1 / 44

Biotecnologia

Biotecnologia. Seleção Artificial. Processo conduzido pelo  ser humano  de cruzamentos seletivos com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais, plantas e outros seres vivos. .

olina
Télécharger la présentation

Biotecnologia

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Biotecnologia

  2. Seleção Artificial • Processo conduzido pelo ser humano de cruzamentos seletivos com o objetivo de selecionar características desejáveis em animais, plantas e outros seres vivos.  "A seleção feita pelo homem visa apenas seu próprio bem; a da natureza visa, de forma exclusiva, o bem do indivíduo modificado".

  3. Seleção Artificial

  4. O que é??? • A definição ampla de biotecnologia é o uso de organismos vivos ou parte deles, para a produção de bens e serviços. • Nesta definição se enquadram um conjunto de atividades que o homem vem desenvolvendo há milhares de anos, como a produção de alimentos fermentados(pão, vinho, iogurte, cerveja, e outros). Por outro lado a biotecnologia moderna se considera aquela que faz uso da informação genética, incorporando técnicas de DNA recombinante.

  5. Aplicações

  6. Engenharia Genética • Engenharia genética pode ser definida como o conjunto de técnicas capazes de permitir a identificação, manipulação e multiplicação de genes dos organismos vivos. • A engenharia genética possibilita:   - Mapear o sequenciamento do genoma das espécies animais, incluindo o ser humano (Genoma Humano) e dos vegetais;   - A criação de seres clonados (copiados);   - Desenvolver a terapia genética;  - Produzir seres transgênicos.

  7. Técnica do DNA recombinate • Permite produzir moléculas de DNA a partir da combinação de genes provenientes de espécies diferentes. • É possível produzir um gene humano em bactérias, para que estas produzam, em larga escala, uma proteína humana.  • Consiste no isolamento de moléculas de DNA e sua inserção no DNA de outro organismo.

  8. Enzimas de Restrição • Enzimas que cortam o DNA em pontos específicos (palíndromos) – “tesouras moleculares” • Outro grupo de enzimas chamadas DNA ligases conseguem inserir o DNA cortado em pontos específicos – “cola molecular”. • A molécula de DNA associada ao novo trecho inserido é denominada DNA recombinante.

  9. Enzimas de Restrição

  10. Clonagem de DNA

  11. Clonagem de DNA

  12. Clonagem de DNA • Consiste em produzir inúmeras cópias idênticas de um mesmo fragmento da molécula de DNA. • O DNAinserido em vetores (bactérias). Ao se reproduzirem os micro-organismos multiplicam a molécula recombinante, dando origem a um grande número de cópias idênticas.

  13. Aplicação da técnica de clonagem de DNA: produção de insulina

  14. Clonagem de organismos http://www.youtube.com/watch?v=IxxSSgg9JwU

  15. Clonagem de organismos

  16. Clonagem: ovelha Dolly • Eles isolaram uma célula mamária congelada de uma ovelha da raça Finn Dorset de seis anos de idade e a colocaram numa cultura com baixa concentração de nutrientes. Com isso a célula entrou em um estado de latência parando de crescer. • Em paralelo, foi retirado o óvulo não fertilizado de uma outra ovelha, da raça ScottishBlackface, de cor escura. Desse óvulo não fertilizado foi retirado o núcleo, transformando-o em um óvulo não fertilizado e sem núcleo. Através de um processo de eletrofusão ocorreu a união do núcleo da ovelha da raça Finn Dorset com o óvulo sem núcleo da ovelha da raça Blackface, dando início à divisão celular: uma célula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante.

  17. Clonagem: ovelha Dolly • Na fase de oito a 16 células, as células se diferenciam formando uma massa de células internas originando o embrião propriamente dito. Após seis dias, esse embrião, agora com cerca de 100 células, é chamado de blastocisto. O blastocisto foi colocado no útero de uma outra ovelha da raça Blackfaceque funcionou como "barriga de aluguel". Após a gestação, esta ovelha que é escura deu à luz um filhote branquinho da raça Finn Dorset chamada Dolly.

  18. Erros da técnica da clonagem de Dolly • A ovelha Dolly não era tão idêntica ao doador do núcleo, apesar de herdar da ovelha branca o DNA contido nos cromossomos do núcleo da célula mamária, ela também herdou da ovelha escura o DNA contido nas mitocôndrias, organelas que ficam no citoplasma das células. • om o passar do tempo foi percebido que Dolly apresentava as extremidades dos cromossomos (telômeros) diminuída gerando envelhecimento celular precoce. Devido ao envelhecimento, Dolly sofria de artrite no quadril e joelho da pata traseira esquerda. Sugere-se que isto ocorra pelo fato de que ela tenha sido criada a partir de uma célula adulta de seis anos (idade da ovelha doadora do núcleo), e não de um embrião.

