1 / 37

Teologia da Missão

Teologia da Missão. 1.1. Igreja = Missão. “ A missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã” (DA 144).

radley
Télécharger la présentation

Teologia da Missão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Teologia da Missão

  2. 1.1. Igreja = Missão “ A missão não é tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã” (DA 144)

  3. “A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai. A missão nasce do “amor original” ou da caridade do Pai, de quem o Filho é gerado e de quem procede o Espírito Santo”. (AG 2)

  4. SER MISSIONÁRIA não é para a Igreja um privilégio, nem uma simples nota característica: É a sua própria razão de ser! Ela Existe para a missão. Foi fundada para isso. A Igreja deixará de existir sobre a terra quando esta missão estiver cumprida. Também não é mais Igreja aquela comunidade que perde seu elã missionário.

  5. O QUE É MISSAO? Do latim “Mittere” = “Enviar” “Missus” = “Enviado” Missão: Incumbência - tarefa - obrigação - encargo - comissão especial - vocação.

  6. DIVERSOS TIPOS DE “MISSÃO” Diplomática - de guerra - de paz - científica - religiosa. MISSAO NO SENTIDO RELIGIOSO Protagonistas: Deus e o homem

  7. 1.2. ORIGEM DA MISSÃO : A SANTÍSSIMA TRINDADE

  8. 1.2.1- A MISSÃO DO PAI : DEUS É AMOR Deus caritas est(1Jo4.8.16) Afirmar que Deus é amor, é dizer que ele não é “solidão cerrada”, mas é afirmar que Ele é “relação”. Transbordar, comunicar, relacionar, são caracteristicas do amor O amor de Deus que transborda, na teologia da Santíssima Trindade, é chamado de “amor fontal” “Deus amou de tal maneira o mundo, que lhe deu(transbordou) seu Filho único, para que todo o que n‘Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou seu Filho para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele” (Jo 3,16-17)

  9. A origem, portanto, de toda ação salvífica, está no Pai. Os destinatários: os homens, o mundo, nós. O missionário é o enviado, o mediador, que sai à procura do destinatário. A missão = mediação salvífica (embora Deus possa falar diretamente aos corações). O Pai é oprimeiro interessado na salvação do mundo. “O vosso Pai que está nos céus não quer que se perca uma só destes pequeninos”(Mt,18,14) Por isso convida a pedir ao Pai para que como “Senhor da messe, envie operários “ (Mt. 9,37-38)

  10. Todos, que continuamos a missão de Jesus na Igreja, temos que reconhecer no Pai, a origem de nossa missão. Nós somos missionários do Pai!

  11. DEUS O PAI É SER PARA 

  12. 1.2.2. A MISSÃO DO FILHO

  13. “Filipe disse a Jesus: Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta. Jesus respondeu: Filipe, há tanto tempo estou convosco e na me conhece? Quem me viu, tem visto a Pai” Jo 14,9 “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai senão por mim”. Jo 14,6 Finalidade do envio do filho, na nossa carne (missão -encarnação): Restabelecer a paz ou a comunhão com Ele, e formar uma comunidade fraterna entre os homens: a UNIDADE “Pai, que TODOS sejam UM”. Jo 17

  14. Cristo apresenta-se sempre como “enviado do Pai”. Se diz missionário ... “Saí de junto do Pai e vim ao mundo...” Jesus é o passo definitivo de Deus na história da salvação. “O Reino de Deus está no meio de nós” (Lc16,16) “Com seu sangue reconciliou-nos a todos e, na sua pessoa,deu-nos todas as bençãos”. (Ef 1,3-4) De fato, “O Pai ama o Filho e colocou tudo em suas mãos” (Jo. 3,3 5)

  15. “A função da Igrejaé apenas realizar a missão de Jesus”. (AG 5) Jesus, no momento de nos dar o mandato missionário, proclamou solenemente que o Pai lhe tinha dado “todo o poder”(Mt 28,18) E na Igreja que envia, deixou este mesmo poder para enviar e participar de seu poder. Portanto, hoje, todo verdadeiro missionário só pode ser enviado pela Igreja - pelo Cristo - pelo Pai.

