1 / 7

EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÕNIA PARTE I

EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÕNIA PARTE I. A SECA.

paloma
Télécharger la présentation

EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÕNIA PARTE I

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÕNIA PARTE I A SECA

  2. Os homens de Deus estão silenciosa e persistentemente em plena atividade na Amazônia levando aos seus confins o evangelho de Jesus Cristo. Enfrentam trabalho árduo cheios de fé. Nestes últimos anos, a Amazônia tornou-se o receptáculo principal das mensagens divinas para iluminar o coração dos habitantes de todo o planeta em sua própria defesa. O Brasil ganha com isso, pois é abençoado e fica mais fortalecido, e a América Latina também, idem os povos da terra toda!... Amazônia, centro irradiador de Amor!... Contudo, em gemidos de angústia clama por ajuda.

  3. Portanto, desacomoda-te e te livra desse marasmo que te envolve. Isto é ruim para ti e para teus irmãos! Levanta-te e observa ao redor. Vê o que estão fazendo com a tua Amazônia. Procura saber onde estão o Angelim, o Mogno, a Itaúba, a Castanheira, a Maçaranduba... Será que ainda existem? Observa a quantidade de crateras no solo e sub-solo deixadas pela garimpagem predatória de minérios, inclusive barro, ouro, areia, alumínio, manganês, petróleo!.. Grandiosos projetos financiados e executados, mas cadê a preservação ambiental? E a biodiversidade como é que fica nesse pacote de crescimento da riqueza?... Ávidos ambiciosos que não pensam nos irmãos!

  4. Essa matança e depredação das coisas naturais a quem realmente interessa?... Rios poluídos e assoreados morrem ou acabam com a vida aquática e também aquelas que dependem desta. Já notaste em teu corpo como o calor ambiental aumenta e se torna insuportável a cada ano que passa? E as chuvas tempestuosas que só acabam depois de inundar, derrubar, destruir e matar o que suas águas encontram pela frente?... Imensas áreas florestais são queimadas e milhões de bilhões de seres vivos, inclusive aqueles que moram aninhados em galhos ou em colônias microscópicas sob as cascas das árvores, são consumidos pelo fogo e sufocados pela fumaça e, lá no estrato de cima, a camada de ozônio aumenta a temperatura da estufa formada naturalmente pela ambição humana. Como consequência, as secas estão se tornando mais violentas, se não matam os seres frágeis, aleijam-nos... Meu Senhor e meu Deus, quanta irracionalidade ainda no coração humano!

  5. Em 2005 era desolador ver homens e animais procurando longe sem encontrar água para beber. E também comida! E pensar que a Amazônia é (ou era) a maior bacia hidrográfica do mundo! O que aconteceu com suas águas?... De norte a sul e leste a oeste da região, quase todos os lagos, paranás, igarapés e furos secaram e seus leitos ficaram expostos cadaverica e fantasmagoricamente a céu aberto. Visão dantesca de deserto futuro? Vivos só aqueles caudais conhecidos nos livros da geografia do norte do Brasil, mas mesmo assim ficaram raquíticos, rasos, muitos chegaram até a não permitir o tráfego de embarcações, o que era crucial para seus comandantes, que ficavam encalhados, no meio da secura, com passageiros e cargas à espera de ajuda de alguma alma piedosa.

  6. Era tétrico ver lagos e lagos secos, cheios de cardumes de peixes morrendo por falta de oxigênio entre os mortos e em estado de putrefação, e o mau cheiro exalando pelo vento rasteiro e morno por toda a região! E em terra, barrenta e toda retalhada pelo sol escaldante de tão ressequida que ficou, animais sedentos e famintos, caminhavam em várias direções à procura... Meu Senhor, o que fizemos?... Cadê as águas?...

  7. O texto deste trabalho é uma adaptação do elaborado em 2007, quando do lançamento da Campanha da Fraternidade: Tema: Fraternidade e Amazônia, Lema: Vida e Missão Neste Chão, sob o título Amazônia de Deus. Autor: Eliezer de Oliveira Martins Fundo musical: Yo Vendo Unos Ojos Negros, D.P.

More Related