30 likes | 168 Vues
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA- UFSM PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA- PPGDCH LABORATÓRIO DE MOTRICIDADE OROFACIAL. ESTUDO ELETROMIOGRÁFICO DOS MÚSCULOS FACIAIS DE RESPIRADORES NASAIS, RESPIRADORES ORAIS VICIOSOS E OBSTRUTIVOS.
E N D
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA- UFSM PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO HUMANA- PPGDCH LABORATÓRIO DE MOTRICIDADE OROFACIAL ESTUDO ELETROMIOGRÁFICO DOS MÚSCULOS FACIAIS DE RESPIRADORES NASAIS, RESPIRADORES ORAIS VICIOSOS E OBSTRUTIVOS AUTORES: Luane de Moraes Boton Ana Maria Toniolo da Silva Geovana de Paula Bolzan Eliane Castilhos Rodrigues Corrêa Angela Ruviaro Busanello
Objetivo Verificar a atividade elétrica dos músculos faciais no repouso e nas isometrias labial e mastigatória em crianças respiradoras nasais e respiradoras orais viciosas e obstrutivas, comparando-as. Método Foram estudadas 59 crianças, 15 respiradoras nasais (RN); 23 respiradoras orais viciosas (ROV) e 21 respiradoras orais obstrutivas (ROO). Todas foram submetidas à avaliação otorrinolaringológica e fonoaudiológica, bem como aoexame eletromiográfico durante repouso, isometrias mastigatória e labial. Foi realizada análise de variância de Kruskal-Wallis para comparação entre os grupos e dos grupos dois a dois e o teste de Wilcoxon para comparação entre os músculos (p<0,05).
Resultados RN x ROV x ROO não houve diferença significativa nos músculos estudados RN x ROV músculo masseter direito durante repouso comdiferença estatisticamente significante RN ROO músculos orbicular inferior no repouso e temporal esquerdo na isometria mastigatória com diferença estatísticamente significante ROV x ROO nenhum músculo mostrou diferença significativa A comparação dos músculos dos lados opostos da face na isometria mastigatória mostrou assimetria. O músculo temporal apresentou-se mais ativo que os masseteres no repouso e na isometria mastigatória. Conclusão O modo respiratório não modificou o comportamento dos músculos avaliados quando realizadas comparações entre os grupos e as diferentes etiologias da respiração oral não alteraram a atividade elétrica dos músculos avaliados quando se comparou os ROV e ROO.