1 / 33

ROTEIRO

ROTEIRO. Psicológico ou Psicopatólogico Se humano suscetível a obsessão Sinais de obsessão Sintomas e Transtornos Características da Obsessão nos Médiuns Ostensivo Obsessão e eEnfermidades Mentais. O SER HUMANO É SUSCETIVEL A OBSESSÃO?.

lexiss
Télécharger la présentation

ROTEIRO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ROTEIRO • Psicológico ou Psicopatólogico • Se humano suscetível a obsessão • Sinais de obsessão • Sintomas e Transtornos • Características da Obsessão nos Médiuns Ostensivo • Obsessão e eEnfermidades Mentais

  2. O SER HUMANO É SUSCETIVEL A OBSESSÃO? • Qualquer ser humano está suscetível à obsessão. • Algumas pessoas são mais frágeis e imaturas psiquicamente e, portanto, mais suscetíveis, tendo dificuldades em evitar que se tornem alvos fáceis da obsessão.

  3. PSICOLOGICO? PSICOPATOLOGICO? MEDIUNICO? • A rigor, a mediunidade está presente tanto nos fenômenos psicológicos comuns, como também, nos complexos processos psicopatológicos. • Psicológico, psicopatológico e mediúnico são campos que se interpenetram e que merecem estudos interdisciplinares sem preconceitos, tanto pelos espíritas quanto pelos psiquiatras e psicólogos. • (A Psicopatologia parte do entendimento global dos sintomas para compor o cenário da doença)

  4. PSIQUISMO • Na análise do psiquismo humano encontra-se o campo materiale o energético, mais avançado em qualidades psicológicas, onde os pensamentos são elaborados e devidamente estruturados, a fim de serem reflexionados e adaptados para o mundo físico das células nervosas ou zona consciente, responsável pelas diretrizes inteligentes do ser. Dr. Jorge Andréa

  5. PSIQUISMO • O psiquismo é um centro emissor e receptor de energias, proporcionando ligações dos campos mentais com os nossos afins. • O psiquismo então, está sujeito a interações intensas, quando o elemento emocional e afetivo se encontra ativado, tanto no campo do amor como no ódio. • O corpo físico pode ser atingido no seus sistema imunológico, através da diminuição das defesas. Dr. Jorge Andréa

  6. PSIQUISMO Como nossa vida mental será o resultado de muitas etapas (reencarnações), as ligações apresentam profundas relações não só com os fatores e experiências presentes, mas também com as fontes e registros de todo o nosso passado.

  7. PSIQUISMO Isto faz com que as ligações mentais sejam bastante complexas, com estruturações de difícil decifração e cujo conjunto de emissão e recepção ou ação e reação de toda natureza (positiva, gerada pelo bem ou negativa, desencadeada pelo mal e pelo desejo de vingança e ódio) apresente projeções das mais variadas.

  8. PSIQUISMO Os estados de desarmonia que se refletem na organização mental mostram variações de toda ordem, cujo grau de intensidade estará relacionado principalmente com os lastros distônicos do passado. A acolhida mental dessas reações se fazem comumente entre encarnados e desencarnados com naturais oscilações, cuja sintomatologia decorrente são as obsessões espirituais.

  9. Sinais Característicos da Obsessão

  10. SINTOMAS OBSESSÃO ou TRANSTORNOS? • Difícil distinguir ou separar um transtorno psíquico da obsessão, tendo em vista, não só pelas semelhanças das causas que os provocam, como também pelas características comuns dos sintomas que apresentam. • Pode-se afirmar que eles ocorrem simultaneamente nos portadores de um e de outro. É um equívoco tratar de um desprezando o outro.

