1 / 15

Secretaria de Estado de Educação

Secretaria de Estado de Educação. Transformando as Escolas Secundárias em um lugar motivador para aprender: Lições da Experiência de Educação Financeira do Rio de Janeiro Graça Santos , Professora, Coordenadora de Ensino Médio.

genica
Télécharger la présentation

Secretaria de Estado de Educação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Secretaria de Estado de Educação Transformando as Escolas Secundárias em um lugar motivador para aprender: Lições da Experiência de Educação Financeira do Rio de Janeiro Graça Santos , Professora, Coordenadora de Ensino Médio Seminário e Conferência de Avaliação de Impacto sobre Projetos no Setor Privado e Financeiro DIME-FDP - 6-10 junho de 2011 – Rio de Janeiro

  2. A Secretaria de Estado de Educação, com a finalidade de promover a melhoria dos resultados da Educação, estabelece como desafio e meta: “Estar entre os cinco melhores Estados no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - até 2013.” O esforço de TODOS PELA EDUCAÇÃO fará toda a diferença!

  3. Qual a melhor forma de conceber e implementar políticas de financiamento e desenvolvimento do setor privado, programas e reformas regulatórias para ajudar a proporcionar um maior crescimento, a criação de mais emprego e melhor economia e um melhor comportamento no investimento?

  4. Mapa da Educação Financeira /2010 Escolas: 134 Professores: 170 Alunos: 4195

  5. Atividades integradoras interdisciplinares, como colocadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010) . Abordagem interdisciplinar ocorre a transversalidade do conhecimento constitutivo de diferentes disciplinas, por meio da ação didático-pedagógica mediada pela pedagogia dos projetos temáticos.

  6. ProgramaEducação - FinanceiraMonitoramentodaImplementação - 2o semestre 2010

  7. Qualidade Social expressa pela capacidade de apreender e atender demandas sociais através ações efetivas de Protagonismo Juvenil Planejamento: reformas e inovação

  8. “As atividades foram realizadas observando a diversidadede oficinas, algumas tarefas foram realizada pelos alunos com as pessoas de sua família, construíram cofres , executaram compras e vendas , analisaram lucros e através de teatros demonstravam várias situações do cotidiano, dentro da própria Unidade Escolar e outras na própria turma.” Professor Abel Ribeiro Mulina

  9. "Os encontros de Educação Financeira foram muito importantes para mim, pois aprendi a reconhecer o valor do dinheiro, modificando posturas que tinha até então e reconhecendo que poupar pode ser uma boa ideia para que metas sejam alcançadas." Aluna Yara Goulart

  10. Escolas do interior dão exemplo de Educação Financeira Desempenho Município Escola Cambuci C.E. Waldemiro Pitta Arraial do Cabo C.E. Almirante Frederico Villar Frequência Nova Friburgo C.E. Profa. Zélia dos Santos Côrtes - Cantagalo C.E. João de Abreu Junior

  11. Contexto do Colégio Estadual Waldemiro Pitta - Destaque Nacional “ Localizado na zona rural do Município de Cambuci, em área de difícil acesso, oferece o Ensino Fundamental do 6º ao 9ºano diurno e noturno, Ensino Médio Formação Geral diurno e noturno , Projeto Autonomia EF e EM e com início em 2010 o Curso Normal em horário integral. Há uma faixa de 1200 habitantes e temos uma matrícula de aproximadamente 252 alunos. Nossa comunidade é muito carente, não há recursos de mercados, farmácias, bancos, loterias, hospitais, etc. A Comunidade sobrevive da agricultura e da pecuária. As estradas são todas de terra, não há um trecho de asfalto. Mas nesta mesma Comunidade com tantas carências, há uma Escola com Professores comprometidos que conduzem aprendizagem de nossos alunos com vôos cada vez mais altos. No IDEB , ficamos com nota 6,0, 4º lugar no Estado. Na prova do SAERJ de 2010, ganhamos 112 laptops.

  12. O professor Abel Ribeiro Mulina, professor de Matemática, desenvolveu um trabalho dinâmico e eficaz com os kits que a escola recebeu para o trabalho, seguindo criteriosamente as orientações recebidas através de e-mail da coordenação do Projeto. Recebeu capacitações a distância , diretamente do Instituto Unibanco e presencial com a CRNFII, para atuar no Projeto .Toda semana se encontrava com os alunos para executar tarefas das SDs (situações didáticas) do Projeto. Avaliações foram efetuadas para acompanhar o desempenho durante as SDs e com nossa simplicidade , atingimos os objetivos do primeiro Bloco .

  13. As atividades foram realizadas observando a diversidade de oficinas, algumas tarefas foram realizadas pelos alunos com as pessoas de sua família, construíram cofres , executaram compras e vendas , analisaram lucros e através de teatros demonstravam várias situações do cotidiano, dentro da própria Unidade Escolar e outras na própria turma.Os alunos se divertiam, pois eles eram protagonistas, conduziam as atividades e aguardavam as respostas, alegrando-se com o lucro ou revendo questões.

  14. A Escola muito se esforçou , fizemos o melhor que tínhamos condições, investimos em atenção aos alunos para que a aprendizagem se construísse. Hoje , estamos com este s alunos na 3ª serie do EM. Quantos resultados estamos colhendo! A turma amadureceu , renovou conceitos e atitudes, os valores foram reformados qualitativamente. Passamos a perceber que o projeto Educação Financeira influenciou no momento mais necessário destes jovens em uma fase que a construção de conhecimentos, análise de despesas fixas, variáveis, desperdícios, taxas , inadimplências, imposto de renda, empréstimos, orçamentos, código de defesa do consumidor,comportamento gastador, comportamento poupador , vida social, tabela de registros de receitas semanal, mensal e anual e outros conhecimentos do Bloco I são extremamente necessários a formação do ser humano. ”

  15. Os jovens, atentos aos destinos do País, percebem as modificações e criam novas expectativas em relação às possibilidades de inserção no mundo do trabalho e em relação ao papel da escola nos seus projetos de vida. (Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010) Professora Graça Santos Coordenadora Estadual de Ensino Médio cem@educacao.rj.gov.br mglss@educacao.rj.gov.br (21) 2332 6901

More Related