1 / 16

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO SOCIAL Regularidade no desenvolvimento : em todas as culturas os bebês desenvolvem um vínculo intenso com as pessoas que cuidam deles. Desenvolvimento Aprendizagem sozinho com o Outro Desenvolvimento

inge
Télécharger la présentation

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DESENVOLVIMENTO SOCIAL Regularidade no desenvolvimento: em todas as culturas os bebês desenvolvem um vínculo intenso com as pessoas que cuidam deles.

  2. DesenvolvimentoAprendizagem sozinho com o Outro Desenvolvimento Real ZDP

  3. Principais realizações no desenvolvimento social Primeira Infância – APEGO Segunda Infância – AUTO-ESTIMA (sentimento de valor pessoal).

  4. ORIGENS DO APEGO • APEGO: os bebês se tornam afeiçoados aos que se mostram seguros, familiares e responsivos às suas necessidades. • CONTATO FÍSICO: embalo, calor, alimentação, carinho. • FAMILIARIDADE: • imprinting (Lorenz - 1937) • período crítico: período ideal, quando certos eventos devem se realizar, para que o desenvolvimento apropriado possa acontecer.

  5. Aves: logo após o nascimento. Humanos Defensores Críticos Sim Não Salas de apego Adoção  os bebês humanos não têm um período crítico preciso para criarem o apego.  o apego dos humanos se desenvolve de uma forma mais gradativa, a partir da familiaridade, proporcionando tempo suficiente para que os pais e seus bebês possam se conhecer e se amar.

  6. 3. TEMPERAMENTO Apego seguro: capazes de explorar o ambiente estranho na presença da mãe + aflição quando as mães se retiram + busca de contato com a mãe, quando ela volta Apego inseguro: menos probabilidade de explorar um ambiente estranho + choram alto ou permanecem transtornados OU parecem indiferentes à saída e ao retorno da mãe. Bebês fáceis: alegres, relaxados, previsíveis na alimentação e no sono. Bebês difíceis: irritadiços, intensos e imprevisíveis na rotina.

  7. Esta forma de se relacionar com o Outro é permanente, ao longo da vida? Vocês consideram as descobertas de pesquisas (p 68) suficientes para responder a esta questão? A relativa estabilidade do temperamento pode ser explicada por fatores endógenos/genéticos ou para vocês existiriam outras explicações possíveis?

  8. 4. A RELAÇÃO COM OS PAIS AINSWORTH (1979) Mães sensíveis, compreensivas e responsivas Bebês de apego seguro Mães insensíveis, incompreensivas e não-responsivas Bebês de apego inseguro.

  9. VandenBoom Participantes: bebês de 6 a 9 meses de temperamento difícil e suas mães Grupo experimental: treinamento das mães 68% dos bebês com apego seguro (bebês com 1 ano) Grupo controle: sem treinamento 28% dos bebês com apego seguro (bebês com 1 ano)

  10. EFEITOS DO APEGO Bebês com apego seguro tendem a crescer como pessoas com um sentido de confiança básica (o mundo é previsível e confiável). Vocês poderiam pensar em outras questões que podem estar em jogo para explicar esta probabilidade? Vocês poderiam pensar em outras questões que podem fragilizar esta probabilidade?

  11. AUTO-ESTIMA Auto-conceito: sentido de sua própria identidade Auto-estima: sentimento de valor pessoal

  12. Auto-reconhecimento: 18 meses Idade escolar: descrevem-se em termos de sexo, participação em grupos e características psicológicas, comparando-se com outras crianças Passam a se ver como boas e hábeis em algumas coisas, mas não em outras. Formam um conceito sobre as características que gostariam de ter, em termos ideais. 8a 10 anos: auto-imagem bastante estável QUESTÃO: o auto-conceito é um processo independente das relações sociais?

  13. Auto-conceito e Estilos Parentais Estilos Parentais: Pais autoritários: impõem regras e esperam obediência. Pais com autoridade: exigem E compreendem. Exercem o controle não apenas fixando regras e exigindo seu cumprimento, mas também explicando as razões e estimulando as discussões francas e permitindo exceções. Pais Permissivos: submetem-se aos desejos dos filhos, fazem poucas exigências e quase não recorrem a punições. Pais rejeitadores-negligentes: esperam pouco, investem pouco.

  14. Pais com autoridade filhos com auto-estima mais positiva, autoconfiança e competência social. OU será ao contrário: crianças socialmente mais amadurecidas, agradáveis e tranqüilas recebem mais confiança e afeto dos pais do que crianças menos cooperativas e menos competentes socialmente? OU será que pais com autoridade são com freqüência mais instruídos e menos estressados pela pobreza, fatores estes que podem afetar a competência das crianças? OU pais competentes e seus filhos competentes partilham genes que predispõem à competência?

  15. Dentre todas as relações sociais de que um bebê/criança faz parte, a relação mãe/filho(a) é a mais importante para um bom desenvolvimento afetivo, social e cognitivo?  FOCO (71)  PIGMEUS EFE (71)  VALOR DA CRECHE  CULTURA E CRIAÇÃO DE UMA CRIANÇA (74-75)  QUANTO DE CRÉDITO (OU CULPA) OS PAIS MERECEM? (79)

  16. BRONFRENBRENNER

More Related