1 / 26

Antropologia e Nutrição Humana

Antropologia e Nutrição Humana. Profa. Aline Baroni Martins Unidade I. Árvore Genealógica.

kato
Télécharger la présentation

Antropologia e Nutrição Humana

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Antropologia e Nutrição Humana Profa. Aline Baroni Martins Unidade I

  2. Árvore Genealógica • A origem do Homo sapiens* , como todas as espécies animais, encontra-se hoje em dia explicada pela Teoria da Evolução das espécies, baseada nos trabalhos de Charles Darwin e amplamente suportada por fatos científicos. * Homem sábio, racional.

  3. Evolução do Homem

  4. Homo sapiens e erectus • De acordo com as teorias mais comumente aceita entre os antropólogos atuais, o Homo sapiens teve origem nas savanas de África entre 130.000 a 200.000 anos atrás, descendendo do Homo erectus, e teria colonizado a Eurásia e a Oceania há 40.000 atrás, colonizando as Américas apenas há 10.000 anos. • Tendo em vista que existe vida na terra há mais de 3,5 bilhões de anos, pode-se dizer que esta espécie é muito recente. Para uma avaliação mais clara, poderia fazer o seguinte paralelo:

  5. Classificação do Homem Biologicamente, os humanos são classificados como: - Homo sapiens (latim para homem sábio, homem racional), um primata bípede pertencente à superfamília Hominoidea juntamente com outros símios: chimpanzés, bonobos, gorilas.

  6. Surgimento da espécie O Homo sapiens ocupou o lugar do Homo erectus devido à sua superior capacidade de reprodução e maior competitividade pelos recursos naturais.

  7. Diferença anatômicaPrimatas evoluidos x Homo sapiens

  8. Contexto religioso A origem do Homem é explicada como alguma forma de intervenção divina, baseada unicamente na fé dos crentes. Dentre estas correntes, destacam-se, no Mundo Ocidental, o Cristianismo, em sua forma mais tradicional.

  9. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE  Início da história da humanidade – observação e registro de costumes diferentes, de similitudes e desigualdades entre os povos. • Idade Clássica – gregos, chineses e romanos foram os que mais reuniram informações sobre povos diferentes, deixando substanciosos registros e relatos dessas culturas. • Século V a.C. – Nascimento da Antropologia com Heródoto (Pai da Antropologia). • Séculos XV, XVI e XVII – contribuições de viajantes, soldados, missionários, comerciantes que procuravam as regiões recém-conhecidas e habitadas por povos exóticos e estranhos (ex. Carta de Pedro Vaz de Caminha).

  10. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE • Meados do século XVIIIaté século XIX - Antropologia assume categoria de ciência com Linneu (ao classificar os animais, relaciona o homem entre os primatas). • Século XIX – Progresso com descoberta de fósseis humanos e restos arqueológicos pelosarqueólogos.

  11. Homo erectus • Boucher de Perthes, em 1840, refere-se ao homem pré-histórico, baseado em seus achados (utensílios de pedra).

  12. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE • Sistematização Antropologia Científica, após 1859, com a teoria evolucionista(Darwin); • John Lubock, em 1865, estabelecimentos das diferentes culturas da Idade da Pedra e estabeleceu as diferentes culturas do Paleolítico e Neolítico (1865). • Desenvolvimento de conhecimentos da Geologia, Genética, Biologia e Sociologia. • Primeiros teóricos da Antropologia Física – Tylor, Morgan, Bachofen, Maine e Bastian • Século XX – Progresso com pesquisas científicas de campo incentivadas por trabalhos de Franz Boas (Pai da Antropologia Moderna); • Século XXI – Consolidação e exigência de cooperação entre especialistas da Antropologia e de outras áreas do conhecimento humano (métodos específicos e altamente técnicos);

  13. Conceituação (anthropos = homem e logos = estudo), = estudo do homem. • HOMEM - Elemento de grupo organizado História, crenças, usos e costumes, filosofia, linguagem etc. Conhecimento psicossomático e evolução humana. • GRUPO HUMANO é produto de uma particular experiência cultural.

  14. Conceito Por Hoebel e Frost (1981) como sendo, “... a ciência da humanidade e da cultura”. Ciência superior social e comportamental, e mais, na sua relação com as artes e no empenho do antropólogo de sentir e comunicar o modo de viver total de povos específicos, é também uma disciplina humanística” (HOEBEL; FROST, 1981);

  15. Para Marconi e Presotto (2001), a Antropologia é: “ ... ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento, tentando compreender-lhe a existência em todos os seus aspectos, no espaço e no tempo, considerando sua estrutura biopsíquica humana, e as manifestações culturais, do comportamento e da vida social.

