1 / 13

CRISE ECONÔMICA GREGA

CRISE ECONÔMICA GREGA. Conhecimentos básicos sobre a Grécia e causas da atual crise. Localização. Estado europeu mais ao sul da península dos Balcãs (Albânia, Macedônia e Búlgaria). Localização. Área de grande importância Geoestratégica devido a proximidade com a Ásia e África.

leanne
Télécharger la présentation

CRISE ECONÔMICA GREGA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CRISE ECONÔMICA GREGA Conhecimentos básicos sobre a Grécia e causas da atual crise

  2. Localização Estado europeu mais ao sul da península dos Balcãs (Albânia, Macedônia e Búlgaria).

  3. Localização Área de grande importância Geoestratégica devido a proximidade com a Ásia e África

  4. Aspectos físicos Apresenta um relevo montanhoso Clima mediterrâneo Grande parte insular

  5. Demografia - População de aproximadamente 11 milhões de habitantes; - Excelente indicadores sociais - Bom IDH (0,942)

  6. Entendendo a crise Grega • O governo grego realizou inúmeros gastos públicos na última década 2) Os gastos públicos foram gerados a partir de empréstimos internacionais Aumento dos gastos com funcionalismo público Aumento dos salários Investimento no estado de bem estar social Pouca arrecadação de impostos A economia grega ficou refém da crescente dívida externa

  7. Entendendo a crise Grega 3) O déficit orçamentário grego em 2009 4) A dívida externa grega “Diferença entre o que o governo gasta e arrecada” Cerca de 13,6% do PIB grego 4 vezes acima do permitido pelas regras da Zona do euro Sua dívida está em torno de 300 bilhões de euros O equivalente a US$ 400 bilhões ou R$ 700 bilhões

  8. Entendendo a crise Grega 5) A crise de créditos mundial 6) Falta de confiança dos investidores internacional Gerou uma incapacidade do governo grego de honrar seus compromissos A elevada dívida externa grega acaba gerando uma falta de confiança dos investidores internacionais Falta de empréstimos para o governo Elevação dos juros para futuros empréstimos “uma dívida para pagar outra dívida”

  9. Entendendo a crise Grega 7) Porque a crise grega causa tanta preocupação ? Teme-se que os problemas da Grécia nos mercados financeiros internacionais provoquem um efeito dominó, derrubando outros membros da zona do euro cujas economias estão enfraquecidas, como Portugal, Irlanda, Itália e Espanha. Todos eles enfrentam desafios para reequilibrar suas contas.

  10. Entendendo a crise Grega 8) O que a Grécia está realizando para combater a crise ? Planos para reduzir seu déficit para 8,7% em 2010, e para menos de 3% até 2012 Congelar salários públicos Aumentar impostos A idade para a aposentadoria Iniciando processo de privatizações (Primeiros setores: correios, águas e ferroviário)

  11. Entendendo a crise Grega 9) Como essas medidas foram e estão sendo recebidas na Grécia ? De maneira nem um pouco positiva pela população grega Houve uma série de protestos no país, alguns violentos. Várias greves atingiram escolas e hospitais e praticamente paralisaram o transporte público.

  12. Entendendo a crise Grega 10) E agora ? O que acontece ? Ajuda financeira à União Européia e ao Fundo Monetário Internacional para tirar o país de sua crise de débito. O país está pedindo até 45 bilhões de euros em empréstimos de emergência aos países da zona do euro e ao FMI neste ano

  13. Entendendo a crise Grega 11) Como a situação da Grécia se compara aos outros países europeus. A Grécia não é o único país da zona do euro a violar a regra que afirma que o déficit orçamentário não deve ultrapassar 3% do PIB do país. Na Grã-Bretanha, que não está na zona do euro, esse deficit chega a 13% do PIB. Na Espanha ele chega a 11,2%, na Irlanda a 14,3% e na Itália a 5,3%.

More Related