1 / 17

Capão Bonito

Capão Bonito Um “ Mapa dos Sonhos ” do município a partir das redações do Tempos de Escola e da Consulta Pública sobre Conselhos Escolares Israel Batista Gabriel Brasília, dezembro de 2012. Conselhos escolares para quê?.

haroun
Télécharger la présentation

Capão Bonito

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Capão Bonito Um “Mapa dos Sonhos” do município a partir das redações do Tempos de Escola e da ConsultaPúblicasobreConselhosEscolares Israel Batista Gabriel Brasília, dezembro de 2012.

  2. Conselhos escolares para quê? Contextualização: o surgimento dos conselhos como canais para dar voz aos cidadãos a partir da redemocratização do Estado. Princípio: o que é direito de todos precisa ser cuidado por todos. Pais, professores, estudantes e comunidade são corresponsáveis no trabalho cotidiano de construção de uma escola pública de qualidade.

  3. Plano de ação: ConsultaPública O Ciclo 3 do Projeto Parceria Votorantim pela Educação tinha como objetivo fazer com que as informações sobre os conselhos escolares chegassem ao maior número possível de pessoas do município e convidar a comunidade a dar sugestões sobre como melhorar as escolas – contribuições que, mesmo simples, têm muito a colaborar com o trabalho dos colegiados. Distribuir ao maior número possível de pessoas cartões com informações sobre os conselhos escolares e espaço para que opinassem sobre o que gostariam de mudar nas escolas que conhecem.

  4. Descrição da Ação • Número de cédulas distribuídas: 936 • Locais de distribuição: o conjunto de escolas da rede municipal. • Ao final da reunião do Ciclo 3 com os gestores escolares, cada um ficou responsável por um número X de cédulas para sua escola. Como não havia cédulas para todos os alunos da rede, houve uma divisão do total de cédulas pelo número de escolas.

  5. Perfil de públicoAmostra – 936 pessoas

  6. Amostra geral2.218 apontamentos

  7. % Apontamentos

  8. Respostas segmentadas por público *Total: 520 (23% do total de 2.218 respostas)

  9. Respostas segmentadas por público *Total: 445 (20% do total de 2.218 respostas)

  10. Respostas segmentadas por público *Total: 280 (13% do total de 2.218 respostas)

  11. Respostas segmentadas por público *Total: 347 (16% do total de 2.218 respostas)

  12. Respostas segmentadas por público *Total: 179 (8% do total de 2.218 respostas)

  13. Respostas segmentadas por público *Total: 233 (11% do total de 2.218 respostas)

  14. Respostas segmentadas por público *Total: 200 (9% do total de 2.218 respostas)

  15. Respostas segmentadas por público *Total: 66 (3% do total de 2.218 respostas)

  16. Encaminhamentos • Problematização dos resultados no Encontro de Mobilização pela Educação • Apresentação e resultados da Consulta Pública Conselhos Escolares • Roda de conversa sobre o papel dos Conselhos Escolares. • Apresentação à Secretaria de Educação • Diálogo consolidado com a Equipe da SME – Centro de Apoio Pedagógico “Paulo Freire”. • SME indicou a inserção do tema “Conselhos Escolares” na agenda de 2013.

  17. Mobilizador: Israel Batista Gabriel – Fibria israel.gabriel@fibria.com.br

More Related