1 / 53

DIA DA PALAVRA 03 DE OUTUBRO DE 2013

DIA DA PALAVRA 03 DE OUTUBRO DE 2013. SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! Lc 17,5-10. Acolhida. Todos: Vida, Saúde e Dignidade: Direito e Responsabilidade de todos. Aclamação: NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA. ALELUIA, ALELUIA (2X) NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA, E A PALAVRA SE ENCARNOU

nessa
Télécharger la présentation

DIA DA PALAVRA 03 DE OUTUBRO DE 2013

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIA DA PALAVRA03 DE OUTUBRO DE 2013 SENHOR, AUMENTAI NOSSA FÉ! Lc 17,5-10

  2. Acolhida Todos: Vida, Saúde e Dignidade: Direito e Responsabilidade de todos

  3. Aclamação:NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA ALELUIA, ALELUIA (2X) NO PRINCÍPIO ERA A PALAVRA, E A PALAVRA SE ENCARNOU E NÓS VIMOS SUA GLÓRIA, SEU AMOR NOS LIBERTOU.

  4. Lc 17,5-10 175Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!“6O Senhor respondeu: "Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 'Arranca-te e replanta-te no mar', e ela vos obedeceria.

  5. 7Quem de vós, tendo um servo que trabalha a terra ou guarda os animais, lhe dirá quando volta do campo: 'Tão logo chegues vem para a mesa'?8Ou, ao contrário, não lhe dirá: 'Prepare-me o jantar, cinge-te e serve-me, até que eu tenha comido e bebido; depois, comerás e beberás por tua vez'?

  6. 9Acaso se sentirá obrigado com esse servo por ter feito o que lhe fora mandado? 10Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos apenas o que devíamos fazer'."

  7. Contextualizando a Palavra Jesus está caminhando está em missão anun-ciando, ensinando exem- plos que vai preparando os discípulos para o de-safio de compreender e dar testemunho do Reino do Deus.

  8. Contextualizando a Palavra O texto de hoje Lc 17, 5-10 é uma resposta de Jesus ante o pedido dos discípulos sobre a fé, acres-centando um ensinamento sobre o serviço.

  9. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: "Aumenta-nos a fé!"6O Senhor respondeu: "Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 'Arranca-te e replanta-te no mar', e ela vos obedeceria.

  10. O pedido “Aumenta-nos a Fé!” parte dos apóstolos OsDoze

  11. Apóstolo é aquele que é enviado para missão de evangelizar e ensina sobre o Reino de Deus.

  12. "Aumenta-nos a fé!" A fé em seu sentido primeiro é uma obediência, um abandonar-se nas mãos de Deus, confiando total- mente na Palavra divina. “A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem.” (Hb 11,1)

  13. Na Carta aos Hebreus cap. 11 aparece 18 vezes a expressão: Foi pela fé que...e 24 vezes “fé”. A fé concede total certezae confiança,mas não permite a totalidade de conhecimento.

  14. “Fé dos evangelhos e do Antigo Testamento não é simplesmente crença e confiança crença e confiançasur-gem da fé Fé é aceitação de uma pessoa e de suas exigên-cias.” Dic. Bíblico McKenzie

  15. A fé necessária para “entrar” no Reino é direcionadaà pessoa de Jesus, pois Ele é o Caminho. “O autor e realizador da fé” (Hb 12,1a)

  16. O cristão caminha pela fé e não pela visão (cf. 2Cor 5,7)

  17. Quem tem verdadeiramente fé em Jesus, acredita na autoridade do seu Nome e na força da sua Palavra,e não necessita de manifestações exteriores sinais para acreditar na eficácia da sua ação.

