1 / 20

Escola Vivencial do GED “A formação do responsável não termina nunca.

Escola Vivencial do GED “A formação do responsável não termina nunca. Quanto mais estudar (os documentos da Igreja e os documentos do MCC), mais capacitado estará para servir. Aperfeiçoar os talentos deve ser uma

mattox
Télécharger la présentation

Escola Vivencial do GED “A formação do responsável não termina nunca.

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola Vivencial do GED “A formação do responsável não termina nunca. Quanto mais estudar (os documentos da Igreja e os documentos do MCC), mais capacitado estará para servir. Aperfeiçoar os talentos deve ser uma tendência natural daquele que procura multiplicá-los, como o servo bom e fiel a que se refere Lc 19, 11-27” (Manual do responsável no Cursilho, pag.12)

  2. PRÉ CURSILHO CURSILHO PÓS CURSILHO/ ESCOLA Estudo para o primeiro semestre : A PRÁTICA DOS TRÊS TEMPOS DO MÉTODO DO MCC

  3. PARA A FORMAÇÃO DO RESPONSÁVEL PELO MCC, É NECESSÁRIO CONHECER:

  4. PARA A FORMAÇÃO DO RESPONSÁVEL, É NECESSÁRIO CONHECER: A Definição do MCC (movimento de igreja, método próprio,...) A FINALIDADE DO MCC (vivência e convivência do fundamental cristão, evangelização dos ambientes) O MÉTODO DO MCC (querigmático, cristocêntrico, testemunhal, caminho para conversão, comunitário, indutivo)

  5. Esta finalidade se alcança nos três tempos, que são essenciais ao correto desenvolvimento do Movimento: “TÃO ESSENCIAIS QUE, SE UM DELES DEIXA DE SER CORRETAMENTE EXECUTADO, O MCC DEIXA DE SER O QUE É.” (Fonte: A Mensagem do Movimento de Cursilhos de Cristandade)

  6. O CURSILHO SEGUNDO DOS TRES TEMPOS DO MCC A PROCLAMAÇÃO DA MENSAGEM

  7. O CURSILHO O CURSILHO REQUER: • CONHECIMENTO DA PEDAGOGIA DO CURSILHO, QUE VISA A CRIAR UM CLIMA QUE FACILITE O ENCONTRO DO CURSILHISTA COM O SENHOR, NUMA OPÇÃO LIVRE E CONSCIENTE; • REQUER UMA CERTA TÉCNICA, CONHECIMENTO DE SUA ESTRUTURA INTERNA, CIÊNCIA DO QUE SE DEVE FAZER, E DO QUE NORMALMENTE ACONTECE, PARA SABER O QUE FAZER, E COMO SE DEVE FAZER, A FIM DE QUE NUM DADO MOMENTO, SUPOSTA A AÇÃO DA GRAÇA E DA LIBERDADE DO HOMEM, SUCEDA O QUE SE ESPERA: QUE O INDIVÍDUO SE ENCONTRE JUBILOSAMENTE COM A VERDADE; (Fonte: Idéias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade)

  8. O CURSILHO O CURSILHO COMPREENDE: • OS TRES (OU DOIS) DIAS DE RETIRO; • A PROCLAMAÇÃO QUERIGMÁTICA DA MENSAGEM DE CRISTO; • O DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA MORAL DO CURSILHISTA, A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE SUA PRÓPRIA VIDA, PROVOCANDO NELE O DESEJO DE UM ENCONTRO COM DEUS; • PARA CONSEGUIR ESTE RESULTADO, O EVANGELHO DEVE SER PREGADO SEGUNDO O ESTILO QUE CRISTO NOS LEGOU: A PALAVRA DEVE SER VIVIDA, CONSIDERANDO QUE CRISTO É A PALAVRA ENCARNADA E PROCLAMADA. (Fonte:Idéias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade)

  9. REFLEXÃO • “A MINHA PALAVRA E PREGAÇÃO NÃO CONSISTIRAM EM PERSUASIVOS DISCURSOS DE SABEDORIA HUMANA, ERAM ANTES UMA DEMONSTRAÇÃO DO ESPÍRITO E DO PODER DIVINO, PARA QUE VOSSA FÉ NÃO SE APOIE NA SABEDORIA DOS HOMENS, MAS NA SABEDORIA E NO PODER DE DEUS” (1ª Cor. 2, 4-5)

