1 / 9

DIVERSIDADE DO SER.CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS

DIVERSIDADE DO SER.CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS. “PAU QUE NASCE TORTO, NÂO TEM JEITO, MORRE TORTO.

seth
Télécharger la présentation

DIVERSIDADE DO SER.CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DIVERSIDADE DO SER.CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS “PAU QUE NASCE TORTO, NÂO TEM JEITO, MORRE TORTO

  2. O SER HUMANO nasce já dotado das qualidades que no decorrer da vida, irão ou não se manifestar. Segundo Bleger há três mitos filosóficos que fundamentam a idéia de que o homem nasce pronto, são eles: • 1. O MITO DO HOMEM NATURAL: o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. • 2.-O MITO DO HOMEM ISOLADO: supõe o homem originariamente primitivamente, um ser isolado, não social, que gradativamente desenvolveu a necessidade de relacionar-se com outros indivíduos. • 3.- O MITO DO HOMEM ABSTRATO: o homem é visto como “homem em geral” e seus atributos ou propriedades passam a ser apresentados como universais, independentes do momento histórico e tipo de sociedade em que se insere e das relações que vive. • MAS, o homem não pode ser concebido como ser natural, porque ele é um produto HISTORICO, nem pode ser estudado como, ser ISOLADO,porque ele se torna humano em função de ser SOCIAL nem ser concebido como ser ABSTRATO, porque o HOMEM É O CONJUNTO DE SUAS RELAÇÔES SOCIAIS.

  3. O HOMEM É UM SER SÒCIO-HISTÒRICO • 1.- Ele pertence a uma espécie animal-HOMO SAPIENS.Todos nós dependemos dos genes que recebemos de nossos ancestrais para formar nosso corpo obedecendo as características de nossa espécie. No entanto a Biologia, já nos ensinou que os genes se manifestam sob determinadas condições ambientais (físicas e sociais). Portanto todos os traços físicos ou mentais, normais ou não , são ao mesmo tempo genéticos e ambientais. Temos portanto, um conjunto de traços herdados que em contato com o ambiente determinado tem como resultado um ser específico individual e particular. • O que o biológico dá ao homem porém não basta para garantir a sua vida em sociedade.Ele precisa adquirir varias aptidões, aprender as formas de satisfazer as necessidades, apropriar-se do que a sociedade humana criou no decurso de seu desenvolvimento histórico.

  4. O HOMEM APRENDE A SER HOMEM • As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. Essas aptidões se formaram a partir do contato com o mundo dos objetos e com fenômenos da realidade objetiva, resultada da experiência sócio - histórica da humanidade. É o mundo da tecnologia, dos conceitos e idéias. Para se apropriar deste mundo o homem desenvolve atividades que reproduzem os traços essenciais da atividade acumulada e cristalizada nesses produtos da cultura. São exemplos esclarecedores a aprendizagem do manuseio de INSTRUMENTOS E A LINGUAGEM.

  5. O QUE CARACTERIZA O HUMANO • Inicialmente o que caracteriza o humano é o trabalho e o uso de instrumentos. Embora alguns animais se assemelhem ao homem no trabalho, como é o caso da abelha que fabrica o mel somente o homem o planeja. No termino de seu trabalho, o homem obtém como resultado algo que já existia em sua mente. O trabalho humano está subordinado a vontade e ao pensamento conceitual. • Então para que o instrumento seja considerado um instrumento de trabalho, é necessário que a sua representação na mente seja conceitualizada e, desta maneira, transforme-se em um primeiro dado de consciência.

  6. O HOMEM CRIA E UTILIZA A LINGUAGEM Para o psicólogo Aléxis Leontiev, a linguagem é o elemento concreto que permite ao homem ter consciência das coisas. Mas para chegar a linguagem , houve alguns antecedentes • 1.- Aprender a andar sem usar as mãos, ficou ereto com as mãos livres. • 2.- Viver em grupos. • 3.- Ter dedo opositor, o que permitia a utilização de instrumentos( por exemplo um pedaço de pau para apanhar alimentos). • 4.- O sistema nervoso dispunha de suporte mínimo para o desenvolvimento da linguagem. • No decorrer da evolução humana nós aprendemos a transformar o instrumento em instrumentos de trabalho (instrumentos com objetivo determinados), a regristrá-lo simbolicamente em nosso sistema nervoso central (aparecimento da consciência) e a denominá-lo (aparecimento da linguagem).

  7. O HOMEM COMPREENDE O MUNDO AO SEU REDOR • Sem dúvida, a compreensão ou o saber que o homem desenvolve sobre a realidade ambiente não se encontra todo como saber consciente—conhecimento. O homem sabe seu mundo de várias formas: através das emoções e sentimentos e através do inconsciente. • Portanto, essas formas também se constituem como características do humano. • A consciência (incluída a consciência de si), sentimentos e emoções, o inconsciente podem ser reunidos no que chamamos,em psicologia.Subjetividade ou mundo interno.

  8. AFINAL QUEM É O HOMEM • O homem é um ser particular, com um suporte biológico específico, o trabalho e os instrumentos a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. Com isso queremos dizer que o humano é determinado por todos esses elementos. Ele é MULTIDETERMINADO.

  9. EXERCÌCIOS • Justifique o provérbio: “Pau que nasce torto, não tem jeito morre torto” • Por que o homem aprende a ser homem? • O que significa para o homem a linguagem ? • O que significa para o homem o instrumento? • O que diferencia o homem dos animais? • Analise criteriosamente a frase. • “A criança, no momento do nascimento, não passa de um candidato à humanidade, mas não pode alcançar no isolamento: deve aprender a ser um homem na relação com outros homens.”

More Related