1 / 9

Mística do C anto L itúrgico

Mística do C anto L itúrgico.

gino
Télécharger la présentation

Mística do C anto L itúrgico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mística do Canto Litúrgico

  2. “O Apóstolo aconseha os fiéis, que se reúnem em assembléia para aguardar a vinda do Senhor, a cantarem juntos salmos, hinos e cânti9cos espirituais ( cf. Cl 3,16), pois o canto constitui um sinal de alegria do coraçào (cf. At 2,46). Portanto, dê-se grande valor ao uso do canto na celebração da missa, tendo em vista a índole dos povos e as possibilidades de cada assembléia litúrgica” (cf. IGMR 39-40).

  3. SER MUSICAL…O Canto está presente em todas as culturas, países, lugares, independente de raça, cor, língua e nação… o ser humano é musicalidade, seu corpo, sua voz, seu rítmos, seu espírito… a música toca, move, atinge a todos e todo o ser humano.

  4. CANTAR COM A ALMA… Cantar de dentro, com profundidade, cantar de corpo inteiro, deixar-se impregnar pela melodia, pela letra, pelo momento vivenciado… deixar brotar de dentro, com profundidade e não da boca pra fora.

  5. A MÚSICA A SERVIÇO… O canto litúrgico não é apresentação, não é show, mas nos colocamos a serviço da comunidade, queremos celebrar e ajudar a comunidade neste ministério do canto, para que toda a comunidade cante e celebre o Mistério Pascal na sua própria vida e caminhada do dia-a-dia.

  6. NINGUÉM DÁ O QUE NÃO TEM… Para passar e transmitir algo é preciso possuir. Cada um de nós precisamos cultivar nossa espiritualidade, nossa mística pessoal, desenvolvendo nossos dons, aperfeiçoando nossos talentos, crescendo na formação e consciência de nossa fé.

  7. RESPONSABILIDADE… Cada um tem seu papel e sua missão a realizar no grupo, você é único e ninguém pode te substituir. E você é chamado a comprometer-se com o grupo, a ajudar o grupo a crescer e ser cada vez melhor e ajudar sempre mais a comunidade ou qualquer outra missão que o grupo topar.

  8. Conforme orientação do Concílio Vaticano II, a música apropiada à liturgia é aquela que está mais intimamente integrada à ação litúrgica e ao momento ritual ao qual ela se destina (cf. SC 112).

  9. A música litúrgica expressa o mistério de Cristo e a sacramentalidade da Igreja. O gesto sacramental de cantar “a uma só voz” pressupõe a participação ativa, interior, consciente, frutuosa, plena de todo o povo sacerdotal congregado no Espírito Santo, durante a ação litúrgica. Montagem: Renato,SJ – Set.2007 Fonte: Guia Litúrgico-Pastoral - CNBB

More Related