  18. Abraão é o modelo de fé proposto na Sagrada Escritura (Hb 11,8.11.17) Virgem Maria a mais perfeita realização Na fé Maria acolheu o anúncio e a pro-messa trazida pelo anjo Gabriel (cf. Lc 1,37)

  19. A fé na providência do Pai Diante das preocupações da vida com comer e o vestir Jesus diz aos discí-pulos: “homens fracos na fé!” (cf.Lc12,28)

  20. Ao acalmar a tempestade, Jesus re-crimina a pouca fé, dizendo-lhes: “Onde está a vossa fé?” (Lc 8,25)

  21. Pedro duvida num momento de perigo mas Jesus atende seu chamado Jesusestendeu a mão prontamente e o segurou,repreendendo-o: “Homem fraco na fé, por que duvidaste?” (Mt 14,26-31)

  22. O cristão deve crescer na fé (cf. 2Cor 10,15)

  23. "Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: 'Arranca-te e replanta-te no mar', e ela vos obedeceria.” (Lc 17,6)

  24. Uma pessoa com fé em Jesus não está isenta de problemas mas irá vencê-los, a fé lhe garante que Jesus está ao seu lado. “No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,36b)

  25. A fé é dom de Deus, mas é preciso que a nossa capacidade desenvolva esse dom em obras. Se isso não acontecer, à fé se torna sem sentido, uma fé morta. (cf. Tg 2,17)

  26. Muitos textos bíblicos nos ensi- nam como podemos entender a fé. No entanto, a fé tem uma mesma finalidade o amor a Deus e ao próximo

  27. 7Quem de vós, tendo um servo que trabalha a terra ou guarda os animais, lhe dirá quando volta do campo: 'Tão logo chegues vem para a mesa'? 8Ou, ao contrário, não lhe dirá: 'Prepare-me o jantar, cinge-te e serve-me, até que eu tenha comido e bebido; depois, comerás e beberás por tua vez'? 9Acaso se sentirá obrigado com esse servo por ter feito o que lhe fora mandado?

  28. 7Quem de vós, tendo umservo que trabalha a terra ou guarda os animais Os servos são traba- lhadores rurais compõem a  classe social mais baixa da sociedade.  A servidão implica o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores de terras, em troca de proteção e do direito de arrendar terras para subsis-tência.

  29. Os servos não eram proprie- dade de ninguém e não po-diam ser vendidos Um servo tem a liberdade de ir e vir, de ligar-se a outro amo

  30. 10Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei:'Somos servos inúteis; fizemos apenas o que devíamos fazer'."

  31. Situando Jesus durante a sua missão terrena denuncia e recri-mina os fariseus e escribas por sua vaidade, pelo legalismoexa-cerbado que regiam suas ações e a pretensão de se acharem justospara com isso obterem crédito diante de Deus achavam-se dig- nos de méritos e recompensa di-vina por serem conhecedores e cumpridores da Lei.

  32. Lc 16,15 Jesus disse aos fariseus que ouviam seus ensina-mentos e zombavam dele: “Vós sois os que querem passar por justos diante dos homens, mas Deus conhece os corações; o que é elevado para os homens, é abominável diante de Deus.”

  33. Lc 17,10 “Assim também vós, quando tiverdes cumprido todas as ordens, dizei: 'Somos servos inúteis; fizemos apenas o que devíamos fazer'." Os apóstolos devem estar dispostos às exigências da mis-são sem esperar recompensas ou aplausos pelo serviço feito

  34. Não devem ter a atitude de quem sente que fez tudo muito bem feito e que por isso Deus lhe é devedor A atitude esperada é que cumpra o seu papel com hu-mildade, sentindo-se um servo que apenas fez o que lhe com-petia fazer a exemplo de seu Senhor.

  35. “O verdadeiro amor não fica sem recompensa, mas não ama e nem vive para a mesma” (São Bernardo)

  36. APRENDENDO COM A PALAVRA: O QUE O TEXTO DIZ EM SI MESMO? A partir das informações do texto e da contextualização respondamos: a) O que os Apóstolos pedem ao Senhor? b) O que é Fé? c) Quais são as qualidades que resultam da Fé? d) Qual a mensagem que a Parábola trans-mite?

