1 / 35

O MERCADO EM ANGOLA

-Curso Profissional de Nível Secundário -Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade -Raquel Nogueira – 11H. O MERCADO EM ANGOLA. -Módulo 5 – Sistemas de Informação / Estudos de Mercado.]. INTRODUÇÃO.

leola
Télécharger la présentation

O MERCADO EM ANGOLA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. -Curso Profissional de Nível Secundário -Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade -Raquel Nogueira – 11H O MERCADO EM ANGOLA -Módulo 5 – Sistemas de Informação / Estudos de Mercado.]

  2. INTRODUÇÃO O mercado de Angola é um mercado que oferece várias oportunidades, ocupando mesmo para muitas empresas portuguesas um lugar de destaque. E Portugal consegue reunir condições para manter uma posição de relevo económico em Angola, apostando neste país até como plataforma para atingir os mercados africanos circundantes..

  3. Angola, é um país da costaocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a nordeste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. • Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena (território).

  4. Angola foi uma antiga colónia de Portugal, com o início da presença portuguesa no século XV, e permaneceu como colónia portuguesa até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. A capital e a maior cidade de Angola é Luanda

  5. Sabe-se que cada empresa, está envolvida por várias chaves que determinam de alguma forma o seu modo de actuação. Consideram-se as seguintes: • - Demográfica; • - Económica; • - Tecnológica; • - Político-legal; • - Sociocultural.

  6. EM ANGOLA…..

  7. QUANTO À DEMOGRAFIA

  8. Segundo as estimativas do UnitedNationsDepartmentofEconomicand Social Affairs, a população de Angola era em 2010 de cerca de 19 milhões, dos quais pouco mais da metade viviam nas cidades. Indicadores demográficos População urbana: 57% Crescimento demográfico: (2005 - 2010): 2,81% Taxa de fecundidade (2006): 6,54 Taxa de natalidade (2002): 46 por mil Taxa de mortalidade (2002): 25,8 por mil Taxa de mortalidade infantil (est. 2006): 131,9/mil nascidos vivos Expectativa de vida: 42,7 anos homem: 41,2 anos mulher: 44,3 Estrutura por idade (2002): menores de 15 anos: 47,7% de 16 a 59 anos: 47,9% maiores de 60 anos: 4,4%

  9. Os indicadores acima apontam para uma grande complexidade dos tecidos sociais em Angola que, no entanto, está até à data relativamente mal estudada. Desde meados do século passado, estão manifestos processos de estratificação social e mesmo de formação de classes sociais, mas os trabalhos até hoje apresentados sobre este aspecto são pouco satisfatórios. Ainda menos investigado está a relação das estruturas sociais com as identidades sociais étnicas e raciais.

  10. QUANTO À ECONOMIA

  11. Uma característica cada vez mais saliente da economia angolana é a de uma parte substancial dos investimentos privados, tornados possíveis graças a uma acumulação exorbitante na mão de uma pequena franja da sociedade é canalizada para fora do país. Por agora, Portugal é o alvo preferencial destes investimentos, que se verifica na banca, energia, telecomunicações e comunicação social, mas também na vinicultura e fruticultura, em imóveis bem como em empreendimentos turísticos.

  12. A economia de Angola foi bastante afetada pela guerra civil que durou quase trinta anos, colocando o país juntamente com Guiné-Bissau entre os mais pobres do planeta. Todavia, Angola apresenta boas taxas de crescimento apoiadas principalmente pelas suas exportações de petróleo. As jazidas de petróleo estão localizadas em quase toda a extensão da sua costa marítima.

  13. QUANTO À VARIÁVEL TECNOLÓGICA

  14. Depois de uma pesquisa aprofundada consigo concluir que em relação aos fatores tecnológicos, a acessibilidade a novas tecnologias tem vindo a melhorar bastante, começando numa fase muito difícil, e estando neste momento fácil. Isto também se repete quanto à integração nas mesmas (tecnologias), e também à disponibilidade de pessoal qualificado. Ou seja, a tecnologia teve um bom impacto em Angola.

  15. QUANTO À VARIÁVEL POLÍTICO-LEGAL

  16. O regime político vigente em Angola é o presidencialismo, em que o Presidente da República é igualmente chefe do Governo, que tem ainda poderes legislativos. O ramo executivo do governo é composto pelo presidente (actualmente José Eduardo dos Santos), pelo vice-presidente (Fernando da Piedade Dias dos Santos, desde Janeiro de 2010, quando foi aprovada nova Constituição) e pelo Conselho de Ministros.

