1 / 29

Posição Esquizoparanóide e Depressiva

Posição Esquizoparanóide e Depressiva. MELANIE KLEIN. Posição Esquizoparanóide – organização da vida mental (3 e 4 meses). Angústia Persecutória: Crença inconsciente de ataque ao Ego: Objetos dissociados e Excludentes (Relação de Objeto Parcial).

kellan
Télécharger la présentation

Posição Esquizoparanóide e Depressiva

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Posição Esquizoparanóidee Depressiva MELANIE KLEIN

  2. Posição Esquizoparanóide – organização da vida mental(3 e 4 meses) Angústia Persecutória: Crença inconsciente de ataque ao Ego: Objetos dissociados e Excludentes (Relação de Objeto Parcial)

  3. Posição Esquizoparanóide – organização da vida mental(3 e 4 meses) Angústia Persecutória: - Fator interno (Pulsão de Morte) - Fator Externo (Experiência de Nascimento/frustrações)

  4. Posição Esquizoparanóide – organização da vida mental(3 e 4 meses) Fantasias Inconscientes - Oral-sádicas (Devorar seio e corpo maternos) Anal-sádicas (Ataques com “excrementos”) (temor de ser devorado/envenenado)

  5. Relações ObjetaisSeio bom e Seio mau • Ansiedade Persecutória e impulsos destrutivos em evidência; • Projeção de impulsos de amor (Seio bom), projeção de instintos destrutivos (Seio mau); • Dissociação entre as Projeções do Objeto Externo (seio bom – pulsões libidinais/ seio mau – pulsão de morte);

  6. Relações ObjetaisSeio bom e Seio mau - Mecanismos como a Introjeção e Projeção são fundamentais para o desenvolvimento do ego, como para estabelecer a relação entre amor e ódio com o primeiro objeto; - Habilidade do Ego limitada, pouca aptidão para lidar com ansiedade e admitir os dois aspectos das emoções com a mãe;

  7. Relações ObjetaisSeio bom e Seio mau - Criança introjeta aspectos do seio materno, formando o núcleo do Superego; - Fantasia de Seio Ideal (produto de desejo e gratificação ilimitada) Uni Seio devorador e perigoso (produto de ansiedade persecutória); - Utilização de Mecanismos de Defesa para lidar com a ansiedade;

  8. Mecanismos de Defesa - Aptidão decorrente da necessidade do Ego em lidar com a Ansiedade;

  9. Mecanismos de Defesa • Projeção: Primeira Projeção: A ameaça de destruição interna é expulsa para fora do sujeito, encontra-se ligada à pulsão de morte; Projeção de Libido: Onde se constituem os objetos parciais (seio bom e seio mau);

  10. Mecanismos de Defesa • Dissociação: Divisão bom-mau dos objetos internos e externos realizada pelo Ego diante da angústia persecutória. Quando a dissociação fracassa, ocorre a desintegração e fragmentação, originando as doenças psicóticas;

  11. Mecanismos de Defesa • Introjeção: Através da Introjeção dos primeiros objetos, constroem-se os objetos internos, permitindo a formação do Ego e do Superego.

  12. Mecanismos de Defesa • Identificação Projetiva: Projeção agressiva de aspectos do sujeito, a um outro objeto. O sujeito torna-se preso ao objeto, podendo perder características positivas de si. A Identificação Projetiva é encontrada em patologias como despersonalização e claustrofobia.

  13. Mecanismos de Defesa • Negação: Mecanismo onipotente em que o sujeito nega inconscientemente a existência de objetos persecutórios, projetando-os no exterior.

  14. Mecanismos de Defesa • Idealização: Característico da posição Esquizoparanóide, é um mecanismo em que acrescenta-se ou intensifica aspectos positivos e protetores ao objeto.

  15. Posição Esquizoparanóide – organização da vida mental Para que a criança siga para a posição seguinte, sem que haja maiores perturbações, é necessário que as situações positivas sobreponham-se às negativas, tal posição é chamada de Posição Depressiva.

  16. Posição Depressiva – Integração pessoal(4 meses à 1 ano) Certo grau de Integração pessoal e aceitação da responsabilidade pela destrutividade ligada ao viver.

  17. Posição Depressiva Angústia Depressiva: O Ego sente culpa e teme pelo dano causado ao objeto amado. Sentimentos predominantes: tolerância à dor psíquica e culpa pelas fantasias agressivas.

  18. Posição Depressiva - Relação com objeto total – Vínculo com mundo Externo é mais realista: = Integração do Ego, e da mãe em seus aspectos bons e maus; = Maior consciência de si mesmo, maior discriminação entre fantasia e realidade (realidade interna e externa);

  19. Posição Depressiva – Mecanismos de Defesa Os processos de Introjeção se intensificam: A criança vê a mãe como um ser independente e tenta possuí-la e conservá-la dentro de si.

  20. Características da Posição Depressiva: - Cisão e Projeção diminuem; - Os mecanismos psicóticos dão lugar aos neuróticos e começa a formação de símbolos; - A posição depressiva jamais é totalmente elaborada;

  21. Características da Posição Depressiva: - Aumento da capacidade de expressar emoções; - Gradativo progresso do Ego (Integração, capacidades intelectuais, consciência e relação com o mundo externo);

  22. Características da Posição Depressiva: - Criança passa a enxergar uma realidade externa mais realista e tranquilizadora; - Desenvolvimento essencial na organização do Superego, facilitando sua assimilação pelo Ego;

  23. Características da Posição Depressiva: - Adaptação à realidade acarreta na diminuição da ambivalência e agressão, possibilitando a atuação dos impulsos reparadores; - Posição que antecede ao Complexo de Édipo (desmame), medo da perda da mãe e recorrência ao pai, gera novos conflitos;

  24. Mecanismo de defesa de Reparação: - Atender e se preocupar com o estado do objeto(interno e externo); - Inicia a aceitação da responsabilidade por toda a destrutividade que está ligada ao viver.

  25. Mecanismos de Defesa • Defesas Maníacas: Consiste em aniquilar os perseguidores e de lidar com sentimentos recentemente vivenciados de culpa e de desespero devido aos ataques ao objeto amado. Apesar de suas variedades, as defesas maníacas visam controlar e dominar o mundo externo e interno, ainda que a existência deste, é depreciada e negada.

  26. Mecanismos de Defesa • Parte da Defesa Maníaca do Ego: - idealização; - senso de onipotência; - negação da realidade psíquica e depreciação e desprezo de objetos bons; - tentativa de dominar e de controlar todos os seus objetos, utilizando do senso de onipotência;

  27. Mecanismos de Defesa • Defesa Obsessiva: Tentativa depressiva de dar conta das questões que angustiam o ego, utilizando de critério racional para resolver a síntese entre bom e mau, a partir de um mito criado pela mente, tido como verdade.

  28. Mecanismos de Defesa • Defesa Obsessiva: A razão é utilizada para dissociar, transformando uma determinada ansiedade, em algo suportável, idealizando, com o intuito de banir o mau.

More Related