  11. PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS: Obsessão Simples • A obsessão simples é observada quando há pouca interferência nas correntes mentais do atingido, consciente ou inconscientemente, mas sem domínio do receptor. • Muitas vezes, o próprio atingido reconhece a influência negativa, procura se prevenir, possui condições de luta e expulsa a ideia parasitária que deseja acolhida. -Efeito natural- a inquietação, as desconfianças, os estados de insegurança, as enfermidades pequenas, os insucessos, apatia, depressão, agressividade, crises de cóleras..

  12. PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS: Obsessão por Fascinação A obsessão-fascinação é um processo mais intenso e mais grave, no qual as correntes emissoras destoantes se assentam na mente receptora, fazendo parte da estrutura dos pensamentos. O indivíduo fica como que totalmente envolvido pelas sugestões e passa a não distinguir mais o certo do errado. Passa a viver com uma ideia que lhe foi injetada, perdendo sua avaliação crítica. -Efeito natural-Como conhecem o ser que perseguem, insuflam seu orgulho, raiva.....

  13. PROBLEMAS ESPIRITUAIS QUE FREQUENTEMENTE SÃO CONFUNDIDOS COM TRANSTORNOS PSÍQUICOS: Obsessão por Subjugação Já a obsessão-subjugação traduz um bloqueio intenso da vontade, as resoluções do psiquismo estarão subordinadas ao jugo das correntes emissoras do obsessor, que passa a comandar, subjugando o obsediado de modo integral. Pode ser física desenvolvendo patologias e assenhorando-se dos centros do comando motor ou psíquica desenvolvendo transtornos ou simultaneamente físio-psíquica. O obsidiado aceita em estado de passividade, ficando à mercê do seu perseguidor que maltrata de diversas formas. A vítima pode cometer atitudes absurdas , chegando a atrocidades ou até ao suicídio.

  14. OBSESSÃO Os diversos quadros são variados, levando-se em consideração o arcabouço psicológico, a intensidade das reações, a conduta pessoal, atitudes diversas e as ligações com o passado. Todos os processos obsessivos podem ser ativados e alimentados pelas ações desequilibrantes de conduta e descontrole emocional e afetivo, cujos mecanismos aceleram as condições de fixação mental.

  15. SENSIBILIDADE MEDIUNICA Existe um fator, que é a sensibilidade mediúnica, pois ela permite ligações mais intensas pelas aberturas dos campos mentais.

  16. ENFERMIDADES FÍSICAS OU SINTOMAS ESPIRITUAIS?

  17. Transtorno Mental na visão espírita “Comprometimento do espírito que reencarnou trazendo as sequelas de desvios graves do passado e que ressurgem, no atual corpo físico, com limitações e perturbações de vária ordem(...)” TRANSTORNOS MENTAIS Suely Caldas Schubert

  18. O que são os distúrbios mentais? • Podemos classifica-los em três grandes grupos: 1-Neuroses 2-Psicoses 3-Transtornos de Personalidade

  19. Neurose é um distúrbio emocional da personalidade que conduz o sujeito a um estilo de vida desajustado. Ele sempre está em conflito consigo mesmo ou com o ambiente, apresentando dificuldade de uma estabilidade emocional. Neuroses- Fóbicas, Transtorno do pânico, Transtorno de Ansiedade, Transtorno obsessivo-compulsivo-OCD, Depressão, Transtorno de estresse, Hipocondria,Neurastenia... Neurose = Perturbação Levando-o a: tristeza, desânimo, agressividade, descontrole. Neuroses

  20. FIXAÇÃO MENTAL - AUTO OBSESSÃO Nosgruposneuróticos a auto-obsessãoaparece com maisfrequencia. Outro fator é a existência de pensamentos fixos negativos e constantes e revoltas acompanhadas de forte crises emocionais que certos indivíduos cultuam por falta de higiene mental. Introduzindo e absorvendo a própria negatividade desenvolvida na zona consciente. Pelo constante condicionamento, refletem um processo auto-obsessivo que lhe são próprios, sem interferências externas.