  37. PARTILHANDO A PALAVRA: O QUE O TEXTO NOS DIZ HOJE? • a) O que devemos pedir ao Senhor? • b) Como vive o discípulo que manifesta uma fé sólida? • c) Quais gestos expressam que vivemos com fé? • d) O que devemos esperar por nossas ações e atividades pastorais?

  38. REZANDO A PALAVRA: O QUE O TEXTO ME LEVA A DIZER A DEUS? Muitos são os motivos de rezarmos a Deus. Confiantes, agradeceremos e louvaremos ao Senhor pelo dom da fé. Santo Agostinho nos ensinou: “Cantar é rezar duas vezes”.

  39. Canto:FORÇA E VITÓRIA TODO JOELHO SE DOBRARÁE TODA LÍNGUA PROCLAMARÁQUE JESUS CRISTO É O SENHOR TODO JOELHO SE DOBRARÁE TODA LÍNGUA PROCLAMARÁQUE JESUS CRISTO É O SENHOR

  40. Canto:FORÇA E VITÓRIA NADA PODERÁ ME ABALARNADA PODERÁ ME DERROTARPOIS MINHA FORÇA E VITÓRIATEM UM NOMEÉ JESUS NADA PODERÁ ME ABALARNADA PODERÁ ME DERROTARPOIS MINHA FORÇA E VITÓRIAÉ JESUS

  41. Canto:FORÇA E VITÓRIA QUERO VIVER TUA PALAVRAQUERO SER CHEIO DO TEU ESPÍRITOMAS SÓ TE PEÇO, LIVRA-ME DO MAL QUERO VIVER TUA PALAVRAQUERO SER CHEIO DO TEU ESPÍRITOMAS SÓ TE PEÇO, LIVRA-ME DO MAL

  42. Canto:FORÇA E VITÓRIA NADA PODERÁ ME ABALARNADA PODERÁ ME DERROTARPOIS MINHA FORÇA E VITÓRIATEM UM NOMEÉ JESUS NADA PODERÁ ME ABALARNADA PODERÁ ME DERROTARPOIS MINHA FORÇA E VITÓRIAÉ JESUS

  43. JESUS! JESUS! JESUS!

  44. COMPROMETENDO-SE COM A PALAVRA: O QUE O TEXTO ME LEVA A VIVER? Animador(a): Neste mês missionário, quais compromissos assumiremos, particular e comunitário, de modo a expressar a nossa Fé e os ensina-mentos que a Palavra de hoje nos transmitiu?

  45. Encontros do mês de Outubro dos GBRs 26º ENCONTRO: 2ª Semana Lc 17,11-19 27º ENCONTRO: 3ª Semana Lc 18,1-8 28º ENCONTRO: 4ª Semana Lc 18,9-14 29º ENCONTRO: 5ª Semana Mt 5,1-12a DIA DA PALAVRA DIA 07 DE NOVEMBRO Tema: ‘DEUS É O DEUS DA VIDA’ Lc 20,27-38

  46. ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL ORAÇÃO OFICIAL DA CF 2013 Tema: FRATERNIDADE E JUVENTUDE Lema: “Eis-me aqui, envia-me”(Is 6,8) 18/20

  47. ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL Coro 1 Pai santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade. Coro 2 Convertei-nos e, nos desafios deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da juventude. 18/20

  48. ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL Coro 1 Para anunciar o Evangelho como projeto de vida, Todos Enviai-nos, Senhor Coro 2 Para ser presença geradora de frater-nidade, Todos Enviai-nos, Senhor 18/20

  49. ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL Coro 1 Para ser profetas em tempo de mudança, Todos Enviai-nos, Senhor Coro 2 Para promover a sociedade da não violência, Todos Enviai-nos, Senhor 18/20

  50. ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL Coro 1 Para salvar a quem perdeu a esperança Todos Enviai-nos, Senhor Coro 2 Para lutarmos em defesa da vida Todos Enviai-nos, Senhor 18/20

More Related