás-os-Montes, frequentemente considerada a de melhor qualidade, tendo sido nomeada uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

  5. Queijo Serra da Estrela • Queijo Serra da Estrela remonta ao séc. XII é o mais antigo dos queijos Português e dos mais afamados de todo o Mundo. Esteve presente nas mesas reais e foi mesmo evocado por Gil Vicente no séc. XVI. • A Serra da Estrela serve de pasto às ovelhas "Bordaleiras Serra da Estrela" ou "Churra Mondegueira", que são consideradas como as de melhor aptidão leiteira. Para que o queijo atinja a qualidade desejada deve ser feito sempre da mesma ordenha. Actualmente, o fabrico do queijo e seu ritual são feitos de forma tradicional, como há centenas de anos. Os pastores saem com o gado de manhã e regressam ao fim da tarde. Mulheres e filhas fazem o queijo de acordo com as técnicas que as suas antecessoras lhes legaram. O pastor deve escolher cuidadosamente o pasto das suas ovelhas, pois certas ervas dão mau gosto ao leite. Todos os dias o pastor ordenha as ovelhas ao cair da noite, após o que a sua mulher prepara o leite para fazer o queijo.

  6. Queijo Serra da Estrela • DOP, vulgarmente chamado Queijo da Serra, é um queijo curado, com pasta semimole, amanteigada de cor branca ou amarelada. É feito a partir de leite de ovelha, na região da Serra da Estrela. • Celorico da Beira é o cartão-de-visita do verdadeiro Queijo Serra da Estrela adequando as condições naturais privilegiadas do Rio Mondego, assim conhecida com titulo "Capital do Queijo da Serra da Estrela". • O queijo da serra foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal em 2011.

  7. Caldo verde • O caldo verde é uma sopa de couve galega, tipicamente do norte de Portugal continental, mas muito divulgada por todo o país - é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas. • O Caldo Verde foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

  8. Sardinha assada • A sardinha assada é um prato tradicional da cozinha portuguesa, originário da região de Lisboa e Vale do Tejo e é uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. Em Portugal, é costume confeccionar este prato no fim das festas populares, normalmente chamado de Sardinhada.

  9. Origens • Desde o século XVI que era reconhecida a importância da sardinha como se comprova pelo recenseamento de peixes do litoral lusitano realizado por Duarte Nunes do Leão . • No mesmo mar de Setúbal e no de Sesimbra, sua vizinha, há a mais sardinha e mais saborosa que se pode dar; a qual, além de sustentar o Reino, se leva por mar a outras partes, e por terra ao reino de Castela, para onde sai grande carregação até a corte de Madrid. • Recenseamento de peixes do litoral lusitano, século XVI • Já em 1855, na exposição Internacional de Paris, as sardinhas de Setúbal alcançam uma menção honrosa, tendo a 15 de Janeiro de 2010 sido o primeiro pescado da União Europeia e da Península Ibérica a obter o rótulo azul com a certificação de sustentabilidade e boa gestão dos recursos piscatórios, MSC ("Marine StewardshipCouncil"). • As sardinhas assadas, fruto de uma forte tradição piscatória, são um dos pratos mais saboreados da cozinha portuguesa, existindo inúmeras receitas para a sua confecção, sendo no entanto a mais utilizada a sardinha assada na brasa, um prato que aumenta exponencialmente de consumo durante as festas dos santos populares. • A melhor maneira de as confeccionar é preparando-as de véspera e temperando-as com sal grosso, colocando-as num grelhador duplo por cima das brasas, sem chama, assando em lume brando, normalmente acompanhadas com pimento assado também na brasa e batata cozida. Devem ser saboreadas colocando-se em cima de uma fatia grossa de pão que absorve a sua gordura natural

  10. Arroz de marisco • Arroz de marisco é um prato tradicional da gastronomia de Portugal, tendo a sua origem na praia da Vieira, na região da Marinha Grande e foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. • Como o nome indica, o prato é confeccionado com diversos tipos de mariscos. Entre estes, contam-se os camarões, as amêijoas, a sapateira, a lagosta, o mexilhão e o berbigão. As combinações de mariscos utilizadas variam de região para região, consoante as receitas, a disponibilidade e o preço de cada um dos mariscos. • Os mariscos são cozidos em primeiro lugar, aproveitando-se o caldo resultante da cozedura destes para cozer, em seguida, o arroz. A este caldo, é possível acrescentar cabeças de camarões, no caso de estes serem descascados (podem ser apresentados inteiros ou descascados). • Antes de proceder à cozedura do arroz, é comum fazer-se um refogado, que pode ser constituído por alho, tomate, cebola e azeite. Em seguida, é adicionado o caldo, onde ser leva a cozer o arroz. Nesta fase, também pode ser adicionado vinho branco. • No fim, quando o arroz estiver quase cozido, são adicionados os mariscos previamente cozidos e coentros picados. • O arroz de marisco com tamboril é uma das variações desta receita, que inclui pedaços deste peixe, para além dos mariscos.

  11. Leitão assado à Bairrada • Leitão assado à Bairrada é um dos pratos regionais mais conhecidos e apreciados da região da Bairrada, em Portugal, tendo sido nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal. • Apesar de se saber que os romanos já apreciavam leitão, não são muitos os livros de gastronomia que o referem assado. Facto é que desde o século XVII que a criação de suínos se tornou excedentária em terras da Bairrada e esse facto constituiu um grande impulso que o levou à sua comercialização. • O documento mais antigo que se refere a esta iguaria é uma receita conventual de 1743, provavelmente do Mosteiro do Lorvão ou do Mosteiro da Vacariça, compilada num caderno de refeitório de 1900 por António de Macedo Mengo, na qual é descrita uma receita que quase coincide com a receita actual. • Devido a esta falta de documentação mais exacta, todos os concelhos da região da Bairrada reivindicam a sua origem, desde o concelho da Mealhada, a Sul até ao de Águeda, a Norte, não sendo consensual e gerando várias disputas.

  12. Pastel de nata • Os pastéis de nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Aí, tradicionalmente, os pastéis de Belém comem-se ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó. • O Pastel de Belém foi eleito em 2011 uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

  13. Conclusão • Com este trabalho concluímos que estas 7 maravilhas são em geral muito apreciadas por Portugal inteiro. • Espero que tenham gostado.

More Related