  10. A MENSAGEM • A MENSAGEM É UMA SÓ, AS MENSAGENS ESTÃO INTERLIGADAS, O QUE JÁ IMPLICA NO CONHECIMENTO DE TODO O CONTEÚDO DO RETIRO POR TODOS OS MENSAGEIROS, POR TODOS OS RESPONSÁVEIS; • NO CURSILHO É NECESSÁRIO QUE APAREÇA O TESTEMUNHO DO MENSAGEIRO, DA EQUIPE DE COORDENAÇÃO E DE TODOS OS RESPONSÁVEIS QUE ESTEJAM TRABALHANDO NO RETIRO; DESTA FORMA É QUE A PALAVRA ADQUIRE SUA FORÇA, E O TESTEMUNHO É COMPREENDIDO COM A PROCLAMAÇÃO DAQUILO QUE SE VIVE; • O EVANGELHO ANUNCIADO INTELECTUALMENTE, CORRERIA O RISCO DE DEIXAR DE SER EVANGELHO, BOA NOVA; • PORÉM, NÃO SE PODE ESQUECER QUE O CURSILHO É TAMBÉM A EXPOSIÇÃO DE UMA DOUTRINA. SUPÕE E EXIGE QUE SE TENHA UMA BASE DOUTRINÁRIA, FUNDAMENTO DE NOSSA CONVICÇÃO RELIGIOSA. (Fonte: Idéias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade)

  11. OS MENSAGEIROS • ENTÃO JESUS DISSE: “VÃO PELO MUNDO INTEIRO E ANUNCIEM A BOA NOTÍCIA PARA TODA A HUMANIDADE” (Mc 16,15) – ESTA É A MISSÃO DO CRISTÃO E, PORTANTO, DO MENSAGEIRO, ESPECIFICAMENTE NO CURSILHO. • “E JESUS CRESCIA EM SABEDORIA, EM ESTATURA E GRAÇA, DIANTE DE DEUS E DIANTE DOS HOMENS” (Lc 2,52) – ESTA É A OBRIGAÇÃO DAQUELE QUE PROCLAMA A MENSAGEM DO CURSILHO: - FORMAR-SE PARA COMUNICAR A MENSAGEM - COMUNICAR A MENSAGEM PARA EVANGELIZAR (Fonte: Decálogo de uma nova evangelização inculturada – Pde. Beraldo)

  12. O QUE É PRECISO PARA COMUNICAR A MENSAGEM • COMUNICAR É PASSAR DO FRIO COMUNICADO DE IDÉIAS PARA A VIBRANTE COMUNICAÇÃO DOS FATOS. É ESTABELECER UMA RELAÇÃO PESSOAL “OLHOS NOS OLHOS”. SEM ESSA RELAÇÃO NÃO HAVERÁ COMUNICAÇÃO, E, PORTANTO, NÃO PODE HAVER AUTÊNTICA EVANGELIZAÇÃO. • “VINDE, VEDE, ANUNCIAI” (Jo 1,39) • “IDE, CONTAI O QUE ESTAIS OUVINDO E VENDO” (cf.Mt. 11,2-5) • ESTE GÊNERO DE COMUNICAÇÃO SUPÕE AMOR PROFUNDO, DOAÇÃO RADICAL, SOLIDARIEDADE SEM LIMITES. “NÃO EXISTE AMOR MAIOR, QUE DAR A VIDA PELOS AMIGOS” (Fonte: Decálogo de uma nova evangelização inculturada – Pde. Beraldo)

  13. O QUE É PRECISO PARA COMUNICAR A MENSAGEM • A EVANGELIZAÇÃO INICIA-SE NÃO NO MOMENTO EM QUE O MENSAGEIRO COMEÇA A ANUNCIAR, MAS NO MOMENTO EM QUE O CURSILHISTA COMEÇA A ENTENDER E ASSIMILAR AQUILO QUE LHE FOI ANUNCIADO... • “COMUNICAÇÃO NÃO É O QUE EMITIMOS OU O QUE OS OUTROS RECEBEM, MAS O QUE OS OUTROS ENTENDEM” • “A IGREJA NÃO SE COMUNICA BEM COM OS FIÉIS. AS CAUSAS PODEM SER O DESPERDÍCIO E O DESPREPARO DOS EMISSORES...A FALTA DE CORAGEM PARA PROPOR E ACEITAR INOVAÇÕES”. (Fonte: Decálogo de uma nova evangelização inculturada – Pde. Beraldo)

  14. O QUE É PRECISO PARA COMUNICAR A MENSAGEM • A PEDIDO DO PAPA JOÃO PAULO II, A EVANGELIZAÇÃO EXIGE HOJE “NOVOS MÉTODOS, NOVO ARDOR E NOVAS EXPRESSÕES”. • ESTAMOS FALANDO DE FIGURAS, ILUSTRAÇÕES, CANTICOS, PROJEÇÕES. MEIOS QUE DEVEM SER EXPERIMENTADOS COM CUIDADO, UMA VEZ QUE NÃO DEVEM SE SOBREPOR A COMUNICAÇÃO PESSOAL QUE FAZ ARDER O CORAÇÃO. • AO SE MUDAREM AS CIRCUNSTÂNCIAS DOS HOMENS E DA HISTÓRIA, É NECESSÁRIO REVISAR OS MODOS DE COMUNICAÇÃO DA BOA NOVA, SEUS MÉTODOS E SUAS EXPRESSÕES. É NECESSÁRIO ENFIM, REVER AS ATITUDES DO MENSAGEIRO. (Fonte: Decálogo de uma nova evangelização inculturada – Pde. Beraldo)

