E N D
CAAAK –CENTRO DE ATIVIDADES AMBIENTAIS AUGUSTO KAMPFF ÁGUA: ESSENCIAL À VIDA Professora: Carla Hax Hartleben Área de conhecimento: Educação Ambiental Escola Atendida: EMEF Osvaldo Cruz Turma: Alunos do projeto Peixe Dourado
OBJETIVOS:# Aumentar o nível de consciência ecológica;# Conhecer a bacia hidrográfica do Rios dos Sinos;# Verificar a qualidade atual das águas dos rios que fazem parte da bacia, através de sua classificação química.
JUSTIFICATIVA • Atualmente buscamos várias alternativas para solucionar os problemas ambientais existentes, ou pelo menos minimizá-los, diminuindo assim os seus impactos para o planeta. • Nesse contexto temos a educação como “peça-chave” para trabalhar, disseminar e desenvolver uma consciência crítica na sociedade sobre as questões ambientais.
Por esse motivo o projeto justifica-se pela grande proporção e relevância do tema e também pelo fato dessas questões estarem presentes no nosso dia-a-dia, tornando-se de fundamental importância para a formação do cidadão. • Pela possibilidade de biomonitoramento das águas através das respostas dos organismos vivos e utilização dessas informações para aumentar o nível de consciência ecológica.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES # As atividades serão realizadas em três etapas com duração total de nove horas/aula, da seguinte maneira: 06/04/09 = caminhada pelo bairro Morada Verde para conhecer a situação atual – diagnóstico; 20/04/09 = trabalhado conceitos básicos com apresentação em power point; 05/05/09 = atividade prática “ Análise das águas do Rio Paranhana através do biomonitoramento de macroinvertebrados aquáticos”.
Bacia hidrográfica do rio Caí Maquiné Divisor de água Guaíba Osório Gravataí BACIA HIDROGRÁFICA • Uma bacia hidrográfica de um curso de água é o conjunto de terras que fazem a drenagem da água das precipitações para esse curso de água. É uma área geográfica.
Qualidade de água (química)Classificação CONAMAágua superficial Abastecimento doméstico sem prévio tratamento À preservação do meio ambiente Abastecimento doméstico com tratamento simplificado À recreação de contato primário (esqui, natação , mergulho) À irrigação de hortaliças e frutas consumidas cruas ou sem remoção de película À aquicultura e a proteção de comunidades aquáticas Abastecimento doméstico após tratamento convencional À recreação de contato primário (esqui, natação , mergulho) À irrigação de hortaliças e plantas frutíferas À aquicultura e a proteção de comunidades aquáticas Abastecimento doméstico após tratamento convencional À irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras À dessedentação animal À navegação À harmonia paisagística Aos usos menos exigentes
Poluição Industrial Resíduos sólidos Esgoto líquido
Justificativas para se estudar os ambientes aquáticos: • Escassez das águas continentais de superfície. • A rápida deterioração da qualidade das águas. • Grave crise e reduzida implementação de soluções. • Ineficiente fiscalização, proteção e recuperação de ecossistemas aquáticos. • Possibilidade de biomonitoramento das águas através das respostas dos organismos vivos e utilização dessas informações em Programas de Recuperação Ambiental. • Aplicação dos conhecimentos em programas de educação ambiental, com o objetivo de aumentar o nível de consciência ecológica.
Ambientes não Poluídos Ambientes Poluídos Trichoptera Chironomidae Ephemeroptera Plecoptera
Vantagens da utilização dos macro invertebrados no biomonitoramento • São encontrados na maioria dos hábitats aquáticos. • Apresentam em geral mobilidade limitada. • São indicadores de circunstâncias ambientais. • Indicam o grau de degradação do ambiente. • A coleta e identificação é relativamente rápida. • São amplamente usados pelas agências de monitoramento do ambiente e da qualidade das águas.
CONCLUSÃO • Ao longo dos anos perdemos a relação de admiração, respeito, valorização, que nossos antepassados tinham com a natureza. Estamos nos esquecendo de cuidar de coisas simples, porém de fundamental importância para a nossa sobrevivência, o meio ambiente.
Só conseguiremos reverter esse quadro através da educação ambiental, por ser este renovador, trabalhar novas formas de agir, resgatar valores, desenvolver habilidades e competências capazes de desenvolver nas pessoas atitudes transformadoras, que possam vislumbrar uma melhor qualidade de vida em um ambiente equilibrado.