html5-img
1 / 70

PROJETO DE VIDA?

PROJETO DE VIDA?.  “A mudança pessoal e social tem um preço: organizar a esperança e projetar os sonhos !”. · O Projeto de Vida não se discute; se faz. · As instituições permitem Projeto de Vida?. · Construção da auto-estima e Projeto de Vida.

harva
Télécharger la présentation

PROJETO DE VIDA?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROJETO DE VIDA?

  2.  “A mudança pessoal e social tem um preço: organizar a esperança e projetar os sonhos!”

  3. · O Projeto de Vida não se discute; se faz ·As instituições permitem Projeto de Vida? ·Construção da auto-estima e Projeto de Vida Está em jogo a felicidade do jovem, da sociedade e da Igreja. A nossa. É uma matéria de raiz para a construção de personalidades numa perspectiva de Reino. É uma arma para enfrentar a despersonalização que o sistema liberal deseja e gosta de implantar.

  4. Nada mais “perigoso” que personalidades que sabem o que querem •  O Projeto de Vida não é uma formalidade. É a expressão da gana de construir a felicidade pessoal e coletiva • Sou meu Projeto de Vida, onde quer que esteja • O Projeto de Vida como fonte de resistência e inspiração • Somos o nosso Projeto de Vida

  5. PROJETO DE VIDA PARTE DE UM PROCESSO

  6. · Memória histórica: fonte de identidade, inspiração para o futuro · Construir história tem conseqüências No caminho percorrido pela Pastoral da Juventude da América Latina destaca-se a sistematização das opções pedagógicas e sua implementação nos países. Nos acompanhamentos oferecidos aos grupos e jovens veio-se amadurecendo, a partir da prática, a vivência e a compreensão destas opções, particularmente das dimensões e dos processos de formação integral.

  7. · Concretização do caminho ·Nascem as opções pedagógicas No VI Encontro Latino-Americano (Caracas, 1988), surgiu a necessidade de esclarecer e assumir uma “opção pedagógica” que impulsionasse o que se sonhava com o trabalho evangelizador da Pastoral da Juventude.

  8. 1. A Pastoral da Juventude tem uma proposta definida com seus diversos “marcos” (situacional, histórico, doutrinal, operativo e celebrativo) e há conquistas (percepções) que se convertem em princípios orientadores. Isso não significa que não haja, continuamente, a necessidade de retomar, aprofundar e mudar diversos aspectos da proposta. DESCO BERTAS DESCO BERTAS… SÃO 2. Um exemplo pode ser a “descoberta” ou a sistematização das cinco (5) opções pedagógicas, apresentadas em “Civilização do Amor, Tarefa e Esperança”. Viu-se que a “Formação Integral” se compreende melhor se vai acompanhada com a apresentação das outras opções pedagógicas (o grupo ou a comunidade juvenil, a organização, o acompanhamento e assessoria e a necessidade de trabalhar com a diversidade da juventude), entendida como concreção de um processo. Da mesma forma, podemos pensar a compreensão da Militância, da Vocacionalidade e do Projeto de Vida.

  9. PROJETO DE VIDA Fundamentação teológica

  10. 1. Deus tem um projeto • Deus do Caminho • Deus se revela na história • Devemos ser perfeitos como é perfeito nosso Deus (Mt 5,48), isto é, que vivamos um projeto de vida que seja claro, firme e que se vai aperfeiçoando e crescendo em decisões e exigência.

  11. 2. Jesus Cristo é a encarnação do projeto de Deus para o ser humano • Jesus teve um projeto de vida (Lc 4,18-21) • Seu desejo era fazer a vontade do Pai (Jo 4,34) • Na vivência do projeto, por Jesus, há diálogo e relação com o Pai

  12. Jesus teve que discernir seu projeto • Seu lugar de discernimento foi o deserto e seu grupo de vida • O centro do PdV de Jesus é anunciar e realizar o Reino de Deus • Para realizar sua missão Jesus reuniu um grupo de pessoas comuns

  13. 3. O projeto de Jesus convida ao seguimento • um compromisso que entusiasma • que todo cristão/ã deve abraçar A diferença fundamental entre as pessoas se dá pela qualidade de seu projeto de vida

  14. PROJETO DE VIDA • Relação indissolúvel entre Projeto de Vida, Vocacionalidade (dimensão vocacional) do ser humano e a “Militância”

