1 / 22

Liberais e Nacionalistas

Liberais e Nacionalistas. A arte e a Revolução. Esta pintura chama-se “ A liberdade guiando o povo ” e foi pintada pelo artista romântico francês Eugène Delacroix. A arte e a revolução andaram muitas vezes de mãos dadas. Congresso de Viena.

gayle
Télécharger la présentation

Liberais e Nacionalistas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Liberais e Nacionalistas

  2. A arte e a Revolução • Esta pintura chama-se “A liberdade guiando o povo” e foi pintada pelo artista romântico francês Eugène Delacroix. • A arte e a revolução andaram muitas vezes de mãos dadas.

  3. Congresso de Viena • O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências européias que teve lugar na capital austríaca, entre 01 de Outubro de 1814 e 09 de Junho de 1815. O Congresso de Viena por Jean-Baptiste Isabey, 1819.

  4. Líderes: Áustria, Rússia, Prússia, Inglaterra. Obs.: Portugal não podia participar pois era uma coroa refugiada na colônia; Objetivos • refazer o mapa europeu • recolocar no trono os reis depostos por Napoleão Bonaparte, ou seja, voltar o absolutismo; • recolonizar as nações americanas. 

  5. Medidas: • Restaura o absolutismo real; exceto em Portugal, onde o rei foi deposto; • Cria uma força armada para manter a paz ( Santa Aliança); • O Brasil é elevado à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves; pois assim, Portugal poderia participar do congresso; • Obriga D. João a devolver a Guiana.   

  6. Santa Aliança • Para garantir, em termos práticos, a aplicação das medidas conservadoras do Congresso de Viena, o Czar da Rússia, Alexandre I, propôs a criação da Santa Aliança . Esta servia de ajuda mútua das monarquias européias em nome "da religião, da paz e da justiça" .

  7. Seu objetivo era estabelecer o direito de intervenção em qualquer região européia em que se inicia-se um movimento liberal ou uma revolução burguesa . Rússia Prússia Áustria Os países fundadores da Santa Aliança.

  8. LiberalismoeNacionalismo Movimento político da liberdade e da autonomia dos povos, do direito de criarem seus próprios estados. Movimento político em favor da liberdade dos indivíduos.

  9. As revoluções na França • Nos anos de 1820, 1830 e 1848 estouraram diversas rebeliões na França com ideais nacionalistas e liberais.

  10. Luís XVIII Luís XVIII era neto de Luís XV irmão de Luís XV. Assumiu o governo perseguindo tanto os simpatizantes da revolução francesa quanto os que eram favoráveis a Napoleão Bonaparte e reinou de 1815 até 1824.

  11. Carlos X A partir de 1824 o rei Carlos X assumiu o trono, censurou a imprensa e reprimiu tanto os movimentos populares que foi obrigado a renunciar.

  12. Luís Filipe de Orleáns Ficou conhecido como o “rei dos banqueiros” porque favoreceu os grandes capitalistas. Apesar do desenvolvimento econômico e industrial foi derrubado em 1848 e a França voltou a ser uma república.

  13. Charge da Revolução de fevereiro de 1848.

  14. Napoleão III de França Sobrinho-neto de Napoleão Bonaparte, liderou um golpe de Estado em 1852 e tornou-se ditador, encerrando o ciclo revolucionário que a burguesia iniciou em 1789.

  15. A primavera dos povos • Primavera dos Povos foi um conjunto de revoluções de caráter liberal, democrático e nacionalista, iniciado por membros da burguesia e da nobreza que exigiam governos constitucionais, e por trabalhadores e camponeses que se rebelaram contra os excessos e a difusão das práticas capitalistas.

  16. As repercussões no Brasil • A onda revolucionária liberal e nacionalista, chegou ao Brasil através de uma revolta liberal que provocou a queda de D. Pedro I em 1830, e em 1848 se refletiu no governo de D. Pedro II na Revolução Praieira, em Pernambuco.

  17. O romantismo O Romantismo foi um movimento artístico e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou até o século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.

  18. O romantismo Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o Romantismo toma mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama, amores trágicos, ideais utópicos e escapismo.

  19. O romantismo As primeiras manifestações românticas na pintura ocorreram com Francisco Goya. O francês Eugène Delacroix é um pintor romântico por excelência. Sua tela “A Liberdade guiando o povo” é a obra romântica mais conhecida. A busca pelo exótico é uma característica das pinturas Romantistas, exaltando-se as sensações extremas.

  20. O romantismo Os primeiros livros do Romantismo literário foram Baladas Líricas eHino à Beleza Intelectual. O Romantismo renega a literatura antiga e se torna o gênero narrativo mais usado. Johhan Wolfgang Goethe foi o maior poeta romantista alemão, conhecido por suas obras Fausto e Os Sofrimentos do Jovem Werther.

  21. ... E o momento presente é eternidade.(Testamento, Goethe) • Pensar é mais interessanteque saber, mas é menosinteressante que olhar.

More Related