Download
sa de do adolescente o adolescente no espa o da rua n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua PowerPoint Presentation
Download Presentation
Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua

Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua

192 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua Existem dois tipos de crianças e adolescentes vivendo o cotidiano da rua. Meninos na rua – fazem biscate durante o dia ou ficam perambulando pela rua o dia e a noite voltam para casa mantendo o vínculo familiar. Meninos de rua- são aqueles que já perderam o vínculo familiar ou cuja perda está acontecendo este não dormem mais em casa ou o fazem esporadicamente. Algumas causas que levam uma criança ou adolescente a abondonar a família e a morar nas ruas: pobreza e violência no meio familiar.

  2. Saúde do Adolescente O adolescente no espaço da rua Ações da enfermagem Viabilizar no setor de saúde e por meio de parceria intersetorial, a assistência à clientela de adolescentes em situações de rua segundo suas necessidades Instrumentalizar a enfermagem para o cumprimento de seu papel de agente de inclusão social dos adolescentes excluídos Propor a criação de uma rede de apoio e acompanhamento de seu papel de agente de inclusão social dos adolescentes incluindo o Programa de Saude da Familia (PSF), igreja, escola, associação de bairro, clube recreativo, parentes e amigos indicados pelo proprio adolescente.

  3. Saúde do Adolescente Adolescência: saúde reprodutiva e reprodução O adolescer e marcado como um momento do processo de crescimento e desenvolvimento humano, em que observamos rápidas e substânciais mudanças na vida e no organismo infantil, abrangendo: Acentuado crecimento pondo- estatural e o surgimento de novas formas físicas e estéticas. Mudanças no funcionamento orgânico, sobretudo no sexual e no reprodutivo Manifestações peculiares de novos sentimentos, modo de pensar e de comportar, refletindo novas identidades e inserções no mundo interno e externo a família As transformações que ocorrem na adolescência abrangem distintos e integrados processos de desenvolvimento social, familiar, físico, psico- emocional e intelectivo.

  4. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao De um modo geral, porém, certos problemas tem sido uma constante na vida de importante segmentos dos adolescentes brasileiros, tais como: pobreza, violências, trabalho infantil, evasão escolar Conflitos familiares, sofriemtnos emocionais Uso de substâncias psicoativas e ilícitas Atrasos no desenvolvimento psicológico e intelectual Distúrbios ortopédicos, fonoaudiológicos, odontológicos, oftalmológicos, transtornos nutricionais e metabólicos. doenças crônicas, diabetes, hanseniase, tuberculose, cancer Violência física, abuso e sofrimento sexual, exposição às DSTs HIV- AIDS, maternidade/ paternidade indesejada Na estrutura da assistência de enfermagem esses e outros problemas devem ser considerados.

  5. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Vulnerabilidaes e cuidados em saude sexual e reprodutiva do adolescente A sexualidade, tal como comcebida aqui abrange os aspectos físicos, psico- emocionais e socio- culturais, relativo: A percepção e controle do corpo; Ao exercício do prazer/ desprazer; A valores e comportamentos em processos afetivos e sexuais Esses campos envolvem questoes como: Contracepção Práticas afetivas e sexuais Sofrimento nas relações maternidade/ paternidade indesejada Aborto em condições indevidas DST HIV entre outros.

  6. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Ações de enfermagem Ampliar a base de apoio social a vivência da adolescência, sexualidade e reprodução Ofercer condições e medidas que favorecam a redução/ eliminação de vulnverabilidades relacionados a reprodução, maternidade/ paternidade e sexualidade do adolescente Proporcionar elementos para o desenvolvimetno da autonomia e da responsabilidade dolescente com a vida e a saude sexual e reprodutiva Desenvolver rotinas de atendimento captando precocemente adolescentes grávidas para acompanhamento pre- natal.

  7. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Ações de enfermagem Planejar ações de enfermagem apoiando física e emocionalmente as famílias dos adolescentes Promover a participação da família, companheiro, pais no acompanhamento e cuidados com a adolescente grávida e ao RN Abrir espaço para o adolescente falar o que deseja Abrir espaço para a familia falar o que deseja Respeitar sua intimidade e garantir privacidade em torno de seus universos e experiências Sensibilizar adultos, criancas e adolescentes a superação das discriminações sociais de : classe, raça, credo, genero, sexualidade

  8. Saúde do Adolescente Adolescencia: saude reprodutiva e reproducao Ações de enfermagem Envolver os adolescentes em todas as decisões terapêuticas que dizem respeito a sua saúde incluindo a saude sexual e reprodutiva Estimular oficinas de reflexão em sexualidade, concepção e contracepção Considerar a possibilidade de experiência maternidade / paternidade ser positiva Adotar medidas favoráveis ao funcionamento dos sistemas de referência e contra- referência, divulgar serviços e adotar uso de cartão do adolescente Realizar procedimentos de prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Exame preventivo em adolescentes sexualmente ativas.

  9. Saúde do adolescente Nutrição na adolescência As necessidades nutricionais variam de acordo com: sexo, faixa etária, velocidade de crescimento e nível e atividade física. A recomendação é que as necessidades médicas devem ser baseadas no peso, mais que na idade, considerando que o peso esteja dentro dos padrões aceitáveis em relação à altura. (2.000 a 2.800 Kcal/ dia)

  10. Saúde do adolescente Vários fatores que interferem as necessidades nutricionais junto aos adolescentes como:

  11. Saúde do adolescente Sobrepeso e Obesidade A obesidade é uma síndrome complexa, que apresenta dificuldades no tratamento e sérios riscos para o adulto. No caso dos adolescentes obesos, a preocupação com a imagem corporal e o excesso de gordura provoca (quando existe) o isolamento afastando-o do convívio de outros jovens e das atividades despotivas.

  12. Saúde do adolescente Sobrepeso e Obesidade Um estudo realizado na rede municipal do Rio de Janeiro (CASTRO et al., 2000), mostrou que 10,9% de adolescentes na faixa etária de 10 a 13 anos com sobrepeso e 7% com obesidade e ainda; as adolescentes acima de 14 anos apresentaram uma prevalência de 9,3% de sobrepeso e 5,2% de obesidade.

  13. Saúde do adolescente Ações da enfermagem • Capacitar a enfermagem através de oficinas sobre o processo de desenvolvimeto biológico, nutricional, psicoemocional e sociocultural da adolescência. • Consulta de enfermagem com anamnese cuidados sobre hábitos alimentares. • Promover ações de educação nutricional para adolescentes obesos com vistas a subsidiar uma mudança de hábitos de vida.

  14. Saúde do adolescente Ações da enfermagem • Envolver as adolescentes na realização de trabalhos educativos. • Utilizar metodologias participativas como: dinâmicas de grupo, teatro, dança, música, e outras expressões culturais. • Estimular o adolescente a falar sobre seu problema em grupo ou sozinho a escolher.