  17. QUANTO À VARIÁVEL SÓCIO-CULTURAL

  18. A população de Angola é caracterizada por ter um povo amigável e hospitaleiro, possui uma variedade incrível de paisagens e uma cultura dinâmica e cativante que fazem deste país um sítio que vale a pena explorar. Quanto ao turismo, pode afirmar-se que Angola consegue ser um diamante em bruto, com um potencial enorme ainda por explorar.

  19. [PESQUISA DE INFORMAÇÃO POSTA NA TABELA DADA PELO PROFESSOR]

  20. O MERCADO

  21. Relativamente ao mercado, é importante reunir e sintetizar informação relativa a dois aspetos chave: Características Genéricas do Mercado: Pretende-se aqui determinar a dimensão total, bem como caracterizar os circuitos de distribuição existentes. A República de Angola, é o sexto país Africano de maior dimensão, com uma área de cerca de 1.246.700 Km2. Decomposição do Mercado em Segmentos: Normalmente cada mercado é constituído por vários segmentos. Ao dividir o mercado por segmentos, podemos descobrir novos segmentos de mercado que podem constituir uma boa oportunidade para a nossa empresa.

  22. DECOMPOSIÇÃO DO MERCADO EM SEGMENTOS

  23. O CALÇADO EM ANGOLA

  24. Normalmente os Angolanos procuram sapatos confortáveis, frescos e bastante práticos. Não procuram nada pelo preço, mas sim porque se importam mais com a marca e a boa imagem que esta traz.

  25. A CONCORRÊNCIA

  26. Nos dias de hoje existe um grande investimento nacional e internacional no sector de calçado em Angola, porque este mercado continua a apresentar grandes e boas oportunidades de investimento, e sendo assim, a concorrência é cada vez mais rápida.

  27. SEASIDE

  28. “Empresa portuguesa investe 500 mil milhões KZ no sector do comércio angolano” A empresa portuguesa SEASIDE, vocacionada à produção e venda de sapatos, vai investir 500 mil milhões de kwanzas no sector do comércio angolano. Na ocasião, o empresário adiantou que a SEASEDE vai proceder, até 2015, à abertura de 25 lojas em Angola e que, para breve, está prevista a abertura de quatro novas lojas, sendo três em Luanda e uma no Lobito, província de Benguela.

  29. A Seaside inaugurou a sua primeira loja com nome próprio em território angolano. O espaço, localizado em Luanda, conta com uma exposição aproximada de 500 metros quadrados, e implicou um investimento a rondar os 240 mil euros. Esta é a primeira loja das quatro previstas para este ano, e faz parte de uma estratégia de entrada naquele país africano, que, segunda a marca portuguesa de calçado, está assente em três vetores: “qualidade, moda e preço competitivo”.

  30. MIGUEL VIEIRA

  31. O ‘designer' português Miguel Vieira entrou no mercado angolano, com a abertura de uma loja na capital Luanda. A estreia inseriu-se na estratégia de reforço da internacionalização da marca, que contará com um novo espaço no Canadá (Toronto), até ao final do ano, e já tem em operação uma loja em Joanesburgo, África do Sul, em ‘franchising'. A somar às lojas de Lisboa e Chipre, Miguel Vieira espera encerrar o ano com uma rede de cinco lojas.

  32. Miguel Vieira, que gera 80% da sua facturação nos mercados externos, revela que "em Portugal não temos mais por onde expandir".

  33. Com o mundoglobalizado de hojeemdia, encontra-se um mercadoondetodas as organizaçõesestão a enfrentargrandesconcorrências. Nessecaso, as empresasprecisam de ter um posicionamentobemdefinidojuntoaoconsumidor. Depois de algunsestudos com visa a investigar o posicionamento de umaempresa no ramo do calçado, foirealizadaumapesquisa de satisfaçãojunto a 100 pessoasqueentraramnumaloja de calçadoem Angola, sendoaplicado um questionário com questõesfechadas. Os resultadosobtidosapontamque a grandemaioria dos entrevistadossãoclientesdaloja e mostram-se satisfeitos com osserviços e produtosoferecidos. Assim, verificaram-se inúmerososfatoresquedeterminam a satisfação do cliente, com referênciaaoselementos do composto de marketing: preço, produto, promoção e ponto de venda. De forma geral, constatou-se que o posicionamentodaempresaemrelaçãoaosconcorrentesmostra-se satisfatório.

  34. FIM

More Related