1 / 8

EDER

EDER. CONTEXTO HISTÓRICO SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX. Mudança a forma de governo Substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado Primeiras indústrias se instalaram. O Rio de Janeiro, era uma cidade heterogênea, com mansões e palacetes ao lado de bairros miseráveis.

izzy
Télécharger la présentation

EDER

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EDER

  2. CONTEXTO HISTÓRICO SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Mudança a forma de governo Substituição do trabalho escravo pelo trabalho assalariado Primeiras indústrias se instalaram. O Rio de Janeiro, era uma cidade heterogênea, com mansões e palacetes ao lado de bairros miseráveis. -Nos palacetes de Laranjeiras falava-se francês nas noites de gala, enquanto não longe dali, nos cortiços, a fome e a miséria faziam estragos na população.

  3. CARACTERÍSTICAS • - A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências. • - Descrições minuciosas e linguagem simples • - Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público. • - Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade.

  4. O CORTIÇO • A obra apresenta toda a sorte de patologias sociais, um mundo doentio de traíções sórdidas, violências sexuais,relacionamento lésbico e homosexual. Não se concentra em um único personagem central, mas várias personagens.

  5. MOMENTO HISTÓRICORomantismo • A chegada da família real portuguesa em 1808. • Transformações de ordem política, econômica e social. • O eixo político-econômico-cultural do Brasil sai então de Minas Gerais para ganhar as portas da realeza no Rio de Janeiro, onde nasce um público consistente de leitores principalmente formado de mulheres e jovens estudantes, provenientes da classe burguesa em ascensão.

  6. CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO • SUBJETIVISMO • IMAGINAÇÃO CRIADORA • EXAGERO • DESEJO DE MORTE • LIBERDADE CRIADORA

  7. INOCÊNCIA • Inocência é uma história de amor impossível, envolvendo Cirino, prático de Farmácia que se auto promoveu médico, e Inocência, uma jovem do Sertão de Mato Grosso, filha de Pereira, pequeno proprietário típico da mentalidade vigente entre os habitantes daquela região. • A realização amorosa entre os jovens é invisível porque Inocência fora prometida em casamento pelo pai de Manecão, um rústico vaqueiro da região; e também porque Pereira exerce for vigilância sobre a filha, pois, de acordo com seus valores, ele tem de garantir a integridade de Inocência até o dia do casamento. • Ao lado dos acontecimentos, que constituem a trama amorosa, há também o choque de valores entre Pereira e Meyer, um naturalista alemão que se hospedara na casa de Pereira à procura de borboletas, evidenciando as contradições entre o meio rural brasileiro e o meio urbano europeu. • A atração pelo pitoresco e o desejo de explorar e investigar o Brasil do interior fizeram o autor romântico se interessar pela vida e hábitos das populações que viviam distante das cidades. Abria-se assim, para o Romantismo, o campo fecundo do romance sertanejo, que até hoje continua a fornecer matéria à nossa literatura.

  8. Características da obra • Sofrimento – A caminhada do sertanejo em busca de seus objetivos através de longas distâncias, sendo que no percurso, existe a dificuldade do abrigo. Simplicidade – É claramente observada através do comportamento e diálogos entre as personagens típicas. Contradições – Comprava-se entre o jeito de ser do sertão e a forma avançada da Europa (Pereira e Meyer). Amor – Um amor tão puro e verdadeiro que por falta de condições de existência preferiu a morte, ou pelo menos, foram levados a ela. Honra – Pereira para manter a honra familiar, sacrificava sua própria filha, já que sua palavra estava acima de tudo. Beleza – É retratada através da paisagem do sertão e da jovem Inocência. Escravidão – ë representada por Maria Conga e outros.

More Related