1 / 3

Teatro Rivoli

Teatro Rivoli. História. Em 1913 foi inaugurado, o Teatro Nacional. Nos anos seguintes, mudanças no centro urbano obrigaram a repensar e modernizar o teatro, e assim, em 1923, aparecia o Teatro Rivoli, remodelado, adaptado ao cinema com programação de ópera, dança, teatro e concertos.

odell
Télécharger la présentation

Teatro Rivoli

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Teatro Rivoli

  2. História • Em 1913 foi inaugurado, o Teatro Nacional. • Nos anos seguintes, mudanças no centro urbano obrigaram a repensar e modernizar o teatro, e assim, em 1923, aparecia o Teatro Rivoli, remodelado, adaptado ao cinema com programação de ópera, dança, teatro e concertos. O projecto arquitectónico é da responsabilidade do Arquitecto e Engenheiro Júlio Brito. • Na década de 70, a imagem do Teatro sofreu um revés, provocado por uma má situação financeira. O Rivoli começou a degradar-se, com equipamento antigo, sem programação regular ou público. Nessa altura, a Câmara Municipal do Porto decidiu comprar o teatro, de forma a devolvê-lo à cidade e aos seus habitantes. • Em 1992 Teatro fechou para uma total remodelação com projecto do arquitecto Pedro Ramalho. A área existente de 6.000 m² foi ampliada para mais de 11.000m2, criando-se um Auditório Secundário, um Café-concerto, uma Sala de Ensaios e um Foyer de Artistas, assim como espaços para os Serviços Administrativos e os Serviços Técnicos. • Em Outubro de 1997 o Rivoli Teatro Municipal reabriu as suas portas.

  3. Actualidade • Em Julho de 2006, a Câmara do Porto anunciou a decisão de entregar a gestão financeira e cultural do Teatro Rivoli a entidades privadas. • Em Outubro, cerca de 30 pessoas, na sua maioria elementos do Teatro Plástico, barricam-se no interior do Rivoli, em protesto pela sua privatização, manifestação que ficou conhecida por "Rivolição". • Em Dezembro de 2006 a maioria PSD/CDS-PP no executivo, em reunião extraordinária privada, decidiu conceder a gestão do teatro ao produtor e encenador Felipe La Féria por um período de 4 anos com início em 1 de Maio de 2007. Seguiram-se duas providências cautelares que visavam anular o acordo, da parte da Plateia (uma das concorrentes) e do Partido Socialista. Em relação à primeira, o Ministério Público considerou que a concessão do Rivoli tinha sido irregular. • Actualmente, devido às providências cautelares, o Rivoli é gerido por uma empresa constituída por Filipe La Féria, a Todos ao Palco, que paga à Câmara do Porto 5% das receitas de bilheteira.

More Related