330 likes | 781 Vues
ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA: Conceito e Objeto. Patrick Pires da Costa. “ Para se designarem coisas novas são precisos termos novos . Assim o exige a clareza da linguagem , para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras . ”
E N D
ESPIRITISMO OU DOUTRINA ESPÍRITA: Conceito e Objeto Patrick Pires da Costa
“Para se designaremcoisasnovassãoprecisostermosnovos. Assim o exige a clareza da linguagem, paraevitar a confusãoinerenteàvariedade de sentidos das mesmaspalavras.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
“Osvocábulosespiritual, espiritualista e espiritualismotêmacepçãobemdefinida. Dar-lhesoutra, paraaplicá-los àdoutrina dos Espíritos, foramultiplicar as causasjánumerosas de anfibologia.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
“Com efeito, o espiritualismoé o oposto do materialismo. Quemquerqueacreditehaveremsialgumacoisamais do quematéria, éespiritualista. Não se segue daí, porém, quecreianaexistência dos Espíritosouemsuascomunicações com o mundoinvisível.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
“Emvez das palavrasespiritual, espiritualismo, empregamos, paraindicar a crença a quevimosreferir-nos, ostermosespírita e espiritismo, cuja forma lembra a origem e o sentido radical e que, porissomesmo, apresentam a vantagem de serperfeitamenteinteligíveis, deixandoaovocábuloespiritualismo a acepçãoquelheéprópria.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
“Diremos, pois, que a doutrinaespíritaou o Espiritismo tem porprincípio as relações do mundo material com osEspíritosouseres do mundoinvisível. Osadeptos do Espiritismoserãoosespíritas, ou, se quiserem, osespiritistas.” (Allan Kardec, in O Livro dos Espíritos, introdução)
UMBANDA NÃO É ESPIRITISMO
NÃO É ESPIRITISMO CANDOMBLÉ
NÃO É ESPIRITISMO VALE DO AMANHECER
Tambéméerradodizer: • Espíritakardecista • Espíritachiquista • Espíritadivaldista • Espíritaramatiista • Espiritismo de mesa branca • Baixoespiritismo • Alto espiritismo...
“O Espiritismoé, aomesmo tempo, umaciência de observação e umadoutrinafilosófica. Como ciênciapráticaeleconsistenasrelaçõesque se estabelecem entre nós e osEspíritos... ...comofilosofia, compreendetodas as consequênciasmoraisquedimanamdessasmesmasrelações.” (Allan Kardec, in O Queé o Espiritismo, preâmbulo)
“Podemosdefini-lo assim: O Espiritismoéumaciênciaquetrata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bemcomo de suasrelações com o mundo corporal.” (Allan Kardec, in O Queé o Espiritismo, preâmbulo)
“Assimcomo a Ciênciapropriamentedita tem porobjeto o estudo das leis do princípio material, o objeto especial do Espiritismoé o conhecimento das leis do princípioespiritual.” (Allan Kardec, in A Gênese, cap. I)
“O Espiritismo e a Ciência se completamreciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo, se achanaimpossibilidade de explicarcertosfenômenossópelas leis da matéria... ...aoEspiritismo, sem a Ciência, faltariamapoio e comprovação.” (Allan Kardec, in A Gênese, cap. I)
MORTES COLETIVAS Sendo Deus a Bondade Infinita, por que permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos dos grandes incêndios? (Pergunta endereçada a Emmanuel por algumas dezenas de pessoas em reuniãopública, na noite de 23-2-1972, em Uberaba, Minas – Livro: Chico Xavier Pede Licença)
“Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente. É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redençãomúltipla.“
“Invasores ilaqueados pela própriaambição, que esmagávamos coletividades na volúpia do saque, tornamos à Terra com encargos diferentes, mas em regime de encontro marcado para a desencarnação conjunta em acidentes públicos.”
“Exploradores da comunidade, quando lhe exauríamos as forças em proveito pessoal, pedimos a volta ao corpo denso para facearmos unidos o ápice de epidemias arrasadoras.”
“Promotores de guerras manejadas para assalto e crueldade pela megalomania do ouro e do poder, em nos fortalecendo para a regeneração, pleiteamos o Plano Físico a fim de sofrermos a morte de partilha, aparentemente imerecida, em acontecimentos de sangue e lágrimas.”
“Corsáriosque ateávamos fogo a embarcações e cidade na conquista de presas fáceis, em nos observando no Além com os problemas da culpa, solicitamos o retorno à Terra para a desencarnação coletiva em dolorosos incêndios, inexplicáveis sem a reencarnação.”
“Criamos a culpa e nós mesmos engenhamos os processos destinados a extinguir-lhe as consequências. E a Sabedoria Divina se vale dos nossos esforços e tarefas de resgate e reajuste a fim de induzir-nos a estudos e progressos sempre mais amplos no que diga respeito à nossa própriasegurança.”
“É por este motivo que, de todas as calamidades terrestres, o Homem se retira com mais experiência e mais luz no cérebro e no coração, para defender-se e valorizar a vida.”
“O Espiritismoé a chave com o auxílio da qualtudo se explica de modofácil.” (Allan Kardec, in O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. I)