1 / 7

DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. Introdução. “ Os maiores obstáculos do estudo e da aprendizagem, em ciência, estão diretamente relacionados com a correspondente dificuldade que o estudante encontra na exata compreensão dos textos teóricos”.

Télécharger la présentation

DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

  2. Introdução “ Os maiores obstáculos do estudo e da aprendizagem, em ciência, estão diretamente relacionados com a correspondente dificuldade que o estudante encontra na exata compreensão dos textos teóricos”.

  3. Objetivos da Leitura Analítica • Favorecer a compreensão global do significado texto; • Treinar para a compreensão e interpretação crítica do texto; • Auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico; • Fornecer instrumentos para o trabalho intelectual desenvolvido nos seminários, no estudo dirigido, no estudo pessoal e em grupos; • Na confecção de resumos, resenhas, relatórios, etc.

  4. Seus processos básicos são os seguintes: Delimitação da Unidade de leitura:delimitar um capítulo, uma seção, uma parte, etc., sempre um trecho como um pensamento completo. A leitura deverá ser feita por etapas. Análise Textual:primeira abordagem do texto com vistas à preparação da leitura. • Fazer uma leitura rápida e atenta da unidade para adquirir uma visão de conjunto da mesma: • Levantar esclarecimentos relativos ao autor, ao vocabulário especifico, aos fatos, • Doutrinas e autores citados, que sejam importantes para a compreensão da mensagem; • Esquematizar o texto, evidenciando sua estrutura redacional.

  5. Análise Temática – procura ouvir o autor, apreender, sem intervir nele, o conteúdo de sua mensagem. Reconstruir um processo lógico e evidenciar a estrutura lógica do texto, esquematizando a seqüência das idéias. (Tema, Problema, Tese, Raciocínio, Idéias Secundárias);Note-se que esta análise temática serve tanto para base do resumo ou síntese de um texto,como fornece condições para se construir tecnicamente um roteiro de leitura.

  6. Análise Interpretativa – tomar uma posição própria a respeitos das idéias enunciadas, é ler nas entrelinhas, é forçar o autor a um diálogo, é explorar a fecundidade das idéias expostas. (Situação Filosófica e influências, Pressupostos, Associação de idéias e Crítica ); • Problematização – Levantamento e discussão de problemas relacionados com a mensagem do autor. • Síntese Pessoal - Reelaboração da mensagem com base na reflexão pessoal.

  7. Conclusão • A leitura analítica desenvolve no estudante-leitor uma série de posturas lógicas que constituem a via mais adequada para sua própria formação, tanto na sua área específica de estudo quanto na sua formação filosófica em geral. Aula baseada no livro – Metodologia do trabalho científico/ Antônio Joaquim Severino. 22. ed. – São Paulo: Cortez, 2002.

More Related