1 / 8

FINBRA - sTN

FINBRA - sTN. “Dados consolidados sobre finanças públicas municipais”. Jorge Henrique de Oliveira Prof. Dr. Valdemir Pires GPCGP – Grupo de Pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público. FINBRA - STN.

katina
Télécharger la présentation

FINBRA - sTN

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. FINBRA - sTN “Dados consolidados sobre finanças públicas municipais” Jorge Henrique de Oliveira Prof. Dr. Valdemir Pires GPCGP – Grupo de Pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público

  2. FINBRA - STN Finbra é o nome pelo qual é conhecida a série de volumes intitulada “Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios”, publicada anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional, instituição cuja missão é “defender o cidadão-contribuinte, de hoje e de amanhã, por meio da busca permanente do equilíbrio dinâmico entre receitas e despesas e da transparência do gasto público”, e que adota como princípios as seguintes políticas e valores: • participação efetiva da definição da política de financiamento do setor público; • eficiência na administração da dívida pública, interna e externa; • empenho na recuperação dos haveres do Tesouro Nacional; • garantia da transparência do gasto público.

  3. Cada novo volume apresenta os dados consolidados da execução orçamentária (receita e despesa) da grande maioria dos mais de 5.500 municípios brasileiros, referente ao exercício financeiro imediatamente anterior. A série está disponível para download no site do Tesouro Nacional e o volume mais recente é relativo ao ano fiscal de 2010. Os arquivos são baixados na forma de Banco de Dados do Access e depois podem ser convertidos para o formato de planilha do Excel.

  4. Perspectiva Legal Do ponto de vista jurídico, o Finbra busca atender às disposições constantes dos artigos 111 e 112 da Lei 4.320/64 e do artigo 51 da Lei Complementar 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal) que tratam da organização e publicação, inclusive por meio eletrônico, dos balanços consolidados dos entes da Federação, autarquias e outras entidades públicas, da responsabilidade dos entes frente aos prazos e das consequências em caso de descumprimento (que são impedimentos para receber transferências voluntárias e para contratar operações de crédito).

  5. Agentes Para organizar e publicar o Finbra, a Secretaria do Tesouro Nacional opera através da Coordenação Geral das Relações e Análise Financeira dos Municípios (COREM), com o apoio da Caixa Econômica Federal e das Secretarias Municipais de Fazenda. A Caixa atua como a responsável pelo Sistema de Coleta de Dados Contábeis (SISTN), disponibilizando e recolhendo o formulário denominado “Quadro dos Dados Contábeis Consolidados Municipais”, em papel, em disquete ou on-line (processo preferencial), cuja responsabilidade pelo preenchimento e entrega compete às Secretarias Municipais de Fazenda.

  6. Atualizações dos procedimentos A estrutura de apresentação dos dados foi atualizada a cada novo volume do Finbra, em se tratando do período relativo aos exercícios de 2003 a 2011 (à exceção do volume que se refere a 2008, que reproduziu o modelo adotado em 2007). O objetivo de tais mudanças foi conferir maior racionalidade e clareza na expressão dos dados de execução orçamentária, às quais precedem modificações no formulário da Caixa preenchido pelos municípios.

  7. Proposta PFM - GPCGP Será apresentada a proposta de utilização do Finbra, baseada no método adotado na construção do Painel Financeiro Municipal (PFM), “uma das principais ferramentas elaboradas e utilizadas pelo GPCGP na análise orçamentária e financeira municipal, na qual estão sintetizadas as informações mais relevantes dos demonstrativos contábeis elaborados pelas prefeituras, seus órgãos e entidades, de modo a facilitar a compreensão de suas contas e resultados” e para a qual, a série “Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios” oferece grande contribuição enquanto fonte de dados.

  8. Referências BRASIL; Secretaria do Tesouro Nacional. Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios. [acesso em 20/08/2012]. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/estados_municipios/index.asp GPCGP. Painel Financeiro Municipal (PFM).

More Related