  16. Jesus deu regras para fazer a missão. 1. Ser mediador - “Enviado como mediador entre Deus e os homens”. 2. Encarnar-se - “Andou pelos caminhos da verdadeira encarnação, para tornar os homens participantes da natureza divina; sendo rico, fez-se pobre...”. (2a Cor. 8,9) 3. Ser fiel - Jesus nada mudou, nem do plano, nem da doutrina recebida do Pai, apesar de provocar escândalos e divisões.

  17. 4. Evangelizar -Foi uma forma concreta com a qual Cristo realizou sua missão. “É necessário que anuncie o Reino de Deus em outras Cidades”.... “Porque para isso fui enviado...”(Mc1,38) Trata-se de uma evangelização feita de Gestos e Palavras, dirigida sobretudo aos pobres - anuncia a libertação de tudo que oprime o homem: pecado pessoal e social...

  18. 5. A Boa Nova é Ele Mesmo! - Acreditar n’Ele, enviado do Pai. “Não faço nada por minha conta, mas digo as coisas como me ensinou o Pai. E o que me enviou está comigo” (Jo 8,38) “A minha doutrina não é minha mas daquele que me enviou”(Jo 7,16)

  19. O missionário também é enviado a pregar não a si mesmo, ou suas idéias pessoais, mas a pregar um Evangelho de que, nem ele (o missionário), nem ela (a Igreja), são donos absolutos para dele dispor a seu gosto, mas ministro para transmiti-lo com fidelidade. Os dois termos “transmissão e fidelidade” são importantes. (EN 4-15) “O que foi pregado uma vez pelo Senhor, ou o que nele se realizou pela salvação do gênero humano, deve ser proclamado e difundido até os últimos confins da terra” (AG 3)

  20. 6. Seu estilo ?-“Vida de pobreza, de serviço total, de perseguição, de aparente fracasso até a morte” (AG 5) “A Igreja é destinada a percorrer o mesmo caminho, a fim de comunicar os frutos da salvação dos homens” (LG 8) A redenção universal é obra da cruz: “quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim “(Jo 12,23)e “o discípulo não é maior que seu mestre” (Mt 10,24) No sofrimento é onde se cumpre a missão de Cristo e do missionário.

  21. 7. Cristo é também o centro e o objetivo de nossa atividade missionária. - “Ele é a verdade”.(Jo 14,6)Ele é o“Evangelho de Deus” (Mc 1,1) Portanto, não devemos somente anunciar as suas palavras, mas sobretudo a sua pessoa. Desua aceitação ou não, depende a nossa salvação.

  22. “O mesmo Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Messias”. (I°discurso de Pedro, At 2,23). Por consequência “Convertei-vos e batizai-vos todos em nome de Jesus”. (At 2,36s) é o KERIGMA. São Paulo inaugurou sua pregação missionária dizendo: “Assim pois, fique bem claro, irmãos, que, por meio d’Este, se vos anuncia o perdão dos pecados; e de tudo aquilo que não pudestes ser libertados pela lei de Moisés, por este é libertado todo aquele que tem fé”. (At 13,38-29)

  23. João Paulo II, na encíclica missionária Redemptoris Missio (RM) diz: “ A auto-revelação definitiva de Deus é o motivo fundamental pelo qual a Igreja é por sua natureza, missionária. Não pode deixar de proclamar o Evangelho, ou seja, a plenitude da verdade que Deus nos deu a conhecer de si mesmo “ (RM 5).