  15. PROJETO DE VIDA ATENÇÕES

  16. · Na elaboração do Projeto de Vida o interesse e os dons de cada pessoa devem ser respeitados. Deparamos, muitas vezes, com o interesse pela arte ou por um âmbito da pessoa como a afetividade, a participação política, a mística, a cultura e o cuidado com o planeta... Estes dons são como “janelas” ou “portas” que nos conduzem ao todo da pessoa. · A formação que modifica a vida da pessoa é aquela que parte da ação. Toda ação é ou deveria ser uma atividade proposta. Isto, porém, é mais do que isto. É toda a vida da pessoa: o seu modo de viver com sua família com todas as atividades que daí decorrem, as ações que desenvolvem como estudante, trabalhador, padre, religioso/a num determinado ambiente, institucional ou não.

  17. “A missão dos adolescentes e jovens da América Latina (...) é preparar-se para serem os homens e as mulheres do futuro, responsáveis e ativos nas estruturas sociais, culturais e eclesiais, para que (...) contribuam para conquista de um desenvolvimento cada vez mais cristão” (SD, 111).

  18. Convocação para o Projeto de Vida Desafiar a fazer um caminho de discernimento e de formação para assumir um Projeto de Vida com ousadia e valentia, não somente para eles mas para eles dentro do universo.

  19. Fazer o caminho... O caminho pode parecer longo, mas será um caminho feito por etapas, com descanso, celebrações, festas e empenho pessoal e do grupo. Os passos na construção do Projeto de Vida vão perguntar sobre as suas motivações, sobre a sua história pessoal, sobre a história da sua família, a vida da sua comunidade, da sua região e do seu país...

  20. Fazer as escolhas Princípios Norteadores Os valores que marcam a realização da vida como pessoa ( solidariedade, respeito, austeridade, cuidado com o outro e com a natureza, temor frente ao sagrado...) delineiam nosso modo de ser no mundo. São a escolha fundamental que vai marcar a história.

  21. Discernir as escolhas O tempo de discernimento é marcado pela escuta do próprio corpo, do outro, do grupo e, principalmente, de uma escuta daquilo que Deus fala dentro de mim. É um tempo marcado por angústias e por tensões. Exige decisão.

  22. Elaborar o projeto Organizar por escrito o Projeto que delineio para minha vida. É um passo importante porque é a forma de expressar as escolhas, rever, refazer e retomar na medida em que eu for amadurecendo as escolhas.

  23. PROJETO DE VIDA DESAFIOS PARA SUA ELABORAÇÃO

  24. A elaboração do Projeto de Vida põe-nos numa prova de fogo porque vem carregada de situações que nos desafiam e podem desanimar-nos. É necessário, por isso, enfrentá-las com decisão. Se conseguirmos conhecer as situações adversas, podemos medir nossas forças e, se estas forem débeis, revigorar-nos, buscando apoio e ajuda. Conhecer nossos desafios é uma atitude que ajuda a vencer o medo ao desconhecido.

  25. O tempo A constante atividade em que vivemos leva-nos à tentação de não dedicarmos o tempo necessário para refletir e planejar a vida, de forma que todas as dimensões sejam atendidas adequadamente. O tempo para partilhar com outros/as e com o acompanhante é, com freqüência, uma dificuldade que pode ser superada com uma organização.

  26. A superficialidade Elaborar um Projeto de Vida significa ir para dentro de nós mesmos, a fim de descobrir as motivações profundas, os chamados de Deus que se encontram no mais íntimo do coração de cada ser humano, para poder descobri-los e acolhe-los como um convite à realização plena e à felicidade. Não podem existir, por isso, atitudes levianas em algo que envolve o mais profundo da pessoa e que exige, em sua realização, colocar o coração.

  27. A lógica neoliberal e capitalista A sociedade em que vivemos apresenta-nos, como mais atraente, os valores do consumismo, do individualismo, da aparência e do êxito que se mede pela capacidade econômica e nos convida a buscarmos o proveito próprio, esquecendo quem está ao nosso lado. O Projeto de Vida deve romper com esta lógica e converter-se em ferramenta de humanização para a pessoa que o elabora e, conseqüentemente, para aqueles/as com quem se relaciona.

  28. O conflito e a crise A vivência de um Projeto de Vida, marcado pelos valores do Evangelho, enfrentar-nos-á com os que optam pelos valores propostos pela sociedade neoliberal.

