240 likes | 608 Vues
BIOMAS. Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais. Classificação:. Quanto ao grau de Umidade: Higrófitas - adaptam-se aos ambientes úmidos; Xerófitas - adaptam-se aos climas áridos e semiáridos;
E N D
BIOMAS • Sistema de classificar as comunidades biológicas e ecossistemas com base em semelhanças de suas características vegetais
Classificação: • Quanto ao grau de Umidade: • Higrófitas - adaptam-se aos ambientes úmidos; • Xerófitas - adaptam-se aos climas áridos e semiáridos; • Hidrófitas - Quando vivem dentro d’água; • Tropófitas - adaptam-se aos ambientes alternadamente úmidos e secos; • Mesófilas - adaptam-se aos ambientes com regularidade de chuvas; • Halófita - adaptam-se aos ambientes salgados.
Classificação: Quanto às Folhas: Caducifólias- quando todas as folhas caem numa estação; Perenifólias - sempre verde, nunca perde todas as suas folhas. Quanto à Forma: Latifoliadas - folhas largas e verdes; Aciculifoliadas - folhas em forma de ponta. Quanto à Formação: Arbórea- árvores de grande porte; Arbustiva- árvores de pequeno e médio porte; Herbácea- vegetação de campos, gramíneas. Quanto à variedades das espécies: Homogênea- predomínio de poucas espécies; Heterogênea- várias espécies numa mesma região.
Principais Biomas Os biomas diferem quanto à fisionomia, estrutura, e fatores ambientais relacionados ao clima, como temperatura, quantidade e distribuição das chuvas, solo e altitude.
Floresta Tropical O bioma denominado floresta tropical, também chamado de floresta pluvial tropical, localiza-se em regiões de clima quente e com alto índice pluviométrico, ou seja, na faixa equatorial da Terra. Há florestas tropicais no norte da América do Sul (Bacia Amazónica), na América Central, na África, na Austrália e na Ásia.
FLORESTA EQUATORIAL As elevadas temperaturas, a forte umidade do ar e a abundância de precipitações, explicam o extraordinário desenvolvimento da vegetação. É uma floresta muito densa e as plantas crescem umas por cima das outras existindo entre elas uma grande competição pela luz, pois é-lhes indispensável para a fotossíntese. A vegetação é estratificada, Ou seja há vários estratos ou andares, e em cada um deles determinadas espécies predominam. As árvores têm normalmente cerca de 40 metros de altura, mas podem chegar até aos 50 metros. www.geocities.com
A vegetação da floresta tropical é exuberante e com árvores de grande porte, cujas folhas não caem; Essas plantas têm, em geral, folhas largas e delicadas, denominadas latifoliadas(do latim latus, largo, amplo, e folia, folha).
FLORESTAS TROPICAIS Heterogênea Densa Perenefólia Latifoliada Higrófita
Pradaria Esse bioma é encontrado em regiões com períodos marcados por seca, como certas áreas da América do Norte e da América do Sul
Os pampas gaúchos, são um tipo de pradaria. O bioma denominado pradaria, ou campo, apresenta vegetação constituída predominantemente por gramíneas.
ESTEPES / PRADARIAS Herbáceas Poucos arbustos Pastagem natural Campos
Savana É encontrado na África, na Austrália e nas Américas.
O bioma do tipo savana caracteriza-se por apresentar arbustos e árvores de pequeno porte, além de gramíneas.
SAVANAS(cerrados) Aberta Arbustiva Herbácea Pequenas árvores Cascas grossas Caducifólia
Deserto O bioma denominado deserto localiza-se em regiões de pouca humidade
Bioma Desértico • Climas quentes e secos; • grandes variações de temperatura; • Arbustos caducifólios, cactos e suculentas; • Os processos de erosão eólica são intensos; • As terras baixas podem ser planícies cobertas com sal.
A sua vegetação é constituída por gramíneas e por pequenos arbustos, ocupando apenas os locais em que a pouca água existente pode se acumular (fendas do solo ou debaixo das rochas).