1 / 6

Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?

Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?. Desde a propagação da Internet, em especial de sites e softwares de mensagens instantâneas, que especialistas discutem se a linguagem da Internet atrapalha o desenvolvimento dos alunos na escrita e na leitura.

Télécharger la présentation

Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?

  2. Desde a propagação da Internet, em especial de sites e softwares de mensagens instantâneas, que especialistas discutem se a linguagem da Internet atrapalha o desenvolvimento dos alunos na escrita e na leitura.

  3. Não precisa navegar muito pelas redes sociais ou por comentários em sites e blogs para encontrar erros absurdos de gramática e ortografia. A grande pergunta é: “a Internet é a vilã da Língua Portuguesa?”.

  4. As opiniões se dividem. Parte dos especialistas acusa a modernidade e os novos meios de comunicação de prejudicarem o aprendizado e a escrita de crianças e jovens. Será? Outra parte de especialistas diz que não, que a Internet apenas explicitou um problema que já era antigo à tecnologia: a falta de qualidade no ensino.

  5. A verdade é que o Brasil está cheio de analfabetos funcionais, ou seja, pessoas que “tecnicamente” aprenderam a ler e escrever, mas não o fazem com qualidade. Segundo a autora do livro “Leitura e escrita de adolescentes na Internet e na escola”, Maria Teresa de Freitas, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Internet, embora exponha o jovem a uma relação com a linguagem abreviada e rápida, acaba direcionando para outras leituras mais complexas e corretas, fazendo com que o jovem leia mais.

  6. O paradoxo continua em debate. Mas uma coisa nós concordamos: não dá para colocar na conta da Internet a culpa dos problemas educacionais do país. Segundo a autora, uma solução possível seria as escolas orientarem os alunos de como usar a Internet com qualidade, ensinando a abreviar sem escrever errado. Bem coerente, né?

More Related