1 / 13

Professor José Arnold

Crase. O que é?. Crase é o fenômeno em que ocorre a fusão de dois sons vocálicos iguais num só. O acento que se coloca sobre o a chama-se acento grave. Professor José Arnold. PRINCÍPIOS GERAIS DA CRASE

janice
Télécharger la présentation

Professor José Arnold

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Crase. O que é? Crase é o fenômeno em que ocorre a fusão de dois sons vocálicos iguais num só. O acento que se coloca sobre o achama-se acento grave. Professor José Arnold

  2. PRINCÍPIOS GERAIS DA CRASE Para termos certeza da presença da crase, podemos usar alguns artifícios que nos dirão se ela existe ou não. Princípio nº 1: troca-se o aem questão por para a(s), na(s), pela(s) e da(s).Se a troca não alterar o sentido da frase, existe a crase.

  3. Exemplos: a) Pediu à chefia a autorização para acampar. a) Pediu para a chefia a autorização para acampar. b) Eles ficaram esperando junto à barraca. b) Eles ficaram esperando junto da barraca.

  4. Princípio nº 2: troca-se o a(s) em questão por ao(s) numa situação masculina. Se não alterar a estrutura da frase, haverá a crase. Exemplos: a)Referiram-se à excursão com alegria. a)Referiram-se ao passeio com alegria. b) Coloque esse documento anexo à petição. b) Coloque esse documento anexo ao pedido.

  5. CASOS ESPECIAIS DO USO DA CRASE 1) Quando se subentende a palavra “moda”, a crase permanece; Ex.: Aquela senhora usou um vestido à Clodovil no casamento. 2) Diante da palavra “casa”, só haverá crase se estiver determinada; Ex.: Depois das atividades, todos foram à casa da colega para jantar.

  6. 3) Diante da palavra “terra”, não há crase quando for o oposto de bordo; Ex.: Os marinheiros desceram a terra para fazer compras. Mas: Nas férias vou à terra de meus avós. (Não se opõe a bordo).

  7. 4) Diante de numeral, crase apenas quando se referir a horas; Ex.: O ônibus chegará às 14 horas. 5) Diante da palavra “distância”, crase somente se indicar distância exata; Ex.: A barraca foi armada à distância de 50 metros do rio. 6) Crase em todas as locuções formadas por palavras femininas; Ex.: Às vezes, às escuras, realizam-se diversas cerimônias de passagens.

  8. 7) “Àquele, àquela, àquilo” com crase quando puderem ser substituídos por “a este, a esta, a isto” respectivamente, sem a alteração da estrutura da frase; Ex.: Dirigiu-se àquele lugar, sabendo o que estava por acontecer. 8) Entregue os documentos àquela secretária que está na sala ao lado. Sempre se refere àquilo com desdém.

  9. CASOS EM QUE A CRASE É FACULTATIVA 1) diante de nome próprio, feminino; Ex.: Mandarei flores à (a) Marília no dia de seu aniversário. 2) diante de pronome adjetivo, possessivo, feminino, singular; Ex.: Telefonou à (a) sua namorada para avisar do encontro. 3) depois da preposição “até”; Ex.: Voltaremos, certamente, até à (a) tarde de domingo.

  10. CASOS EM QUE NÃO EXISTE CRASE 1) Diante de nome masculino; Ex.: Escreveu a redação a lápis. 2) Diante de verbo; Ex.: Ela se pôs a escrever tudo o que lembrava. 3) Diante de artigo indefinido; Ex.: Levou o paciente a uma clínica especializada.

  11. 4) diante de pronomes pessoais, demonstrativos e indefinidos; Ex.: Entregou o filho a ela sem titubear. Nunca mais voltaremos a esta cidade. Não devo nada a ninguémdessa sala. 5) diante de expressões de tratamento; Ex.: Enviou circular a Vossa Excelência comunicando o resultado da reunião.

  12. 6) depois de preposição; Ex.: Compareceu perante a diretoria para solucionar o caso. 7) com locuções formadas por palavras repetidas; Ex.: Ficaram face a face com o inimigo.

  13. 8) diante de palavra no plural, estando o a no singular; Ex.: Dirigimo-nos a pessoas interessadas no desenvolvimento do grupo. 9) diante da expressão “Nossa Senhora” e nomes de santas. Ex.: Pedirei a Nossa Senhora que cuide de nós durante o passeio.

More Related