1 / 16

Tema: Ano Litúrgico (A, B e C) e os seus Evangelistas

Tema: Ano Litúrgico (A, B e C) e os seus Evangelistas. Introdução:.

oya
Télécharger la présentation

Tema: Ano Litúrgico (A, B e C) e os seus Evangelistas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Tema: Ano Litúrgico (A, B e C) e os seus Evangelistas

  2. Introdução: A Santa Igreja celebra a memória sagrada da obra de salvação de Cristo, em dias determinados, ao longo do ano. Em cada semana, no dia a que foi dado o nome de “domingo”, comemora a Ressureição do Senhor, que é celebrada também em cada ano, juntamente com a sua bem-aventurada Paixão, na grande solenidade da Páscoa. No decurso do ano, explana todo o mistério de Cristo e comemora também os dias natalícios dos Santos. (IGMR, cap. I, ponto 1º, O Ano Litúrgico)

  3. Ano Litúrgico & Evangelistas: Pio X e João XXIII elaboraram disposições com o objetivo de “restituir ao domingo a sua dignidade original, de modo que fosse considerado por todos como a festa primordial, e igualmente visando a restaurar e restabelecer a celebração litúrgica da quaresma.” Papa Pio X (1903-1914) Papa João XXIII (1958-1963)

  4. Ano Litúrgico & Evangelistas (cont.): Tudo isto encontrou agora o seu coroamento na Instrução Geral sobre o Missal Romano promulgada por Paulo VI com o motu próprio Mysteriipaschalis de 14 de fevereiro de 1969, como realização e entrada em vigor das disposições dadas pelo Vaticano II. Papa Paulo VI (1963-1978) Concílio Vaticano II (1962-1965)

  5. Ano Litúrgico & Evangelistas (cont.):

  6. Ano Litúrgico & Evangelistas (cont.):

  7. Evangelistas: Símbolos. Mateus, Marcos, Lucas e João são os nomes destes quatro discípulos de Jesus. Os três primeiros livros são conhecidos com Evangelhos Sinóticos porque são escritos numa mesma óptica. Eles descrevem muitos milagres e palavras de Jesus. Reúnem, completam e editam os assuntos que serviram de base para toda a catequese existente em suas comunidades. João, por sua vez, escreve como uma meditação que visa despertar e alimentar a fé em Jesus Cristo, a fim de que todas as pessoas possam ter vida em abundância. 

  8. Evangelistas: Símbolos (cont.). A iconografia cristã (representação por imagens) atribui um símbolo a cada um dos quatro evangelistas. Esta atribuição é feita a partir dos textos de Ezequiel 1, 1-4 e 10, 14 e de Apocalipse 4, 6-7, que falam de quatro seres vivos com aparência de touro, leão, ser humano e águia.

  9. Evangelistas: Símbolos (cont.). O primeiro a relacionar os evangelistas com estes seres foi Santo Ireneu (203 d.C.). Depois foi Santo Agostinho (430 d.C.). Assim, surgiu o costume de representar os quatro Escritores Sagrados nas pinturas e nas esculturas junto dos seus símbolos.

  10. Símbolos: Significado. • Os símbolos dos quatro evangelistas: • - O anjo (para São Mateus); • O leão (para São Marcos); • O boi (para São Lucas); • A águia (para São João);

  11. Símbolos: Significado (cont.)

  12. Símbolos: Significado (cont.) A visão de Ezequiel: fala de um carro que tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um anjo, a de um leão, a de um boi, e a de uma águia. Tais rodas, que iam da terra ao céu, representam os quatro evangelhos, cujas verdades são acessíveis até mesmo às pessoas mais simples (ao nível da terra), e, a mesma verdade, girando a roda, alcança o alto dos céus, isto é, pode ser entendida em sentido muito elevado e espiritual, pelos mais excelsos teólogos.

  13. Símbolos: Significado (cont.) Os evangelistas são simbolizados nos quatro animais referidos. São Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo. São Mateus começa o seu Evangelho pelo anúncio do Anjo a S. José em sonho, sobre a gravidez de Maria sua esposa.

  14. Símbolos: Significado (cont.) São Marcos é representado pelo leão, porque ele começa o seu Evangelho falando da pregação de São João Baptista no deserto da Judeia. Ora, o leão vivia no deserto, e a pregação de João foi como um rugido de leão. Ele quer mostrar Cristo como soberano e rei, representado por isso pelo leão, rei dos animais.

  15. Símbolos: Significado (cont.) São Lucas tem em vista demonstrar o caráter sacerdotal de Cristo. Daí ter como símbolo o boi, animal sacrificado no Templo. Ora, São Lucas fala, logo no início do seu Evangelho, da apresentação de Jesus no Templo.

  16. Símbolos: Significado (cont.) A águia é o símbolo de São João, porque ele começa o seu Evangelho a falar da geração do Verbo em Deus, alçando-se desde o começo as alturas divinas, como a águia quando se eleva em seu vôo.

More Related