  29. As estruturas fechadas e incoerentes Uma situação que não devemos passar por alto é que, nem tudo que se encontra ao nosso redor, favorece que as pessoas cresçam em maturidade e compromisso. Encontraremos pessoas e instituições que não compreendem esta proposta e, inclusive, contradizem o que pregam.

  30. Contextos marcados pela violência e pela ausência de perspectivas de futuro A realidade de pobreza, violência e exclusão, podem parecer a negação de toda possibilidade de construir um futuro diferente. O desespero e a incerteza marcam a vida de muitos/as jovens e a proposta do Projeto de Vida pode soar-lhes como uma loucura…

  31. Espiritualismos que fogem da realidade e não geram compromisso Algumas propostas de evangelização presentes na Igreja não levam a uma fé encarnada nem ao seguimento de Jesus nas realidades em que estamos imersos. Será um desafio permanente para a Igreja e a Pastoral da Juventude apresentar, de forma atraente e realista, o seguimento de Jesus. Seguimento que implica conflito e cruz, exige uma fé encarnada na realidade, uma fé que se compromete e uma fé que assume a vida e a história com todos os seus desafios.

  32. Ausência de espaços para partilhar e confrontar a experiência de fé e a prática pastoral A solidão na experiência no discernimento do Projeto de Vida carrega consigo sérios riscos que precisam ser evitados, entre eles: a auto-suficiência e a absolutização do ponto de vista pessoal. É um desafio abrir e acompanhar espaços onde se re-elabore permanentemente o Projeto de Vida.

  33. Ausência de acompanhantes vocacionados a partilhar o processo A contribuição de uma pessoa que acompanha a elaboração do Projeto de Vida, a partir da experiência própria de ser acompanhado, da consciência de ser chamado e enviado para acompanhar os jovens e às jovens, é fundamental para quem está em processo.

  34. Desarticulação entre formação e ação A ação refletida é um eixo central na proposta da formação da Pastoral da Juventude. Ela dará elementos vitais para a elaboração do Projeto de Vida, permitindo descobrir a necessidade de uma formação permanente.

  35. PROJETO DE VIDA PROCESSO

  36. Para compreender o Projeto de Vida como processo é importante: a)      Partir das opções pedagógicas, aprofundando cada uma delas. As opções pedagógicas encerram a possibilidade da vivência de um processo integral de amadurecimento humano, de uma pedagogia, de uma forma de olhar o mundo e de viver a fé. b)      Entender que exige planejamento. Há uma postura de vida marcada pelo planejamento. A educação na fé é uma meta, um ponto claro de chegada, mas supõe passos que possam ser “previstos” num esquema pedagógico. c)      Mostrar que a Militância é, de certa forma, resultado do Processo de Educação na Fé, mas um resultado que exige cuidados e recomeços. Nosso desejo é ir descobrindo como se dá a construção processual da Vocacionalidade, do Projeto de Vida e da Militância, chegando a pontos concretos sempre dinâmicos.

  37. RETOMANDO O CAMINHO… Encontro O seguimento de Jesus nasce do encontro pessoal com o Ressuscitado, que nos desafia a ir mar adentro e a “lançar as redes em águas mais profundas” (Lc 5,4). Seu convite leva-nos ao risco do novo e do desconhecido e, ao mesmo tempo, à serenidade de contar incondicionalmente com Ele. Seu convite desafiante é um chamado a “lançar-se” e a assumir um projeto, porque “projeto” quer dizer “ser lançado para...”. Trata-se de vivermos lançados na profundidade do discernimento que nasce de uma opção fundamental, de uma tomada de posição vital com Jesus, para defender sua causa e seu projeto.

  38. Processo A elaboração do Projeto pessoal de Vida é um processo contínuo que se realiza durante o caminho e que se enriquece com a vivência pessoal de ser e formar comunidade. Deus nos chama, desde sempre, desde o “seio materno” (cfr Jr 1,5), para assumir plena e livremente este projeto de amor para a felicidade pessoal e para a vida de toda a humanidade. O Projeto de Vida pessoal é a essência de todo homem e de toda mulher. É um caminho de opções progressivas e de discernimento permanente. Deus nos fala em sua Palavra, em nossa vida, nos demais, na realidade, nas situações e acontecimentos do contexto histórico e social, em nosso trabalho e estudo, em nossa prática pastoral.