  15. A PROPOSTA DO RELANÇAMENTO DO MCC • UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS MODERNOS E REDUÇÃO DO TEMPO DAS MENSAGENS: • A COMUNICAÇÃO DEVE SER DIRETA, OBJETIVA, JÁ SE FOI O TEMPO DOS GRANDES DISCURSOS, DAS PALAVRAS AO VENTO. AS PESSOAS NÃO SUPORTAM MAIS LONGAS EXPLANAÇÕES E PALESTRAS COMPLICADAS. • TER O QUE DIZER, SABER COMO DIZER, DIZER COM ENTUSIASMO E INCISIVAMENTE, É O QUE IMPORTA. A COMUNICAÇÃO DEVERÁ TER O RITMO E A SEGURANÇA DAQUILO QUE SE ESTÁ COMUNICANDO, A BOA NOTÍCIA DO REINO. (Fonte: Decálogo de uma nova evangelização inculturada – Pde. Beraldo)

  16. MENSAGEIROS • A MENSAGEM DEVE VIR ACOMPANHADA DE TESTEMUNHO COERENTE, VERDADEIRO, DE COMPROMISSO E COMPORTAMENTO CRISTÃO. • SÓ PODERÁ SER MENSAGEIRO QUEM SE PROPUSER A TER UMA VISÃO GLOBAL, CONHECER TODA A MENSAGEM PARA SITUAR-SE NA SUA UNIDADE, NO SEU EIXO, E COMPREENDER QUE SE TRATA DE UMA ÚNICA MENSAGEM. • SÓ CABERÁ A AVALIAÇÃO DAS MENSAGENS A QUEM TIVER O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO E ESTA VISÃO GLOBAL, PARA ORIENTAR, ACOMPANHAR E ESTIMULAR O MENSAGEIRO. SERIA DIFÍCIL, SENÃO IMPOSSÍVEL, UM RESPONSÁVEL ADEQUADAMENTE PREPARADO POR PESSOA INADEQUADAMENTE PREPARADA. (Fonte: Decálogo de uma nova evangelização inculturada – Pde. Beraldo)

  17. A QUALIDADE DO ANUNCIO DA MENSAGEM • ATUALIZAÇÃO DO TEMA, PREPARAÇÃO COM SERIEDADE, SEM PREGUIÇA, SEM CONFIAR QUE O ESPÍRITO SANTO VAI FAZER A “SUA” PARTE ( A PARTE DO MENSAGEIRO); • ESTUDO, FORMAÇÃO PERMANENTE. PROFISSIONAIS DA PALAVRA NÃO SÃO RECOMENDÁVEIS, MAS SIM, TESTEMUNHAS VIVAS DO ESFORÇO HUMANO EM ENTENDER E VIVENCIAR O MODELO DE COMUNICADOR MAIS SIMPLES QUE JÁ EXISTIU : JESUS CRISTO! • NÃO BASTA REPETIR O CONTEÚDO DOS ESQUEMAS DO LIVRO ORIENTADOR DAS MENSAGENS. É NECESSÁRIO MERGULHAR NO SENTIDO DAS PALAVRAS E SINTETIZAR SUAS ORIENTAÇÕES. • IGUALMENTE NÃO SE DEVE DESPREZAR OS ROTEIROS, DESVIAR-SE DOS ESQUEMAS, CONFIANDO NA INSPIRAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO, PARA ENCOBRIR A PREGUIÇA DE ESTUDAR E A FALTA DE PREPARO PARA DESENVOLVER AQUELA TAREFA. (“SEJA O QUE DEUS QUISER” – OU ENTÃO – “DEIXA COMIGO, NA HORA SAI” ...)

  18. “CRISTO É O MODELO DE COMUNICADOR EFICIENTE E EFICAZ, MAS, SOBRETUDO DE COMUNICADOR SENSÍVEL, COMUNICADOR QUE TEM COM-PAIXÃO”

  19. “A EXEMPLO DE CRISTO, É NECESSÁRIO QUE O EVANGELIZADOR BUSQUE ESTABELECER RELAÇÕES SEMPRE MAIS PROFUNDAS E HUMANAS ENTRE SI E O EVANGELIZANDO”

  20. Conclusão • Conhecemos mais ou menos a teoria. Na prática, sentiremos com frequência a insegurança. • Despertar a fome de Deus, esta é a nossa tarefa. • Deus e a Sua graça decidirão em última instância, “quem é que vai nessa barca de Jesus”. (Ideias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade)

More Related