1 / 17

PARTE 3

PARTE 3. AGIR. O NOVO virá, quer participemos ou não do processo de sua criação. Fugir do NOVO, manter as estruturas, é fugir da responsabilidade enquanto cristãos leigos e leigas, enquanto Igreja. A necessária presença do LAICATO na construção do NOVO propôe:. 1- Uma nova forma de

saima
Télécharger la présentation

PARTE 3

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PARTE 3 AGIR

  2. O NOVO virá, quer participemos ou não do processo de sua criação. Fugir do NOVO, manter as estruturas, é fugir da responsabilidade enquanto cristãos leigos e leigas, enquanto Igreja.

  3. A necessária presença do LAICATO na construção do NOVO propôe: 1- Uma nova forma de entender o TER como secundário do SER. 2- Uma nova forma de viver a economia a serviço da pessoa e não do capital ou lucro.

  4. 3- Uma nova forma de viver a relação com o outro e com o Outro. Uma nova forma de entender o ser humano como responsável pelo coletivo.

  5. E aos leigos e leigas, pela sua vocação laical, cabem essa atuação firme e preponderante no tecido humano da sociedade. .

  6. PARTICIPAÇÃO DO CRISTIANISMO NESSA NOVA VISÃO DE MUNDO. É um clamor que vem não somente de quem tem fé, mas também dos que, de forma independente, vêem a importância de re-colocar os valores cristãos na vivência humana.

  7. Desafio para os cristãos leigos e leigas Mudanças

  8. 1 Todos os valores herdados PRIMEIRO DESAFIO 2 As estruturas do Estado e da Democracia 3 Todo o sistema econômico ENTENDER O QUE ESTÁ EM JOGO NESTE MOMENTO 7 A família 4 O nosso modo de vida 6 A estrutura eclesial 5 O modo de vivermos a religião

  9. SEGUNDO DESAFIO Leigos e leigas entenderem a si, à sua vocação eclesial, e o papel que esta vocação tem que desempenhar ou seja: COMO SER MUNDO NO CORAÇÃO DA IGREJA E IGREJA NO CORAÇÃO DO MUNDO.

  10. Leigos e leigas NÃO vivenciarem mais, um passado onde eram considerados “crianças que deveriam ser levados pela mão da hierarquia”, “objetos de cura pastoral” portanto da ação evangelizadora do clero. Onde a Igreja era considerada a Hierarquia e chegou a ser considerada ela mesma o Reino de Deus: “fora dela não havia salvação”.

  11. O Concílio Vaticano II nos traz de volta, o nosso estatuto eclesial: Têm uma vocação tão imprescindível como as demais vocações. Pela vocação laical o Espírito os impulsiona a transformar o mundo a partir do Reino pregado por Jesus Têm uma vocação imprescíndivel, como as demais vocações. . Leigos e leigas são membros do Povo de Deus. Pelo batismo, sacerdotes, reis e profetas.

  12. TERCEIRO DESAFIO Este é um grande desafio: SER SUJEITO ECLESIAL. Objeto e sujeito não se relacionam, portanto se Igreja é Comunhão todos seus membros se constituem sujeitos eclesiais. Implica em participar das decisões, não serem tarefeiros mas co-responsáveis pela Missão por isso precisam de muita formação. Como leigos e leigas devem “ser Igreja” Vocação laical

  13. OUTROS DESAFIOS Os leigos e leigas serem de fato, homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja. FORMAÇÃOintegral, sistemática, alcançando a vida pessoal e eclesial de leigos e leigas especialmente sua vocação laical.

  14. LAICATO Protagonista da evangelização em uma nova civilização.

  15. LAICATO Protagonista da construção de uma nova civilização plantando as sementes do Evangelho

  16. QUESTÕES PARA O DEBATE 1- Como ser protagonista da nova evangelização em um mundo em mudança e protagonista numa Igreja que deve responder às mudanças?

  17. 2-Que civilização nova, nós cristãos estamos ajudando a construir? 3-Como pautar os novos valores com os valores do Reino? 4-Que sinais dos tempos o CNLB apontará para que leigos e leigas sejam de fato, homens e mulheres construtores do NOVO no coração do Mundo e da Igreja?

More Related