1 / 13

Mestrado Fisioterapia Ramo Envelhecimento

Mestrado Fisioterapia Ramo Envelhecimento. Porquê e Para Quê?. Irene Higgs, Carina Paulo. Alcoitão , Junho 2012. E tu? Já crias-te o teu futuro? Começa hoje!. " O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las ." Francis Bacon. Hoje e Amanhã.

Télécharger la présentation

Mestrado Fisioterapia Ramo Envelhecimento

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Mestrado FisioterapiaRamo Envelhecimento Porquê e Para Quê? Irene Higgs, Carina Paulo Alcoitão , Junho 2012

  2. E tu? Já crias-te o teu futuro?Começa hoje! "O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las." Francis Bacon

  3. Hoje e Amanhã Vivemos num tempo de intensas transformações que nos exige uma postura crítica e capacidade de análise, diante de inúmeros apelos, oportunidades e mesmo desafios nas nossas jornadas académicas e profissionais. Para que sonhos se realizem, necessitamos de orientadores.... para que transformações ocorram são necessários, mediadores. Nessa trajetória a Escola Superior de Saúde do Alcoitão desenvolveu o Mestrado de Fisioterapia no Envelhecimento, e este ano promove a sua 4ª edição. A formação académica é indispensável para a nossa permanência e sucesso no mundo laboral, cá dentro e lá fora. Hoje esperamos vencer etapas, superar desafios, alcançar vitórias!

  4. "Visão sem ação não passa de sonho; ação sem visão é só passatempo; visão com ação pode mudar o mundo.“Joel Baker O Mestrado foi desenvolvido de forma a permitir que qualquer fisioterapeuta possa alargar e aprofundar os seus conhecimentos teóricos e clínicos na área de fisioterapia Geriátrica. O curso reconhece a importância de facilitar aos licenciados o desenvolvimento de um raciocínio clínico independente, auto-dirigído e crítico, com base no Modelo Biopsicossocial. Esta opção oferece aos candidatos a partilha de saberes nas principais linhas de investigação/intervenção da fisioterapia geriátrica, como alterações estruturais e funcionais no idoso; modelos de avaliação, de intervenção, diagnóstico e prognóstico em condições específicas, com um corpo de docentes variado e que reúne profissionais e investigadores amplamente reconhecidos nas suas áreas de “expertise”

  5. O fisioterapeuta especializado no ramo de envelhecimento poderá exercer a sua prática profissional de forma direta ou indireta com a população idosa, tanto em contexto comunitário como institucional nas seguintes áreas:

  6. Desenvolvimento de programas de educação e informação no âmbito do envelhecimento ativo, privilegiando a promoção de atividade física, comportamentos saudáveis e atitudes positivas ao longo de todo o ciclo de vida, dirigidos a diferentes faixas etárias da população (jovens em idade escolar, adultos seniores e adultos idosos)

  7. Gestão/Coordenação de equipamentos de prestação de cuidados de saúde, nomeadamente lares e residenciais de idosos

  8. Implementação de políticas e programas assistenciais de carácter multidisciplinar em contexto comunitário ou institucional dirigidos à população idosa

  9. Projetos de investigação na área do envelhecimento

  10. Desenvolvimento de programas de formação/educação de cuidadores formais e informais

  11. Avaliação e diagnostico da condição funcional dos idosos, prescrevendo estratégias e medidas terapêuticas com vista à recuperação, otimização ou manutenção da capacidade funcional dos idosos

  12. Avaliação e seleção de medidas compensatórias da limitação funcional irreversível, nomeadamente através da indicação de produtos de apoio e tecnologias facilitadores das atividades diárias

  13. E ainda… • Prestação direta de cuidados terapêuticos tanto no âmbito de cuidados primários e cuidados continuados em centros de saúde, centros de dia, lares e residenciais de idosos, como em cuidados de agudos e paliativos em centros hospitalares; • Intervenção em condições de saúde específicas, nomeadamente em condições neuro-degenerativas e psiquiátricas, em serviços de saúde mental; • Implementação de programas lúdico-terapêuticos em parceria com entidades públicas ou privadas no âmbito de atividades desenvolvimentais, nomeadamente, lazer, recreação, desenvolvimento pessoal, voluntariado, etc • -Criação de empresas de prestação de serviços domiciliários, ou de comércio de tecnologias e produtos de apoio, dirigidos à população idosa. Já te decidiste? Faz hoje a tua inscrição, entra nesta viagem ao futuro! Sê especialista no que fazes de melhor!

More Related