  19. Erros da técnica da clonagem de Dolly • Dolly foi sacrificada aos 6 anos de idade, depois de uma vida marcada por envelhecimento precoce e doenças. Em seus últimos dias, Dolly estava com uma doença degenerativa e incurável nos pulmões. Os problemas de saúde de Dolly levantam dúvidas sobre a possibilidade da prática de copiar a vida.

  20. Organismos Transgênicos - OGM • São aqueles que recebem genes de outras espécies de seres vivos

  21. Técnica para obtenção de plantas transgênicas Agrobacteriumtumefaciens

  22. Tabaco fluorecente

  23. Milho Bt

  24. Milho Bt • O milho Bt produz uma proteína que é tóxica somente para determinados insetos. Existem variedades de milho Bt que produzem diferentes proteínas tóxicas. Algumas possuem ação contra lagartas que consomem as folhas da planta de milho. Outras são ativas contra larvas de besouros que atacam o caule da planta de milho.  Essas pragas são responsáveis por perdas enormes para a produção do milho e praticamente obrigam os agricultores a usarem inseticidas, caso contrário eles perderiam toda sua produção. O milho Bt é uma alternativa importante pois ele diminui, ou até elimina, a necessidade de uso de inseticidas. Isto significa menor gasto de recursos para os produtores e alimento de melhor qualidade para o consumidor, sem contar que o meio ambiente fica preservado da contaminação com inseticidas. 

  25. Alimentos transgênicos

  26. O que são??? • Alimentos Geneticamente Modificados: são alimentos criados em laboratórios com a utilização de genes (parte do código genético) de espécies diferentes de animais, vegetais ou micróbios.

  27. Soja transgênica • A soja modificada tem um gene transferido de uma bactéria que possibilita a síntese das proteínas mesmo sob altas doses de herbicida, o que em teoria deixa as plantas mais resistentes e mais produtivas.

  28. Pontos positivos dos alimentos transgênicos - Aumento da produção de alimentos;- Melhoria do conteúdo nutricional, desenvolvimento de nutricênicos (alimentos que teriam fins terapêuticos);- Maior resistência e durabilidade na estocagem e armazenamento

  29. Arroz dourado O "Arroz dourado" é um arroz geneticamente modificado, de modo a conter grandes quantidades do elemento beta-caroteno, que é convertido no organismo em vitamina A. Desta forma, a ingestão de arroz dourado tem como consequência uma maior obtenção de vitamina A, benefeciando aqueles que sofrem de carências vitamínicas. 

  30. Pontos negativos dos alimentos transgênicos • - Aumento das reações alérgicas;- As plantas que não sofreram modificação genética podem ser eliminadas pelo processo de seleção natural, pois, as transgênicas possuem maior resistência às pragas e pesticidas;- Aumento da resistência aos pesticidas e gerando maior consumo deste tipo de produto;- Apesar de eliminar pragas prejudiciais à plantação, o cultivo de plantas transgênicas pode, também, matar populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas.

  31. Pontos negativos dos alimentos transgênicos • Em 1999, um artigo publicado na revista 'Nature' colocou fogo na discussão e tornou-se um capítulo clássico no debate sobre OGMs. O entomologista americano John Losey, da Universidade Cornell, demonstrava que o pólen de uma variedade de milho transgênico afetava a larva da borboleta monarca (Danauplexippus). 

  32. Identificação de pessoas pelo DNA • “Impressão digital genética – DNA fingerprint” tem sido útili na identificação de pessoas especialmente pela criminalística e casos de paternidade. • Apenas 3% do DNA humano possui genes ativos (DNA codificante), o restante é formado por DNA não codificante (DNA lixo). • As sequências de DNA fingerprint são obtidas a partir de sequências não codificantes. • Estas sequencias se chamamVNTRs(numero variável de repetições em sequência).

  33. Identificação de pessoas pelo DNA • O DNA do indivíduo é isolado e cortado (enzimas de restrição). • Isolam-se os fragmentos de diferentes tamanhos que devem ser separados por uma técnica chamada eletroforese em gel.

  34. Eletroforese em gel

  35. Exemplo

  36. Vacinas gênicas- DNA http://www.youtube.com/watch?v=kqMTXyCY2rU

  37. Os cientistas retiram do agente causador da doença, que pode ser um vírus, bactéria, fungo ou parasita, um pedaço da molécula de DNA, onde fica seu código genético. • Quando inoculado nos animais ou em humanos, esse pedaço de DNA que codifica uma proteína imunogênica, ou um fator de virulência, tem a potencialidade de induzir o sistema imunológico a produzir anticorpos ou estimular a imunidade 

  38. Terapia gênica

  39. Células tronco embrionárias

More Related