150 likes | 247 Vues
Explore national and state education scenarios, addressing illiteracy, productivity, and competitiveness in Brazil. Strategies include expanding adult education, fostering partnerships, and enhancing workforce skills. Learn about SESI CE's strategic positioning and key initiatives for sustainable growth.
E N D
APRESENTAÇÃO EDUCAÇÃO SESI CE Cléo Fortaleza, 11 de abril 2011.
Cenário Nacional da Educação Retrato do Analfabetismo no Brasil - Conceito de Analfabetismo da UNESCO e do IBGE: São consideradas analfabetas as pessoas que não conseguem ler e escrever um bilhete simples.
Cenário Nacional da Educação • O índice de analfabetismo no Nordeste é quase o dobro da média nacional, enquanto o da região Sul se aproxima da metade dessa mesma média. - O analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais no Nordeste é cerca de 3,4 vezes maior que no Sul.
Cenário Estadual na Educação - Um ano a mais de escolaridade total da força de trabalho determina um impacto positivo de 0,35% na taxa média anual de crescimento da renda per capita (como indicador de produtividade). - O aumento de 1% na qualidade de vida do trabalhador da indústria produz um impacto de crescimento médio na produtividade do trabalho de R$ 1.560,00 (equivalente a uma taxa de retorno de 3,5 sobre cada 1 de investimento realizado).
Cenário Estadual da Educação - A qualidade de vida do trabalhador explica em 40% a variabilidade da produtividade do trabalho, ou seja, representa a interferência desse fator sobre a produtividade. - Um trabalhador com cinco anos de escolaridade possui uma produtividade 54% superior ao trabalhador com apenas dois anos de escolaridade. - Entre 125 países analisados, o Brasil é o 66º em competitividade. A economia brasileira aparece atrás de países como o México (58º), China (54º), Índia (43º) e Chile (27º), o líder na América Latina.
Educação Básica ca Educação Continuada a EBEP a
Posicionamento Estratégico da Educação Posicionamento Estratégico de Crescimento O SESI CE, definiu que sua postura é de crescimento, ou seja de aproximação com a indústria, otimização de recursos e espaços físicos, focando na oferta de Educação na Modalidade de Jovens e Adultos no setores industriais, com baixos níveis de escolaridade e intensiva mão de obra.
Estratégias 1 Crescimento 1.1 Aplicando a gratuidade para o trabalhador da indústria 1.2 Diversificando a matriz de oferta para atender as especificidades da demanda a) implantando e ampliando os polos de EaD b) implantando e implementando os currículos contextualizados e ampliando os setores industriais c) otimizando os espaços da indústria do conhecimento para oferta de educação continuada d) investindo na ampliação de unidades móveis
Estratégias 2. Integração a) Implementando o portfólio de ações articuladas b) Ampliando a oferta de EBEP em EJA 3. Parcerias 3.1 Articulando e mobilizando projetos setoriais por meio da Parceria Público Privada 3.2 Mobilizando entidades, parceiros do ambiente regulatório da EJA, e formadores de opinião para valorização da escolaridade de adultos
Estratégias 3.1 Atuando em parceria com empresas industriais e sindicatos a) construindo o banco de boas práticas das políticas e incentivos/ações das indústrias b) prestando reconhecimento ao empresário pelo investimento em educação c) estruturando a equipe de relações com o mercado para articulação com a empresa d) mobilizando sindicatos patronais e dos trabalhadores
1) Redimensionar o RH da Educação a) Atualizar os perfis, cargos e salários 2) Elaborar o Plano de Gestão do Compulsório em Educação e em Gratuidade 3) Implantar os Projetos de Fomento 2010 - 2011 3.1) Organização do Núcleo e Polos de Educação a Distância 3.2) Implantar cinco cursos de Educação Continuada a Distância 3.3) Implantar o Plano de Reestruturação da Área de Educação 3.4) Desenvolver Campanha de Mobilização para Elevação da EB e EC Ações