Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
MACS PowerPoint Presentation

MACS

121 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

MACS

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. MACS • Sistemas Maioritários.

  2. Sistemas maioritários Nos sistemas maioritários o candidato mais votado ganha tudo e os outros candidatos não ganham nada.

  3. Os sistemas maioritários mais utilizados são: • o sistema maioritário de uma volta; • o sistema maioritário de duas voltas; • o sistema maioritário de duas ou mais voltas.

  4. Sistema maioritário de uma volta No sistema maioritário de uma volta ganha o candidato mais votado, independentemente de ter uma maioria absoluta ou uma maioria relativa.

  5. Sistema maioritário de duas voltas No sistema maioritário de duas voltas ganha o candidato que obtiver maioria absoluta na primeira volta, caso contrário serão admitidos à segunda volta os dois candidatos mais votados e ganhará o que obtiver mais votos.

  6. Sistema maioritário de duas ou mais voltas O sistema maioritário de duas ou mais voltas é uma variante do sistema maioritário de duas voltas em que são admitidos na segunda votação não apenas os dois candidatos mais votados, mas todos aqueles que atinjam uma determinada percentagem de votos, repetindo-se o processo até se obter o vencedor com maioria absoluta.

  7. Sistema de escrutínio maioritário de duas voltas. Eleição do Presidente da República em Portugal O modo de escrutínio do nosso presidente da República é designado por sistema de escrutínio maioritário de duas voltas. Algoritmo 1.º passo: Será eleito o candidato que obtiver mais de metade dos votos validamente expressos, não se considerando como tal os votos em branco e os votos nulos. 2.º passo: Se nenhum dos candidatos obtiver esse número de votos, proceder-se-á a segundo sufrágio. 3.º passo: Ao segundo sufrágio concorrerão apenas os dois candidatos mais votados que não tenham retirado a candidatura.

  8. MACS • Essencial

  9. O ESSENCIAL Sistema maioritário Num sistema maioritário o candidato mais votado ganha tudo e os outros candidatos não ganham nada.

  10. O ESSENCIAL Sistema maioritário de uma volta No sistema maioritário de uma volta ganha o candidato mais votado, independentemente de ter ou não maioria absoluta. Ganha o candidato B . Ganha o candidato A .

  11. O ESSENCIAL Sistema maioritário de duas voltas • Se algum candidato tiver maioria absoluta (mais de 50% dos votos validamente expressos, excluindo os votos em branco e os votos nulos) na primeira volta, ganha as eleições. • Se nenhum tiver maioria absoluta, faz-se nova eleição só com os dois candidatos mais votados e ganha o que tiver mais votos na segunda eleição. Este sistema é usado em Portugal para a eleição do Presidente da República.

  12. O ESSENCIAL Sistema maioritário de duas ou mais voltas • Este sistema é semelhante ao sistema maioritário de duas voltas, mas nas voltas seguintes participam todos os candidatos que nas anteriores tenham atingido uma • percentagem mínima de votos previamente estabelecida.

  13. O ESSENCIAL Sistema maioritário de duas ou mais voltas Estes sistemas podem apresentar duas variantes: • ou a lei admite que na segunda volta basta uma maioria relativa, sendo eleito o candidato com mais votos e o processo termina com duas voltas; • ou a lei exige uma maioria absoluta e, neste caso, o processo repetir-se-á até à sua obtenção. Nas eleições presidenciais francesas de 1789 e 1817 chegaram a realizar-se três voltas.

  14. MACS • Sistemas Maioritários.