Download
ideologia n.
Skip this Video
Loading SlideShow in 5 Seconds..
Ideologia PowerPoint Presentation

Ideologia

206 Vues Download Presentation
Télécharger la présentation

Ideologia

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - E N D - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Presentation Transcript

  1. Ideologia Aula de DHQ

  2. O conceito de ideologia Palavra criada no começo do século XIX para designar uma “teoria geral das idéias”. No dia-a-dia usamos esta palavra para designar um conjunto de idéias, pensamentos e visões de mundo de indivíduos ou grupos. Na visão de Karl Marx, ideologia é entendida no sentido político. Não existiriam idéias neutras.

  3. Etienne de La Boétie: O Discurso sobre a Servidão Voluntária “É estranho que dois, três ou quatro se deixem esmagar por um só, mas é possível; poderão dar a desculpa de lhes ter faltado o ânimo. Mas quando vemos cem ou mil submissos a um só, não podemos dizer que não querem ou que não se atrevem a desafiá-lo”.

  4. “Quando vemos não já cem, não já mil homens, mas cem países, mil cidades e um milhão de homens submeterem-se a um só, todos eles servos e escravos, mesmo os mais favorecidos, que nome é que isto merece”?

  5. “Assim é: os homens nascem sob o jugo, são criados na servidão, sem olharem para lá dela, limitam-se a viver tal como nasceram, nunca pensam ter outro direito nem outro bem senão o que encontraram ao nascer, aceitam como natural o estado que acharam à nascença”.

  6. A partir desta idéia de La Boétie, Marx desenvolve o conceito de ideologia para explicar a dominação que não se dá pela violência e sim pelo convencimento. O corpo de idéias produzido pela classe dominante será difundido por toda a população, de modo a convencer a todos que aquela estrutura social é a melhor ou mesmo a única possível.

  7. Trata-se de convencer as pessoas por meio de um falseamento da realidade. Quando não é pela mentira completa, pode ser pela omissão de certas informações. Muitas vezes também o falseamento assume a forma de uma inversão.

  8. A matemática à serviço da propaganda Para cada arma que se vende no mundo... 20 mil pessoas compartilham uma Coca-cola. Você pode compartilhar uma coca-cola com uma pessoa. Quantas podem se machucar ou morrer por causa de uma arma? Quantas armas são vendidas no mundo?

  9. O grupo de pesquisas Small ArmsSurvey, do Instituto de Estudos Internacionais de Genébra (Suíça) coloca o Brasil como um dos maiores fabricantes de armas de pequeno porte do mundo, ao lado de países como China, Rússia, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos. Em cinco anos, o Brasil produziu uma quantidade de armas cinco vezes superior àquela recolhida durante a campanha do Desarmamento, realizada pelo Ministério da Justiça entre 2004 e 2005. Dados obtidos com exclusividade pela Agência Brasil com o Exército mostram que a indústria bélica brasileira produziu 2,3 milhões de armas, das quais 1,7 milhão foram exportadas e 531 mil colocadas no mercado nacional. http://www.jusbrasil.com.br/noticias/140065/brasil-e-um-dos-maiores-fabricantes-de-armas-de-pequeno-porte-do-mundo

  10. Por que o discurso ideológico é tão eficaz? IMAGEM DESEJOS “O discurso ideológico é aquele que consegue tocar nas vontades e ambições mais íntimas de cada indivíduo, dando-lhe a ilusão de sua realização”. (Gallo, P.38)

  11. Debate Quais vontades e ambições humanas estão relacionadas ao uso das “redes sociais” na internet?