  21. Raríssimas são as pessoas que não tenham, momentaneamente, comportamentos neuróticos. É muito diáfana a linha divisória entre a sanidade e o desequilíbrio mental.

  22. As Psicoses caracterizam-se por alienação da realidade, o indivíduo apresentará um pensamento incoerente, alucinações, delírios de perseguição, de grandeza, etc., Podemos citar: as Esquizofrenias, maníaco-depressiva, paranóiae o Transtorno Bipolar. Podem ter psicogenéticas, isto é, provocadas por traumas psicológicos. Psicoses

  23. Já os Transtornos de Personalidade são resultantes de estruturação anômala da personalidade, desde a infância... Os chamados, vulgarmente, de psicopatas, são indivíduos que apresentam uma distorção de caráter ético-social, estão em constante litígio com o social; enquadram-se aqui, os criminosos frios, o borderline, a múltipla personalidade. Transtornos de personalidade

  24. ENFERMIDADES • Há que se fazer uma diferenciação entre um distúrbio espiritual (ou mediúnico) e um distúrbio psiquiátrico propriamente dito. • No último caso, é óbvio que a terapia medicamentosa (antidepressivos e ansioliticos) é imprescindível no tratamento. • Mas, se o problema do paciente tem uma origem espiritual, os remédios não irão surtir efeito, serão inócuos.

  25. Tratamento e Cura

  26. TRATAMENTO E CURAProcedimentos Terapêuticos • Os meios de fazê-lo estão à disposição de qualquer um, desde que eduque seu sentir, seu pensar e seu agir.

  27. TRATAMENTO E CURAProcedimentos Terapêuticos • a) ConscientizaçãoDeve-se conscientizar o assistido da situação de enfermo em que se encontra, para ajudar-se na cura. • b) ReeducaçãoÉ preciso orientar o assistido sobre a necessidade de melhoria de sua conduta na vida diária. Que se esforce para evitar os vícios mais grosseiros e que procure controlar suas más tendências. • c) EvangelizaçãoEnfatizar sempre ao atendido a necessidade de observar os ensinos morais do Evangelho de Jesus. Estimular o hábito da prece, o mais poderoso auxílio no tratamento de obsedados.

  28. TRATAMENTO E CURAProcedimentos Terapêuticos • d) Intercâmbio espiritualOrientar moralmente o Espírito obsessor nas reuniões mediúnicas. • e) Busca do Reequilíbrio familiar através do Evangelho no Lar. • g) Tratamento médicoNos casos em que o processo obsessivo apresentar-se com grave comprometimento psíquico, o atendido deverá receber assistência de um profissional e seguir orientação médica.

  29. TERAPIAS Transformação moral do paciente(Estudos e Paletras) Orientação ao paciente e ao agente (Tratamentos) Meditação( Foco no crescimentopessoal) Oração (ligação com o Divino) Açãodignificadora e beneficente (Voluntariado)

  30. TRATAMENTO E CURAProcedimentos Terapêuticos • Acreditar que a Psicologia e a Psiquiatria são capazes de resolver os transtornos psíquicos sem atentar para a obsessão, está na mesma medida equivocada de achar que se pode tratar a obsessão sem resolver os conflitos psicológicos. • A cura integral do Ser envolve o tratamento espiritual e direcionado as necessidades do obsidiado, paralelo a um tratamento psicológico dos processos psíquicos que predispõe o indivíduo à obsessão, tais como: suas culpas, seus medos, seus complexos inconscientes etc. Os trabalhos espirituais , psicológicos e psiquiátricos se complementam.

  31. Conclusão • A visão do homem deve ser integral. Onde o físico, o emocional, o mental e o espiritual se interpenetram, formando um complexo sistema energético. • Ampliando a nossa forma de abordá-lo, onde ciência e espiritualidade necessitam integrar seus saberes e trabalharem em conjunto no sentido de promover a saúde integral.

  32. TENHAM UMA SEMANA MARAVILHOSA

More Related