  39. Uma necessidade vital O Projeto pessoal de Vida é • um convite a tomar a vida em nossas mãos, descobrindo a grandeza de decidir sobre a própria existência com liberdade, responsabilidade e compromisso; • um convite ao crescimento pessoal e comunitário; • um chamado a olhar a realidade na qual vivemos, reconhecendo nela as pegadas do Senhor da Vida a e da História, assumindo o conflito e dando respostas transformadoras que façam, dessa realidade, um lugar de “vida abundante” (cfr. Jo 10,10).

  40. A ausência de um Projeto de Vida leva-nos: • à dolorosa realidade da perda de identidade (também na vida religiosa); • à falta de perspectivas de futuro; • à incapacidade de sonhar; • à manipulação e à massificação; • à indiferença frente às realidades de injustiça, de exclusão, de indignidade e de morte; • à passividade frente a um sistema neoliberal que fragmenta a vida e acentua a violência, a pobreza e a corrupção.

  41. Vida como missão Deus chama a todos os homens e a cada homem à fé, pela fé, a ingressar no povo de Deus mediante o batismo. Este chamado pelo Batismo, pela Confirmação e pela Eucaristia, para que sejamos seu povo, é um chamado à comunhão e à participação na vida da Igreja e, portanto, na evangelização do mundo (Puebla, 852). Todos os cristãos, segundo o desígnio divino, devemos realizar-nos a) como homens – vocação humana ; b) como cristãos, vivendo nosso batismo no que tem de chamado à santidade, a sermos membros ativos da Comunidade e a dar testemunho do Reino e c) devemos descobrir a vocação concreta (laical, de vida consagrada ou ministerial hierárquica) que nos permita dar nossa contribuição específica para a construção do Reino – vocação cristã específica. Deste modo cumpriremos, plena e organicamente, nossa missão evangelizadora (Puebla 854).

  42. Dar vida à vida Neste processo de crescimento, amadurecimento e descoberta reconhecemos que: O Projeto de Vida não é a somatória das ocorrências gostosas com que preenchemos o tempo da vida, mas a orientação organizada dos esforços para dar vida à vida. A pessoa humana ser um projeto essencialmente dinâmico não significa que sua missão seja o ativismo, como se ela fosse válida na medida em que a sociedade o julgar útil, eficiente e original. O dinamismo ao qual aludimos é esta atividade interior que consiste em tomar consciência da realidade, buscar a verdade, refletir a vida, elaborar a experiência, oferecer amor profundo, criar ordem e beleza, meditar, contemplar.

  43. I. Princípios e critérios para a elaboração do Projeto de Vida

  44. Princípio 1 1) Partir do anúncio de Jesus e do Reino para que o jovem se reconheça filho e filha de Deus e se anime a ser discípulo/a, vivendo e difundindo os valores do Reino, tendo a Jesus como centro e projeto de vida, em contraposição ao modelo neoliberal e a tudo o que oprime a vida e impede o protagonismo juvenil

  45. Princípio 2 2) Reconhecer e integrar a realidade da vida passada e presente, com seus diferentes rostos e todas as suas dimensões, situada em seu contexto familiar e global a partir da perspectiva de identidade e empobrecimento do povo latino-americano

  46. Princípio 3 3) Ter presente que é um processo vital, gradual, progressivo, integral e dinâmico, que parte da liberdade de cada um e leva ao compromisso, ao serviço aos demais e à transformação da sociedade, integrando todas as dimensões e potencialidades da vida (pessoal, social, vida de fé, cultura...)

  47. Princípio 4 4) Ter consciência que requer um processo de acompanhamento pessoal e comunitário que favoreça ao jovem ser sujeito e protagonista na elaboração de seu projeto de vida

  48. Critério 1 1) Anunciar a Boa Nova do Reino, de modo que se encarne na pessoa e na vida dos jovens

  49. Critério 2 2) Favorecer atitudes e ações de conversão que nasçam de um confronto profético com a realidade

  50. Critério 3 3) Reafirmar e renovar a opção preferencial pelos mais pobres, reconhecendo os clamores, as necessidades e as características da realidade dos jovens marginalizados e empobrecidos lutando pela transformação imediata de seus ambientes e dos sistemas e estruturas sociais, culturais, políticas, econômicas e religiosas que impedem o desenvolvimento e o amadurecimento integral

More Related