220 likes | 612 Vues
SISTEMA NERVOSO. Enf. Neuropsiquiátrica Profª Dinamara Selbach Curso Técnico Enfermagem. Os sistemas reguladores de nosso organismo, são:. Sistema Endócrino: controla as diversas funções de nosso organismo principalmente interferindo no metabolismo.
E N D
SISTEMA NERVOSO Enf. Neuropsiquiátrica ProfªDinamaraSelbach Curso Técnico Enfermagem
Os sistemas reguladores de nosso organismo, são: Sistema Endócrino: controla as diversas funções de nosso organismo principalmente interferindo no metabolismo Sistema Nervoso: é o principal regulador de nossas funções, exercendo controle sobre quase todas as atividades ou eventos que ocorrem a cada momento no nosso corpo
Na nossa relação com o mundo, o tempo inteiro somos estimulados e respondemos aos elementos do ambiente. A cada estímulo externo (como o cheiro de um alimento ou o som de uma buzina) e mesmo interno (como dor ou sensação de fome), o organismo reage, ou seja, de certo modo “responde a essas perguntas: SISTEMA NERVOSO De onde vem o estímulo? Como meu corpo reage a esse estímulo? Isto me fará bem ou mal? Já tive essa sensação antes?
Esse processo ocorre no Sistema Nervoso Central de maneira tão instantânea que a nossa consciência não tem como identificar todas as suas etapas, nem os milhares de estímulos que o corpo recebe a todo instante.
SISTEMA NERVOSO • O Sistema Nervoso dirige e coordena nossos movimentos. Recebe estímulos do ambiente que nos rodeia e de todos os nossos órgãos internos. Interpreta esses estímulos e elabora respostas, que são transmitidas a músculos ou glândulas.
A Evolução do Sistema Nervoso Ao longo de sua evolução, o cérebro humano adquiriu três componentes que foram surgindo e se superpondo, tal qual em um sítio arqueológico .
1 - O arquipálio ou cérebro primitivo, constituído pelas estruturas do tronco cerebral - bulbo, cerebelo, ponte e mesencéfalo, pelo mais antigo núcleo da base - o globo pálido e pelos bulbos olfatórios. Corresponde ao cérebro dos répteis , também chamado complexo-R, pelo neurocientista Paul MacLean. A unidade primitiva é responsável pela autopreservação. É aí que nascem os mecanismos de agressão e de comportamento repetitivo. É aí que acontecem as reações instintivas dos chamados arcos reflexos e os comandos que possibilitam algumas ações involuntárias e o controle de certas funções víscerais (cardíaca, pulmonar, intestinal, etc), indispensáveis à preservação da vida.
2 - O paleopálio ou cérebro intermediário (dos velhos mamíferos), formado pelas estruturas do Sistema Límbico. Aquíse desenvolvem funções afetivas, como a que induz as fêmeas a cuidarem atentamente de suas crias, ou a que promove a tendência desses animais a desenvolverem comportamentos lúdicos (gostar de brincar). Emoções e sentimentos, como ira, pavor, paixão, amor, ódio, alegria e tristeza, são criações mamíferas, originadas no sistema límbico. Este sistema é também responsável por alguns aspectos da identidade pessoal e por importantes funções ligadas à memória
E, com a chegada dos mamíferos superiores ao planeta, desenvolveu-se, finalmente, a terceira unidade cerebral : o neopálio ou cérebro racional, uma rede complexa de células nervosas altamente diferenciadas, capazes de produzirem uma linguagem simbólica, assim permitindo ao homem desempenhar tarefas intelectuais como leitura, escrita e cálculo matemático. O neopálio é o gerador de ideias ou, como diz Paul MacLean - " ele é a mãe da invenção e o pai do pensamento abstrato". 3 – O neopálio, também chamado cérebro superior ou racional