Download
slide1 n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Capão Bonito PowerPoint Presentation
Download Presentation
Capão Bonito

Capão Bonito

92 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

Capão Bonito

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Capão Bonito Um “Mapa dos Sonhos” do município a partir das redações do Tempos de Escola e da ConsultaPúblicasobreConselhosEscolares Israel Batista Gabriel Brasília, dezembro de 2012.

  2. Conselhos escolares para quê? Contextualização: o surgimento dos conselhos como canais para dar voz aos cidadãos a partir da redemocratização do Estado. Princípio: o que é direito de todos precisa ser cuidado por todos. Pais, professores, estudantes e comunidade são corresponsáveis no trabalho cotidiano de construção de uma escola pública de qualidade.

  3. Plano de ação: ConsultaPública O Ciclo 3 do Projeto Parceria Votorantim pela Educação tinha como objetivo fazer com que as informações sobre os conselhos escolares chegassem ao maior número possível de pessoas do município e convidar a comunidade a dar sugestões sobre como melhorar as escolas – contribuições que, mesmo simples, têm muito a colaborar com o trabalho dos colegiados. Distribuir ao maior número possível de pessoas cartões com informações sobre os conselhos escolares e espaço para que opinassem sobre o que gostariam de mudar nas escolas que conhecem.

  4. Descrição da Ação • Número de cédulas distribuídas: 936 • Locais de distribuição: o conjunto de escolas da rede municipal. • Ao final da reunião do Ciclo 3 com os gestores escolares, cada um ficou responsável por um número X de cédulas para sua escola. Como não havia cédulas para todos os alunos da rede, houve uma divisão do total de cédulas pelo número de escolas.

  5. Perfil de públicoAmostra – 936 pessoas

  6. Amostra geral2.218 apontamentos

  7. % Apontamentos

  8. Respostas segmentadas por público *Total: 520 (23% do total de 2.218 respostas)

  9. Respostas segmentadas por público *Total: 445 (20% do total de 2.218 respostas)

  10. Respostas segmentadas por público *Total: 280 (13% do total de 2.218 respostas)

  11. Respostas segmentadas por público *Total: 347 (16% do total de 2.218 respostas)

  12. Respostas segmentadas por público *Total: 179 (8% do total de 2.218 respostas)

  13. Respostas segmentadas por público *Total: 233 (11% do total de 2.218 respostas)

  14. Respostas segmentadas por público *Total: 200 (9% do total de 2.218 respostas)

  15. Respostas segmentadas por público *Total: 66 (3% do total de 2.218 respostas)

  16. Encaminhamentos • Problematização dos resultados no Encontro de Mobilização pela Educação • Apresentação e resultados da Consulta Pública Conselhos Escolares • Roda de conversa sobre o papel dos Conselhos Escolares. • Apresentação à Secretaria de Educação • Diálogo consolidado com a Equipe da SME – Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”. • SME indicou a inserção do tema “Conselhos Escolares” na agenda de 2013.

  17. Mobilizador: Israel Batista Gabriel – Fibria israel.gabriel@fibria.com.br