  16. Objeto de estudo da Antropologia ► HOMEM e suas OBRAS; ► ESTUDO DA HUMANIDADE COMO UM TODO; Antropologia e Nutrição Humana = estudo da humanidade no contexto alimentar e nutricional; - Não pode separar deste contexto, os fatores que contribuem neste processo de conhecimento alimentar de uma humanidade, que são eles: - Cultura; - Política; - Sociedade; - Economia;

  17. Contexto HOMEM -Reino animal - formas físicas primitivas e atuais (a); Sociedade (b); Comportamento (c); Manifestações culturais; ( a) Semelhanças e diferenças físicas, psíquicas, culturais e sociais entre grupos.Ex: brancos, pardos e negros; línguas diversificadas, indumentária indígena e não indígena, culto ao sol, pirâmides egípcias e pré-colombianas; os índios Apinajé, Guarani, esquimós, samoanos etc. (b) Grupos simples (culturalmente diferenciados) e sociedades humanas (letradas ou ágrafas, extintas ou vivas). ( c) A análise do comportamento humano necessita considerar o indivíduo, a sociedade e a cultura, enquanto aspectos inter-relacionados.

  18. Objetivo da Antropologia ► estudo da humanidade como um todo para compreensão da existência humana como entidade física e cultural. O ser humano pode ser definido em termos biológicos, sociaise consciência. Homem como expressãoBIOPSICOCULTURAL (ser biológico pensante, produtor de culturas e participante da sociedade).

  19. Cultura de Grupo • O ser humano é uma espécie eminentemente sociale não individual, o que levou ao aparecimento de crenças, mitos, rituais, valores e normas sociais que, no conjunto, formam uma cultura.

  20. Divisão e campos de estudo -investigação ANTROPOLOGIA FÍSICA / BIOLÓGICA - Natureza física humana • origens e evolução; • estrutura anatômica; • processos fisiológicos; • características raciais das populações antigas e modernas;

  21. Divisão de estudo da Antropologia Física • Paleontologia Humana - Estuda o homem antigo, sua origem, evolução - fósseis antigos.

  22. Divisão de estudo da Antropologia Física - Antropometria; - Estuda as medidas do homem; - Estudos comparativos do crescimento; - Estudo comparativo individuais ou coletivos, onde se compara os valores encontrados na avaliação com os valores de referência ditos como normais. ►Este estudo se vincula com Anatomia a Fisiologia, Medicina e Nutrição.

  23. Antropologia Física e Nutrição Ex: Estudo comparativo de crescimento Antropometria

  24. Antropologia Cultural*  Natureza cultural humana • origens e desenvolvimento das culturas, no tempo e espaço; • semelhanças e diferenças culturais; • comportamento cultural em todas as dimensões; • Divisão de estudo: arqueologia, folclore, antropologia da sociedade, cultura e personalidade. *Comportamento instintivo (hereditário) e adquirido (aprendizagem);

  25. Cultura e Personalidade O estudo das inter-relações entre cultura e personalidade amplia a análise antropológica, sendo o indivíduo compreendido como um agente de mudança social, desempenhando papel dinâmico e inovador e não mero receptor e portador de cultura (MARCONI; PRESOTTO, 2001). HOMEM PARTICIPA DA SOCIEDADE E DA CULTURA - caracteres constitucionais (biopsicológicos) • experiência sociocultural própria ▼ TIPO DE PERSONALIDADE (adaptação aos valores socio -culturais grupo) ▼ DETERMINAÇÃO doações e reações, pensamentos e sentimentos.

  26. Antropologia aplicada Consiste no emprego prático dos conhecimentos antropológicos, disponibilizados a sociedade, a fim de colaborar para o bem-estar dos grupos humanos. ► Vem adquirindo importância no mundo moderno, pois: • Empenha-se na solução de situações conflituosas; • Procura minimizar os desequilíbrios e tensões culturais; • Tenta reduzir, nas culturas atingidas por desequilíbrio ou tensão, a incomodidade; • Tenta fazer respeitar os padrões e valores culturais; • Aplica conhecimentos antropológicos, físicos e culturais na busca de soluções para modernos problemas sociais, políticos e econômicos dos grupos simples e das sociedades civilizadas.

More Related