  24. 8. A missão de Cristo é universal. – “A evangelização deve também conter sempre, como base, centro e cume de seu dinamismo, uma clara proclamação de que Jesus Cristo, Filho de Deus feito homem, morto e ressuscitado, se oferece para a salvação de todos os homens”. (EN 27)

  25. O FILHO É SER PARA 

  26. 1.2.3. A MISSÃO DO ESPÍRITO SANTO

  27. Jesus não deixou aos apóstolos um manual de missão, nem uma organização bem estruturada. Ele deixou o Espírito Santo que é o “protagonista da Missão “(RM 21) “O Pai envia-lo-á a vós em meu nome” (Jo 14,26..). E’ um dom de Cristo ressuscitado: “Recebei o Espírito Santo....” (Jo 21) Ao dar-lhes o mandato missionário “Ide e pregai ao mundo inteiro”, deu-lhes também outro mandato: “Primeiro esperai ser revestidos da força do alto” - “Recebereis a força do Espírito Santo e sereis minhas testemunhas até os confins do mundo”. (At 1,8)

  28. Somente depois da vinda do Espírito Santo, no Pentecostes, os Apóstolos saem para todas as partes do mundo. (EN 75) A encíclica missionária Redemptoris Missio no cap. 3, diz que “o Espírito Santo é o PROTAGONISTA da missão.

  29. Sem o Espírito Santo, a colaboração do homem na obra missionária não vale nada. “As técnicas de evangelização são boas; porém, nem as mais aperfeiçoadas, poderiam substituir a ação discreta do Espírito Santo. Sem Ele, a dialética mais convincente nada consegue sobre o espírito dos homens. Sem Ele, os esquemas mais bem estruturados sobre bases sociológicas ou psicológicas, revelam-se depressa desprovidos de todo o valor” (EN 75)

  30. O ESPÍRITO IMPÕE UM DINAMISMO No Antigo Testamento, o Espírito revela-se, com frequência, como “Ruah” , sopro-força que “reveste, enche, impulsiona” os enviados a fim de poderem cumprir a missão recebida . No Novo Testamento, a partir de Pentecostes, o espírito aparece como a força do missionário. Faz sentir seus imperativos missionários. Ex. a Pedro receoso, ordena: “Levanta-te, desce e vem com eles três pagãos sem duvidar, porque fui eu quem os enviou” (At 10,20)

  31. No relato da conversão do primeiro pagão (At 10), o Espírito parece estar já em contato com aquele homem que segue a consciência, dá esmolas e..., a um certo ponto, o quer salvar levando-o a procurar o missionário (Pedro)... e a “escutar suas palavras, pelas quais será salvo ele e toda sua família”. “Se a Igreja ou os missionários não acudirem as missões, o Espírito, por caminhos conhecidos só de Deus, oferecerá a possibilidade aos não-cristãos de se unirem ao, mistério pascal” (GS 22a)

  32. A Igreja de Antioquia: O espírito ordena: “Separai-me Barnabé e Saulo, para a obra que os chamei”. O Espírito Santo é uma pessoa concreta em continuo diálogo com o Apóstolo: “Levar-nos-á a verdade completa, recordar-vos-á o que vos ensinei”. (Jo 15,12s)

  33. O “Ad Gentes” lembra: “Jesus, por meio do Espírito Santo, distribui os carismas para utilidade comum e inspira a vocação missionária” . O Espírito Santo predispõe também a se tomar a alma aberta e acolhedora da Boa Nova e do Reino anunciado; e leva a aceitar e compreender a Palavra da salvação (EN 75).

  34. Neste caso, existirá de nossa parte, uma grave responsabilidade: será que poderemos nos salvar se, por negligência, por medo, por vergonha ou por idéias falsas, nos omitirmos de anunciá-lo? Porque isto significa sermos infiéis ao chamado de Deus, que, através dos ministros do Evangelho, quer fazer germinar a semente. (EN 80)

  35. O ESPÍRITO SANTO É SER PARA 

  36. CONCLUINDO O Espírito Santo é a pessoa da Santíssima Trindade que dinamiza a Igreja, dá força a sua ação missionária no mundo. O missionário nada pode fazer sem o Espírito Santo. O sucesso está na unidade-colaboração com o Espírito Santo.

  37. A MISSÃO É SER PARA

More Related